O Baobá – Fundo para Equidade Racial, uma das mais importantes organizações voltadas à promoção da justiça social e racial no Brasil, está com uma oportunidade imperdível para profissionais comprometidos com a transformação da educação. A instituição está em busca de uma Pessoa Jurídica (PJ) qualificada para conduzir uma pesquisa qualitativa no campo da educação e das relações raciais, um tema central para a construção de um país mais inclusivo e equitativo.
Objetivo da contratação
A pesquisa tem como objetivo central a realização de grupos focais, entrevistas semiestruturadas e a aplicação de questionários auto responsivos com diferentes públicos. Esses métodos investigativos irão mapear as necessidades e expectativas de estudantes e educadores em relação à preparação para vestibulares, especialmente no contexto de desigualdades raciais.
Os resultados dessa pesquisa serão fundamentais para orientar a elaboração do edital e as estratégias de divulgação e mobilização da 2ª edição do Projeto Já é: Equidade Racial na Educação.
Esse projeto visa promover a equidade racial nas escolas e garantir que jovens negros e negras tenham as mesmas oportunidades de sucesso acadêmico, superando as barreiras impostas pelo racismo estrutural. A contribuição do estudo será decisiva para impactar positivamente milhares de vidas e transformar o panorama educacional no Brasil.
Quem pode participar
Este processo seletivo é voltado apenas para pessoas negras e exclusivo para Pessoas Jurídicas (PJ), e não serão aceitas candidaturas de pessoa física. Profissionais especializados em pesquisa qualitativa, com experiência comprovada em estudos na área de educação e/ou relações raciais, são convidados a participar. A experiência prévia com projetos voltados para a promoção da equidade racial será um diferencial relevante no processo de seleção.
Processo de Seleção
Para participar do processo seletivo, as pessoas interessadas devem enviar uma proposta orçamentária até o dia 02 de setembro de 2024, às 17h (horário de Brasília). É importante destacar que não serão aceitas candidaturas de pessoa física.
Além da proposta orçamentária, é obrigatório o envio de 02 cartas de referência assinadas por contratantes dos principais trabalhos realizados nos últimos três anos, que sejam relacionados ao escopo desta pesquisa. A seleção será baseada na melhor qualidade pelo melhor valor.
Dúvidas sobre o processo podem ser encaminhadas até o dia 29 de agosto de 2024, às 12h (horário de Brasília).
Como Participar
Os interessados em colaborar com este importante projeto podem acessar o Termo de Referência completo através do link abaixo: