O Programa de REcuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros (as) é uma iniciativa do Fundo Baobá com o apoio da The Coca-Cola Foundation, Instituto Coca-cola Brasil, Banco BV e Instituto Votorantim

O Programa de Recuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros(as) tem por objetivo apoiar negócios que precisem de um aporte financeiro para melhor se desenvolver. Todos os negócios são comandados por pessoas (homens e mulheres) negras com operação em comunidades periféricas ou territórios em contexto de vulnerabilidade socioeconômica. O edital foi viabilizado com investimento de R$ 1,6 milhão e apoio da Coca-Cola Brasil, Banco BV e Instituto Votarantim apoiam a iniciativa do Fundo Baobá.

Como funciona?

O Programa terá duração total de 5 (cinco) meses.

Iniciativas envolvendo 3 (três) empreendedores(as) negros (as)

Apoio financeiro de
R$ 10.000,00 (dez mil reais) para cada pequeno negócio

Atividades formativas e mentorias.

O recurso poderá ser usado para:
I. Aquisição de computador, instalação de internet, celular, fone de ouvido, mesa de trabalho, ou outros itens essenciais para a participação nas atividades virtuais previstas durante o programa. II. Aquisição ou manutenção de equipamentos. III. Atividades de publicidade, comunicação, divulgação, marketing dos negócios e vendas. IV. Compra de matéria-prima. V. Custeio de outros serviços técnicos. VI. Curso de atualização na área. VII. Despesas para a realização das atividades propostas pelo programa.
O recurso NÃO poderá ser usado para:
I. Pagamento de dívidas. II. Constituição de fundo reserva. III. Pagamento de despesas dos negócios (salários, conta de luz, conta de água, conta de gás, etc). IV. Pagamento de despesas de reforma do espaço onde está localizado o negócio.
Anterior
Próximo

Fique por dentro das NOVIDADES NOTÍCIAS NOTIFICAÇÕES do Edital de Recuperação Econômica

Cronograma

DE 15 DA 18 DE MARÇO

Atividade: Assinatura de contrato

24 DE MARÇO

Atividade: Início das atividades formativas.

30 DE ABRIL

Atividade: Entrega do primeiro relatório.

23 JUNHO

Atividade: Fim das atividades formativas

04 DE JUNHO

Atividade: Entrega do relatório final

Consulte as datas de pagamento com a equipe do Fundo Baobá.

Baixe o e-book com os resultados

A população negra sempre empreendeu. Diante de tantos desafios e do próprio racismo estrutural, precisou aprender na prática como criar seus próprios negócios, mesmo sem incentivos ou políticas públicas que dessem conta de tantas necessidades.

Negros e negras são protagonistas quando o assunto é inovação e jeito de empreender. Com modelos de negócios que realmente impactam as comunidades onde estão inseridos, fazem a diferença com formatos mais circulares e comunitários que fogem da lógica capitalista tradicional.

Mas será que, em meio à pandemia, esses empreendedores conseguiram manter seus negócios ativos? Quais foram os maiores desafios? Quais foram as políticas de incentivo criadas ou não para apoiar esses líderes de negócios que atuam nas comunidades que foram as mais impactadas pela pandemia?

Pensando nos mais diversos desafios que se apresentavam e que ainda se estendem em todo o país, o Fundo Baobá para Equidade Racial, em parceria com Coca Cola Foundation, Instituto Coca Cola Brasil, BV e Instituto Votorantim, lançou em novembro de 2020 o Programa de Recuperação Econômica de Pequenos Negócios de Empreendedores(as) Negros(as).

Baixe o e-book com os resultados

O ano de 2020 foi marcado pelo início da pandemia da Covid-19 no país, e com a crise sanitária, a população sofreu. Os impactos da crise econômica foram intensificados, as restrições impostas pelo isolamento social afetaram, principalmente, as pessoas que já viviam em condições de vulnerabilidade.

Avaliando esse cenário, o Fundo Baobá para Equidade Racial, usando recursos próprios e remanejando outros vindos da Fundação Ford e que seriam destinados a atividades voltadas para o seu próprio fortalecimento institucional, lançou no dia 5 de abril de 2020 o edital “Doações Emergenciais no Contexto da Pandemia da Covid-19”, para apoiar iniciativas individuais ou de organizações que respondessem às necessidades mais imediatas da comunidade negra naquele momento.

Confira as iniciativas:

Nosso impacto

700

Iniciativas inscritas

598

Inscrições válidas

273

Inscrições recomendadas para a entrevista

261

Iniciativas entrevistadas

141

Iniciativas recomendadas para avaliação

47

Iniciativas selecionadas

141

Empreendedores (as) apoiados (as)

Localidades

Nordeste

  • Bahia: 16
  • Alagoas: 2
  • Ceará: 1
  • Maranhã: 1
  • Paraíba: 1
  • Pernambuco: 1
  • Piauí: 1

Sudeste

  • Rio de Janeiro: 5
  • São Paulo: 5
  • Minas Gerais: 3
  • Espirito Santo: 1

Sul

  • Paraná: 2
  • Rio Grande do Sul: 1

Norte

  • Amapa: 1
  • Pará: 1

Centro-Oeste

  • Distrito Federal: 1

apoiadores do programa