O Programa Já É: Educação e Equidade racial tem como objetivo ampliar as oportunidades de jovens negros acessar o ensino superior, prioritariamente a universidade pública. Dirigido a jovens de até 26 anos, residentes na cidade de São Paulo e região metropolitana, de sexo masculino, feminino, cis, trans e não binários, todos residentes em bairros, territórios ou comunidades periféricas, o Programa teve início em 2021 contando com o apoio da Citi Foundation, Demarest Advogados e Amadi Technology.
OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
Bolsa de estudos em cursinho preparatório para o vestibular.
Mentorias coletivas e individuais para ampliar habilidades socioemocionais e acadêmicas.
Laptop e acesso à internet
Pagamento de despesas de transporte e alimentação
TURMA 1 • ANO 2
A iniciativa do Fundo Baobá para Equidade Racial, agora em parceria com a empresa MetLife, irá oferecer 51 vagas para jovens que participaram da primeira etapa, em 2021. Deste total, 15 que foram aprovados em vestibulares de universidades públicas e privadas, seguirão no Programa contando com apoio psicológico, mentorias e orientação, visando a sua permanência no ensino superior. Os outros 36, que também participaram da primeira fase em 2021 e não conseguiram aprovação nos vestibulares, seguem no projeto e receberão apoio para o financiamento das despesas com transporte, alimentação e acesso à internet; além de participarem de atividades voltadas para a ampliação das habilidades socioemocionais e vocacionais, incluindo programa de mentoria, que terá a participação de colaboradores da MetLife Brasil.
A MetLife tem a diversidade, equidade e inclusão como alguns de seus pilares; tanto que temos um comitê afro para discutir e implementar soluções que possam contribuir com um mundo mais inclusivo. Ao patrocinar o Programa Já É, entendemos que chegamos mais perto de ajudar na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, o que muito nos orgulha. Além do aporte financeiro, poder oferecer mentorias para esses jovens é algo que irá transformar a forma como eles enxergam o mundo, após a universidade e estamos muito animados
A mudança de perspectiva que vai se desenhando para o futuro desses jovens e de suas famílias, pensando tanto no campo social, cultural, político ou econômico, constitui-se em um marco em suas vidas e um estímulo que lhes aproxima da aprovação nos vestibulares e das oportunidades de mobilidade social, uma vez que, para a maioria da população negra a mobilidade é resultante do acesso ao ensino superior. A forma de estar no mundo, ler os cenários à sua volta e intervir, a possibilidade de inclusão no mercado de trabalho em posições de melhor qualificação e remuneração, tudo isso se torna menos distante com políticas que ampliam o acesso e a permanência de jovens nas universidades
NA MÍDIA
TURMA 1 • ANO 1
A primeira ediçãodo O Programa Já É contou com o apoio da Citi Foundation, Demarest Advogados e Amadi Technology. As atividades iniciaram em março de 2021 e foram encerradas em março de 2022. Entre 85 estudantes matriculados em março de 2011, 75 permaneceram até dezembro de 2021.