O Programa Já É: Educação e Equidade racial tem como objetivo ampliar as oportunidades de jovens negros acessar o ensino superior, prioritariamente a universidade pública. Dirigido a jovens de até 26 anos, residentes na cidade de São Paulo e região metropolitana, de sexo masculino, feminino, cis, trans e não binários, todos residentes em bairros, territórios ou comunidades periféricas, o Programa teve início em 2021 contando com o apoio da Citi Foundation, Demarest Advogados e Amadi Technology.
A iniciativa do Fundo Baobá para Equidade Racial, agora em parceria com a empresa MetLife, irá oferecer 51 vagas para jovens que participaram da primeira etapa, em 2021. Deste total, 15 que foram aprovados em vestibulares de universidades públicas e privadas, seguirão no Programa contando com apoio psicológico, mentorias e orientação, visando a sua permanência no ensino superior. Os outros 36, que também participaram da primeira fase em 2021 e não conseguiram aprovação nos vestibulares, seguem no projeto e receberão apoio para o financiamento das despesas com transporte, alimentação e acesso à internet; além de participarem de atividades voltadas para a ampliação das habilidades socioemocionais e vocacionais, incluindo programa de mentoria, que terá a participação de colaboradores da MetLife Brasil.
A primeira edição do O Programa Já É contou com o apoio da Citi Foundation, Demarest Advogados e Amadi Technology. As atividades iniciaram em março de 2021 e foram encerradas em março de 2022. Entre 85 estudantes matriculados em março de 2011, 75 permaneceram até dezembro de 2021.
Turma 1 • Ano 2
Turma 1 • Ano 1
Turma 1 • Ano 2
Turma 1 • Ano 1