O Grupo Mulher Maravilha atua nos municípios de Recife e Afogados da Ingazeira, apoiando mulheres da regi.o rural e de comunidades quilombolas do Sertão do Pajeú, Pernambuco – um dos estados brasileiros com maior índice de violência contra a mulher.
O projeto contribuiu para o empoderamento das mulheres negras da comunidade Nova Descoberta no enfrentamento das desigualdades existentes, especialmente as relacionadas . sa.de, identidade e meio ambiente. Foram realizados 6 encontros para capacita..o, apoiados em uma metodologia dialógica a partir de temas-chave como Outubro Rosa, Sa.de da Mulher Negra, Consciência Negra, Dia Mundial de Luta contra Aids, Comunica..o e Dia Internacional da Mulher. Outros 3 momentos foram promovidos ainda no âmbito do projeto: workshops sobre Cultura e Estética Afro, Penteados e Maquiagem; Autocuidado com Pr.ticas Integrativas; e Nutrição e Saúde. As rodas de conversa que trouxeram mais impacto foram as relacionadas. identidade e sa.de.
Como resultado, as mulheres participantes passaram a se identificar como negras e a exigir servi.os e a..es de qualidade para as mulheres e a população negra em geral, nas unidades básicas de saúde, conforme previsto nas políticas públicas federais.
No âmbito do projeto, ainda foi criado o Núcleo Dandara itinerante, com foco na discussão de gênero e raça para mulheres negras da comunidade, por meio de cine-debates, rodas de diálogo e oficinas.