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O Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco – Edital de Apoio Individual chega a sua segunda edição, e é uma oportunidade de apoio técnico e financeiro para mulheres negras cis, trans ou travestis que, em diferentes áreas e setores, buscam influenciar e modificar políticas governamentais e não governamentais; construir novas normas, práticas sociais e culturas institucionais de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial e de gênero. Por meio deste edital, buscamos contribuir para o fortalecimento de suas competências e habilidades de liderança.

Sobre o edital

Quem pode participar:

Mulheres Negras cis, trans, travestis, brasileiras ou naturalizadas, maiores de 18 anos e residentes em qualquer estado do país e Distrito Federal, que atuam em organizações da sociedade civil nacionais e internacionais; instituições de ensino superior públicas ou privadas; instituições públicas governamentais do poder executivo, judiciário e outras; instituições de economia mista; organizações multilaterais; ou setor privado.

O que será oferecido:

  • Bolsa mensal de R$3.500,00 por 18 meses, para investimento no Plano de Desenvolvimento Individual 
  • Mentorias individuais e coletivas que contribuam para a implementação do Plano de Desenvolvimento Individual 
  • Oportunidades de articulação e conexões 
Confira o edital completo
Inscrições
11 de setembro a 14 de outubro de 2025
Etapa 1
Verificação de pré-requisitos
Etapa 2
Análise das candidaturas por especialistas
Etapa 3
Entrevistas individuais
Etapa 4
Análise do Comitê de Seleção
Resultado
09 de fevereiro de 2026

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O que o edital não financia:

  • Atividades ou projetos ligados a partidos políticos, atividades de campanha eleitoral e/ou atividades realizadas por representantes ou pessoas com responsabilidade em mandatos de parlamentares eleitos.   
  • Atividades ou projetos de formação/ensino religioso.  
  • Atividades que configurem lobby direto ou indireto.  
  • Pagamento de dívidas de qualquer natureza.   
  • Despesas contraídas antes da assinatura do contrato de doação, relacionadas à aquisição de cursos, treinamentos, serviços, bens móveis e imóveis ou outras.
  • Despesas com divulgação de atividades de qualquer natureza, iniciadas ou realizadas antes da assinatura do contrato de doação.  
  • Aluguel ou compra de edifícios, propriedades, escritórios, instalações, sede.  
  • Qualquer tipo de reforma em espaços físicos.   
  • Aquisição de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas. 
  • Iniciativas que proponham a realização de atividades com fins lucrativos.
  • Transferência de recursos a terceiros, pessoas físicas ou jurídicas, que não estejam diretamente vinculadas à execução dos serviços especificados na proposta.

Perguntas frequentes

Quem pode se inscrever no Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras Marielle Franco - Edital de Apoio individual?

Podem se inscrever mulheres negras (pretas ou pardas) cis, trans ou travestis, maiores de 18 (dezoito) anos, residentes em qualquer estado do país e Distrito Federal e que já incidem politicamente buscando contribuir na construção de novas normas, práticas sociais e culturas institucionais de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial e de gênero.

Quantas mulheres serão selecionadas no edital?

Serão selecionadas 30 (trinta) mulheres negras cis, trans ou travestis cujas trajetórias profissionais, acadêmicas e pessoais evidenciem a capacidade de influenciar mudanças em pessoas, comunidades e organizações; promover inclusão e engajamento; implementar soluções inovadoras; e buscar transformações sistêmicas a partir de uma perspectiva de equidade racial e de gênero.

O que as mulheres selecionadas vão receber?

Cada mulher selecionada receberá um aporte financeiro mensal de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), durante 18 (dezoito) meses, além de mentorias individuais e coletivas, bem como outras oportunidades de formação e articulação voltadas ao seu desenvolvimento.

Quais despesas podem ser custeadas com o valor recebido do edital?

O valor recebido pode ser utilizado para custear despesas relacionadas ao plano de desenvolvimento individual, incluindo:

  1. Cursos, oficinas, treinamentos e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil, voltadas para ampliação das capacidades de leitura crítica das realidades; 
  2. Cursos, oficinas, treinamentos e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior, voltadas para ampliação das capacidades de atuação geopolítica; de liderança em contextos complexos;  
  3. Cursos, oficinas, treinamentos e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior, voltados para o desenvolvimento ou ampliação de competências técnicas em sua área de atuação, incluindo pós-graduação (stricto sensu, latu sensu ou similar);  
  4. Cursos, oficinas, treinamentos e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil, para o desenvolvimento ou ampliação de habilidades socioemocionais e comportamentais;
  5. Participação em cursos, treinamentos, congressos, eventos, palestras e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil ou exterior, voltadas para mapear ou estabelecer conexões com atores estratégicos na luta contra o racismo e promoção da equidade ou em seu campo de atuação profissional (construção ou consolidação de redes); 
  6. Mentorias especializadas; 
  7. Despesas com a realização de atividades voltadas para compartilhar conhecimentos, metodologias, abordagens, aprendizados, tecnologias sociais, entre outras a serem disponibilizadas para diferentes públicos e em formatos diversos, durante a vigência de sua bolsa de aceleração.
  8. Cuidados em saúde mental; 
  9. Cursos de línguas, virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior; 
  10. Aquisição de softwares, hardwares ou outros equipamentos; livros ou outros materiais essenciais para a implementação de seu plano de desenvolvimento individual; 
No ato da inscrição, é necessário apresentar alguma documentação além de realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição?

Sim. Alguns documentos são de apresentação obrigatória no ato da inscrição. Caso não sejam anexados ao formulário eletrônico de inscrição, a proposta será automaticamente desclassificada. A seguir, a lista de documentos exigidos: 

  1. 02 (duas) Cartas de Recomendação atualizadas, ou seja, emitidas de setembro ou outubro de 2025, e devem ser assinadas por pessoas que possam relatar sobre seu compromisso com os interesses coletivos da população negra, sua liderança e ativismo em sua área de formação ou setor de atuação.   
  2. Vídeo, com duração mínima de até 3 (três) e máxima de 5 (cinco) minutos de duração, gravado de acordo com roteiro definido pelo Fundo Baobá.
O que pode levar à desclassificação de uma proposta já na Etapa 1 do processo seletivo?
  1. ropostas apresentadas por mulheres não negras; 
  2. Propostas apresentadas por mulheres negras com menos de 18 (dezoito) anos no ato da inscrição; 
  3. Propostas enviadas sem as 02 (duas) cartas de recomendação ou aquelas cujas cartas enviadas estejam em desacordo com as orientações dadas pelo Fundo Baobá; 
  4. Propostas enviadas sem o vídeo ou aquelas cujo vídeo esteja em desacordo com as orientações dadas pelo Fundo Baobá; 
  5. Propostas apresentadas por mulheres que tenham sido financiadas pelo Fundo Baobá para Equidade Racial em edições anteriores do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, seja em edital de apoio individual ou coletivo;  
  6. Propostas enviadas por mulheres negras que, no momento da inscrição, estejam sendo financiadas pelo Fundo Baobá em outro edital; 
  7. Propostas enviadas por mulheres negras que estejam prestando serviços para o Fundo Baobá ou que o tenham feito nos últimos 12 (doze) meses antes da inscrição; 
  8. Propostas apresentadas por mulheres negras que tenham parentes diretos: pai, mãe, filha(o), irmã(o), tia(o), avó(ô), prima(o), sobrinha(o), neta(o), marido ou esposa atuando como funcionários do Fundo Baobá, Fundação Kellogg, Fundação Ford, Instituto Ibirapitanga, Open Society Foundations ou conselheiros de qualquer um de seus órgãos de governança; 
  9. Propostas apresentadas por vereadora, prefeita, deputada, governadora; senadora ou por mulheres que pretendam disputar as eleições em 2026;  
  10. Propostas enviadas por mulheres com responsabilidade em gabinete de parlamentares ou que realizem outras atividades político-partidárias remuneradas em casas legislativas municipais, estaduais ou federais;  
  11. Propostas que não estejam focadas no desenvolvimento individual, na ampliação de competências técnicas e de habilidades socioemocionais e comportamentais;
  12. Propostas relacionadas à formação ou realização de atividades religiosas;
  13. Propostas cujo preenchimento esteja incompleto ou não atenda às normas e orientações descritas no edital e em seus instrumentos.
Como será estruturado o processo seletivo e quais são suas etapas?

O processo seletivo será composto por 4 (quatro) etapas:

Etapa 1 – Serão verificadas as propostas enviadas pelo formulário eletrônico de inscrição, de acordo com os critérios de adequação ao edital (artigos 16º a 19º). Esta fase é eliminatória;

Etapa 2 – Especialistas analisarão as propostas, cartas de recomendação e vídeos, considerando relevância, coerência, consistência e sustentabilidade. A pontuação máxima é 50 (cinquenta) pontos; propostas com 40 (quarenta) ou menos serão eliminadas. Serão recomendadas para a etapa 3 até 45 (quarenta e cinco) candidaturas, observando critérios de valorização descritos no edital. Esta etapa também é eliminatória.

Etapa 3 – Serão realizadas entrevistas individuais por videoconferência, com duração estimada de 45 (quarenta e cinco) minutos, conduzidas por um painel de 3 (três) especialistas mulheres negras em posições de liderança. Esta etapa é classificatória.

Etapa 4 – A decisão final será tomada por um Comitê composto pela Presidente, Vice-presidente e integrante do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, todas mulheres.

Veja o caderno de perguntas frequentes

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