O Programa de REcuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros (as) é uma iniciativa do Fundo Baobá com o apoio da The Coca-Cola Foundation, Instituto Coca-cola Brasil, Banco BV e Instituto Votorantim
O Programa de Recuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros(as) tem por objetivo apoiar negócios que precisem de um aporte financeiro para melhor se desenvolver. Todos os negócios são comandados por pessoas (homens e mulheres) negras com operação em comunidades periféricas ou territórios em contexto de vulnerabilidade socioeconômica. O edital foi viabilizado com investimento de R$ 1,6 milhão e apoio da Coca-Cola Brasil, Banco BV e Instituto Votarantim apoiam a iniciativa do Fundo Baobá.
Atividade: Assinatura de contrato
Atividade: Início das atividades formativas.
Atividade: Entrega do primeiro relatório.
Atividade: Fim das atividades formativas
Atividade: Entrega do relatório final
A população negra sempre empreendeu. Diante de tantos desafios e do próprio racismo estrutural, precisou aprender na prática como criar seus próprios negócios, mesmo sem incentivos ou políticas públicas que dessem conta de tantas necessidades.
Negros e negras são protagonistas quando o assunto é inovação e jeito de empreender. Com modelos de negócios que realmente impactam as comunidades onde estão inseridos, fazem a diferença com formatos mais circulares e comunitários que fogem da lógica capitalista tradicional.
Mas será que, em meio à pandemia, esses empreendedores conseguiram manter seus negócios ativos? Quais foram os maiores desafios? Quais foram as políticas de incentivo criadas ou não para apoiar esses líderes de negócios que atuam nas comunidades que foram as mais impactadas pela pandemia?
Pensando nos mais diversos desafios que se apresentavam e que ainda se estendem em todo o país, o Fundo Baobá para Equidade Racial, em parceria com Coca Cola Foundation, Instituto Coca Cola Brasil, BV e Instituto Votorantim, lançou em novembro de 2020 o Programa de Recuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros(as).
O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia da Covid-19 no país, e com a crise sanitária, a população sofreu. Os impactos da crise econômica foram intensificados, as restrições impostas pelo isolamento social afetaram, principalmente, as pessoas que já viviam em condições de vulnerabilidade.
Avaliando esse cenário, o Fundo Baobá para Equidade Racial, usando recursos próprios e remanejando outros vindos da Fundação Ford e que seriam destinados a atividades voltadas para o seu próprio fortalecimento institucional, lançou no dia 5 de abril de 2020 o edital “Doações Emergenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19”, para apoiar iniciativas individuais ou de organizações que respondessem às necessidades mais imediatas da comunidade negra naquele momento.
Iniciativas inscritas
Inscrições válidas
Inscrições recomendadas para a entrevista
Iniciativas entrevistadas
Iniciativas recomendadas para avaliação
Iniciativas selecionadas
Empreendedores (as) apoiados (as)