O Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco – Edital de Apoio Individual chega a sua segunda edição, e é uma oportunidade de apoio técnico e financeiro para mulheres negras cis, trans ou travestis que, em diferentes áreas e setores, buscam influenciar e modificar políticas governamentais e não governamentais; construir novas normas, práticas sociais e culturas institucionais de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial e de gênero. Por meio deste edital, buscamos contribuir para o fortalecimento de suas competências e habilidades de liderança.
Mulheres Negras cis, trans, travestis, brasileiras ou naturalizadas, maiores de 18 anos e residentes em qualquer estado do país e Distrito Federal, que atuam em organizações da sociedade civil nacionais e internacionais; instituições de ensino superior públicas ou privadas; instituições públicas governamentais do poder executivo, judiciário e outras; instituições de economia mista; organizações multilaterais; ou setor privado.
Podem se inscrever mulheres negras (pretas ou pardas) cis, trans ou travestis, maiores de 18 (dezoito) anos, residentes em qualquer estado do país e Distrito Federal e que já incidem politicamente buscando contribuir na construção de novas normas, práticas sociais e culturas institucionais de enfrentamento ao racismo e promoção da equidade racial e de gênero.
Serão selecionadas 30 (trinta) mulheres negras cis, trans ou travestis cujas trajetórias profissionais, acadêmicas e pessoais evidenciem a capacidade de influenciar mudanças em pessoas, comunidades e organizações; promover inclusão e engajamento; implementar soluções inovadoras; e buscar transformações sistêmicas a partir de uma perspectiva de equidade racial e de gênero.
Cada mulher selecionada receberá um aporte financeiro mensal de R$ 3.500,00 (três mil e quinhentos reais), durante 18 (dezoito) meses, além de mentorias individuais e coletivas, bem como outras oportunidades de formação e articulação voltadas ao seu desenvolvimento.
O valor recebido pode ser utilizado para custear despesas relacionadas ao plano de desenvolvimento individual, incluindo:
Sim. Alguns documentos são de apresentação obrigatória no ato da inscrição. Caso não sejam anexados ao formulário eletrônico de inscrição, a proposta será automaticamente desclassificada. A seguir, a lista de documentos exigidos:
O processo seletivo será composto por 4 (quatro) etapas:
Etapa 1 – Serão verificadas as propostas enviadas pelo formulário eletrônico de inscrição, de acordo com os critérios de adequação ao edital (artigos 16º a 19º). Esta fase é eliminatória;
Etapa 2 – Especialistas analisarão as propostas, cartas de recomendação e vídeos, considerando relevância, coerência, consistência e sustentabilidade. A pontuação máxima é 50 (cinquenta) pontos; propostas com 40 (quarenta) ou menos serão eliminadas. Serão recomendadas para a etapa 3 até 45 (quarenta e cinco) candidaturas, observando critérios de valorização descritos no edital. Esta etapa também é eliminatória.
Etapa 3 – Serão realizadas entrevistas individuais por videoconferência, com duração estimada de 45 (quarenta e cinco) minutos, conduzidas por um painel de 3 (três) especialistas mulheres negras em posições de liderança. Esta etapa é classificatória.
Etapa 4 – A decisão final será tomada por um Comitê composto pela Presidente, Vice-presidente e integrante do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá, todas mulheres.