Equidade Racial

A busca pela equidade racial para a população negra brasileira está no centro da missão institucional do Baobá – Fundo para Equidade Racial, que é promover a equidade racial no Brasil.

Isso significa que todos os esforços do Fundo Baobá estão direcionados em investir na população negra de modo que as necessidades coletivas e individuais dessas pessoas sejam consideradas. Em outras palavras, oferecendo mais a quem precisa de mais, na busca de equilíbrio.

Promover a equidade racial é contribuir para criar resiliência e aumentar a capacidade individual, comunitária e institucional para o exercício à vida com dignidade, adaptação e crescimento com justiça, diante de crises severas,  estresse crônico e exposição sistemática ao racismo.

Para o Fundo Baobá promover a equidade racial para a população negra significa investir em organizações, projetos e pessoas capazes de reduzir e eliminar qualquer obstáculo colocado para a população negra brasileira no acesso a bens, serviços e direitos, para que ela possa alcançar e desfrutar, em patamar de igualdade, todas as oportunidades.  Também significa compreender as dinâmicas e intervir em contextos de desequilíbrios e abusos de poder velados.

É preciso olhar para o passado para responder ao futuro. O Fundo Baobá entende que a promoção da equidade racial para a população negra é um processo contínuo, alicerçado no enfrentamento ao racismo e na reparação das desigualdades injustificáveis, já constituídas como iniquidades.