

O Fundo Baobá é o primeiro e maior fundo dedicado, exclusivamente, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil.


O Fundo Baobá é o primeiro e maior fundo dedicado, exclusivamente, à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil.
Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos que mobiliza pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para o apoio a projetos e ações pró-equidade racial para a população negra. Nosso objetivo é fomentar o crescimento da filantropia por justiça social baseada nos valores da ética, efetividade na gestão, transparência e justiça social. Comprometidos em promover a equidade racial em diversas áreas, buscamos parcerias com filantropos e organizações que compartilhem da nossa visão.
O Fundo Baobá oferece apoio a iniciativas individuais, organizações, grupos e coletivos. Muitos deles são “invisíveis” à filantropia ou às Políticas Públicas por não serem formalmente constituídos.
Mais de 60% das contribuições do Baobá vão para organizações que nunca receberam doações antes.
44% das iniciativas apoiadas por meio de nossos editais estão localizadas na região Nordeste do Brasil.
39% das iniciativas apoiadas estão relacionadas a associações quilombolas.
Seja de pessoa física ou via investimento direto de empresas, cada doação ao fundo patrimonial gera impacto. Os rendimentos são reinvestidos em nossos programas e iniciativas, criando um poderoso ciclo de impacto sustentável.
Acreditamos que a luta contra o racismo é mais eficaz quando liderada por aqueles que possuem uma compreensão profunda de suas complexidades e têm estratégias robustas para combatê-lo.
Nosso foco está em ampliar o fundo patrimonial para garantir a longevidade de nossos programas e impacto duradouro.
Sua doação apoiará o trabalho que realizamos de investimento financeiro e fortalecimento de capacidades junto a grupos, coletivos, organizações e lideranças negras comprometidas com o enfrentamento ao racismo, a promoção de equidade racial e justiça social. As áreas que priorizamos estão relacionadas a:
Promoção da saúde e qualidade de vida, direito à vida livre de violências, direitos de comunidades quilombolas;
Equidade racial e ampliação de oportunidades desde a educação infantil ao ensino superior e formação de lideranças.
Empreendedorismo, equidade racial nas empresas, acesso ao crédito;
Valorização e difusão do patrimônio cultural negro por meio de diferentes linguagens artísticas, veículos e produtos de comunicação, com destaque para a mídia negra.
Criola é uma organização da sociedade civil com 30 anos de trajetória na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade são fundamentais.
Criola foi apoiada pelo Fundo Baobá no Edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça através do projeto “Justiça Para Mulheres Negras”. O projeto teve como principal objetivo fortalecer as lideranças negras e suas organizações para o desenvolvimento de ações políticas que visem o enfrentamento do impacto da violência racial, da criminalização e das desigualdades raciais, além da construção de mecanismos para a efetivação e garantia de direitos para as mulheres negras. As principais estratégias de atuação foram a produção de conhecimento e a mobilização de organizações negras e de direitos humanos através da disseminação de informações.
Abayomi Juristas Negras é uma organização de afroempreendedorismo social cuja missão é combater estrategicamente o racismo estrutural, ofertando capacitação, aperfeiçoamento, empoderamento e treinamento de alta qualidade a baixo custo, de forma a criar condições efetivas de inclusão da população negra em espaços de poder e saber, com foco na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça Brasileiro. O grupo prepara juristas negras de vários estados para se tornarem juízas, procuradoras, promotores e delegadas.
A organização foi apoiada pelo Fundo Baobá por meio do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. Com o apoio, a coletiva realizou investimentos no aperfeiçoamento de sua metodologia própria, a MADA (Metodologia Abayomi da Aprendizagem )- e do programa Black Coach Abayomi, que contribui para o desenvolvimento de competências pessoais e profissionais de pessoas negras que busquem ocupar espaços de poder.
O restaurante se propõe a oferecer “comida de raiz” e hoje funciona em um hotel histórico na cidade de Recife, o Hotel Central. Rozenir, mais conhecida como Dona Rosa, é uma antiga funcionária do hotel, que arrendou o restaurante do local e transferiu seu empreendimento, em atividade desde 2002. É um negócio familiar, gerido por Dona Rosa e sua filha, que emprega majoritariamente mulheres das periferias e comunidades da cidade de Recife.
Dona Rosa foi apoiada pelo Edital Negros, Negócios e Alimentação, que ofertou apoio financeiro e técnico para a recuperação, fortalecimento e aceleração de negócios do ramo da alimentação, impactados pela crise econômica agravada na pandemia da COVID-19. A empreendedora passou por atividades formativas para o desenvolvimento de habilidades e pôde investir em equipamentos, matéria-prima, marketing, cursos e em vários outros recursos para aperfeiçoar o funcionamento de seu negócio.
O Instituto de Mulheres Negras (IMUNE) do Mato Grosso, em atuação há mais de 20 anos, nasceu como a primeira organização de mulheres negras de seu estado. O grupo foi criado com o objetivo de organizar jovens e mulheres negras na luta contra o racismo e pela defesa dos seus direitos. A organização foi apoiada pelo Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco com o projeto “Voz IMUNE: 18 anos em movimento”. Os principais objetivos foram registrar, divulgar e preservar a memória e o conjunto de experiências, saberes e legados da organização. O projeto possibilitou a realização de atividades de formação junto a movimentos sociais e lideranças negras; o desenvolvimento e lançamento de um website e a produção de um livro que conta a história e as lutas do grupo.
No BOLDforce, acreditamos que a inclusão e valorização dos talentos pretos são essenciais para promover a verdadeira inovação e alcançar o sucesso a longo prazo em uma empresa. Ações com base no pilar de desenvolvimento profissional e filantropia são as principais maneiras de retornar à nossa comunidade em formato de investimento no futuro. Da sinergia entre os objetivos globais do BOLDforce e o Baobá, nasceu a parceria que incentiva a doação de recursos financeiros pelos colaboradores da Salesforce, que visa financiar investimentos do Baobá em ações e projetos destinados à comunidade em todo o país.