Sobre o fundo baobá

O Fundo Baobá para Equidade Racial é o primeiro e único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil. Criado em 2011, o Fundo Baobá é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo mobilizar pessoas e recursos, no Brasil e no exterior, para o apoio a projetos e ações pró-equidade racial para a população negra. 

COMO A MINHA DOAÇÃO SERÁ INVESTIDA

Sua doação apoiará o trabalho que realizamos de investimento financeiro e fortalecimento de capacidades junto a grupos, coletivos, organizações e lideranças negras comprometidas com o enfrentamento ao racismo, a promoção de equidade racial e justiça social. As iniciativas apoiadas pelo Fundo Baobá priorizam algumas áreas isto para que o nosso apoio também promova, indiretamente a resiliência das comunidades. As áreas que priorizamos estão relacionadas a:

Promoção da saúde e qualidade de vida, direito à vida livre de violências, direitos de comunidades quilombolas;

Equidade racial e ampliação de oportunidades desde a educação infantil ao ensino superior e formação de lideranças.

Empreendedorismo, equidade racial nas empresas, acesso ao crédito;

Valorização e difusão do patrimônio cultural negro por meio de diferentes linguagens artísticas, veículos e produtos de comunicação, com destaque para a mídia negra.

COMO ATUA O FUNDO BAOBÁ

Para alcançar sua missão, o Fundo Baobá trabalha fortalecendo e investindo, prioritariamente por meio de editais, em organizações e lideranças negras comprometidas com o enfrentamento ao racismo, a promoção da equidade racial e da justiça social. Parte significativa das doações feitas pelo Fundo Baobá concentra-se na região nordeste do país. Para a organização essa região é estratégica para a promoção da equidade racial, por sua composição demográfica, seu histórico de resiliência e inovação neste campo. O Fundo Baobá implementa uma agenda filantrópica baseada nos valores ética, efetividade na gestão, transparência e justiça social. A sua atuação pode ser apresentada em três grandes dimensões: 

nossos Editais
Previous slide
Next slide

ULIANA GOMES

Vozes e coração da Abayomi (PB)

ROSA MARQUES

Rede de Mulheres Negras de (PE)

quem acredita
baobá na mídia