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Conheça a segunda iniciativa do Programa:

O edital Carreiras em Movimento é uma oportunidade para investir no desenvolvimento de competências e habilidades (hard e soft skills) entre pessoas negras que estejam no início de suas carreiras profissionais ou buscando mobilidade na carreira no setor privado.

O edital integra o Programa Presente e Futuro em Movimento que se constitui em um esforço conjunto para desenvolver, entre pessoas negras de diferentes faixas etárias, competências técnicas, habilidades socioemocionais e comportamentais e, por consequência, ampliar o potencial de empregabilidade deste grupo no setor privado, público ou no terceiro setor.

como funciona?

Trata-se de um recurso semente, de uso estratégico e com intuito de contribuir na ampliação do potencial de empregabilidade de pessoas negras no setor privado. 

quem pode participar?

Pessoas negras, brasileiras, de outras nacionalidades ou apátridas, residentes em qualquer estado do país ou Distrito Federal, que estejam cursando ensino superior ou tenham ensino superior completo, que necessitem de custeio de despesas pontuais com atividades para desenvolver ou ampliar suas competências técnicas ou habilidades socioemocionais. As atividades a serem financiadas com recursos do edital devem estar diretamente relacionadas ao plano de ingresso, desenvolvimento ou progressão de carreira no setor privado.  

os benefícios

Recurso semente de R$ 5 a 10 mil de uso estratégico e com intuito de contribuir na ampliação do potencial de empregabilidade de pessoas negras

Assessoria e suporte técnico para o desenvolvimento/fortalecimento individual

o Programa irá valorizar:

Propostas apresentadas por pessoas negras que atuem ou desejem atuar no setor privado e residam nas regiões Nordeste ou Norte; que sejam quilombolas, ribeirinhas ou de outras comunidades tradicionais; que sejam cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas, bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni. Também serão valorizadas propostas apresentadas por pessoas com deficiência, que tenham 35 (trinta e cinco)anos e mais; que se identifiquem como membros do grupo LGBTQIAPN+; egressas do sistema penitenciário; pessoas negras migrantes, refugiadas e apátridas residentes no Brasil e por aquelas que nunca tenham sido apoiadas pelo Fundo Baobá.

o edital não financia:

  • Atividades ou projetos ligados a partidos políticos, atividades de campanha eleitoral e/ou atividades realizadas por mandatos de parlamentares eleitos.
  • Atividades ou projetos de formação/ensino religioso.
  • Atividades que configurem lobby direto ou indireto.
  • Despesas com divulgação de atividades já realizadas, pesquisas concluídas, ou outras atividades semelhantes.
  • Pagamento de dívidas de qualquer natureza.
  • Despesas contraídas anteriormente, relacionadas à aquisição de serviços, bens móveis e imóveis ou outras.
  • Aluguel ou compra de edifícios, propriedades, escritórios, instalações, sede.
  • Qualquer tipo de reforma em espaços físicos.
  • Aquisição de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.
  • Iniciativas que proponham a realização de atividades com fins lucrativos.

inscrições reabertas

IMPORTANTE Se você já se inscreveu entre 09/08/2023 e 14/09/2023, não é necessário se reinscrever. A Sua inscrição está registrada e será avaliada.
INSCRIÇÕES
De 21 de setembro de 2023 a 02 de outubro de 2023 até as 17h (Horário de Brasília).
RESULTADO
Final:
15 de dezembro de 2023
  • CONFIRA AS REGRAS DO EDITAL
  • BAIXE O MODELO DE CARTA DE REFERÊNCIA
Isto é um Alerta Previsão de preenchimento do formulário de inscrição é de aproximadamente 1 hora e 30 minutos para a elaboração da proposta. Uma vez iniciada a inscrição não será possível salvar as informações para retornar depois. Caso fechado, deverá reiniciar o processo.

perguntas frequentes

Quem pode se inscrever no Edital Carreiras em Movimento?

Podem se inscrever pessoas negras que atuem ou pretendam atuar no setor privado, que tenham ensino superior completo ou em curso, incluindo tecnólogos e estudantes de cursos de tecnologia com nível equivalente à graduação, residentes em qualquer estado do país e Distrito Federal.

Como faço para me inscrever ?

Para se inscrever é preciso preencher o formulário de inscrição. Para ter acesso ao formulário clique aqui.

Até quando posso me inscrever?

As inscrições poderão ser realizadas até o dia 02 de outubro de 2023, às 17h (horário de Brasília).

Qualquer pessoa, sendo ela uma pessoa negra, pode se inscrever neste edital?

Serão consideradas válidas propostas apresentadas por pessoas negras que atuem, ou pretendam atuar, no setor privado.

Quantas pessoas serão selecionadas no edital?

Serão apoiadas de 332 (trezentos e trinta e dois) à 664 (seiscentos e sessenta e quatro) pessoas negras. 

O que as pessoas apoiadas vão receber?

Cada pessoa selecionada receberá um aporte financeiro que pode variar de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) a R$ 10.000,00 (dez mil reais). Além do recurso financeiro, as pessoas selecionadas também vão receber mentorias e, caso desejem, poderão ser integradas ao banco de talentos das 49 empresas que integram o MOV-ER.

Como serão realizadas as mentorias?

As mentorias serão realizadas por meio virtual, em sessões síncronas e assíncronas, contando com apoio de profissionais especializados.

As pessoas selecionadas recebem todo o recurso de uma única vez?

Para doações de até R$ 5.000,00 (cinco mil reais) o repasse financeiro será realizado em uma única parcela.
Para doações superiores a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) e até R$ 10.000,00 (dez mil reais) serão pagas em 2 (duas) parcelas iguais. A primeira parcela será creditada após a assinatura do contrato, cumprimento da jornada formativa introdutória e será equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor total do contrato. A segunda parcela também terá o equivalente a 50% (cinquenta por cento) do valor total do contrato.

Para pessoas que vão receber o aporte financeiro de até R$ 10.000,00 (dez mil reais) quais são as condições para recebimento da segunda parcela?

O pagamento será realizado mediante aprovação da prestação de contas e checagens de indicadores.

Quanto tempo as pessoas selecionadas terão para utilizar o valor recebido?

As pessoas selecionadas cuja doação é de R$5.000,00 (cinco mil reais) devem se planejar para executar todo o recurso disponibilizado até 30 de junho de 2024. As pessoas selecionadas cuja doação é de até R$10.000,00 (dez mil reais) devem se planejar para executar todo o recurso até 30 de outubro de 2024.

Quais são as despesas que poderão ser custeadas com o valor recebido do edital?

Poderão ser custeadas despesas com atividades formativas pontuais que contribuam para ampliar as chances de seu ingresso no mercado ou mobilidade na carreira no setor privado. Poderão envolver-se nas seguintes atividades:

  • Participação em cursos, congressos ou outros eventos, virtuais ou presenciais, no Brasil ou no exterior;
  • Cursos, oficinas, treinamentos e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil ou exterior, voltadas para o desenvolvimento ou ampliação de habilidades socioemocionais e comportamentais;

  • Participação em feiras, eventos, palestras e outras atividades, virtuais ou presenciais, no Brasil ou exterior, voltadas para mapear ou estabelecer conexões com potenciais instituições empregadoras e outros atores estratégicos;

  • Aquisição de softwares ou hardwares.

Posso usar o recurso para pagar parte de um curso ou outra atividade que já esteja em andamento?

Não. O recurso financeiro doado pelo Fundo Baobá não financia despesas contraídas anteriormente.

O meu plano de desenvolvimento de carreira inclui uma ou mais atividades que ultrapassam o valor de R$10.000,00 (dez mil reais). A diferença poderá ser custeada por recursos próprios?

Sim, é possível que a atividade/curso seja realizada e custeada parcialmente pelo recurso do Fundo Baobá, no entanto, é necessário a apresentação e aprovação da prestação de contas de toda atividade, independentemente do valor pago em contrapartida pela pessoa selecionada.

No meu plano de desenvolvimento de carreira existe uma atividade/curso que terá duração de 9 meses ou mais. Posso fazer o pagamento antecipado e prestar contas após concluir a atividade/curso?

Mesmo que a atividade/curso que você queira inserir no seu plano de desenvolvimento de carreira tenha um período maior que 08 (oito) meses é possível de submeter a sua proposta e não é um critério de desclassificação, pois o prazo de 04 (quatro) a 08 (oito) meses é para execução do aporte financeiro e para apresentação da prestação de contas, ou seja, envio das evidências que confirmem a viabilização do seu processo de formação.

Existe alguma restrição no uso do recurso recebido pelo edital?

O valor recebido NÃO poderá ser utilizado para custear:

●  Atividades ou projetos ligados a partidos políticos, atividades de campanha eleitoral e/ou atividades realizadas por mandatos de parlamentares eleitos.

●  Atividades ou projetos de formação/ensino religioso.

●  Atividades que configurem lobby direto ou indireto.

●  Despesas com divulgação de atividades já realizadas, pesquisas concluídas, ou

outras atividades semelhantes.

●  Pagamento de dívidas de qualquer natureza.

●  Despesas contraídas anteriormente, relacionadas à aquisição de serviços, bens

móveis e imóveis ou outras.

●  Aluguel ou compra de edifícios, propriedades, escritórios, instalações, sede.

●  Qualquer tipo de reforma em espaços físicos.

●  Aquisição de bebidas alcoólicas, tabaco e outras drogas.

●  Iniciativas que proponham a realização de atividades com fins lucrativos.

A mesma pessoa pode enviar mais de uma proposta?

Não. Se as pessoas enviarem mais de uma proposta, todas as inscrições serão desconsideradas.

No ato da inscrição, é necessário apresentar alguma documentação?

Sim. Alguns documentos são obrigatórios. Se não forem anexados ao formulário eletrônico de inscrição, a proposta será desclassificada.

Abaixo a lista de todos os documentos obrigatórios:

  1. Para estudantes de graduação ou de cursos de tecnologia equivalentes a ensino superior: declaração ou atestado de matrícula atualizado, emitido em período igual ou inferior a 30 (trinta) dias, a contar da data da inscrição;
  2. Para quem já concluiu o ensino superior (incluindo tecnólogos):  comprovante de conclusão de curso. Caso seja diploma, o documento deverá ser enviado frente e verso;
  3. Cópia de documento pessoal com foto, frente e verso (RG ou RNE, CNH ou registro profissional); 
  4. 02 (duas) Cartas de Recomendação assinadas por pessoas que possam atestar seu potencial, compromisso e interesse de quem se inscreve, em ter sua carreira profissional iniciada ou potencializada no setor privado;
  5. Vídeo, com até 2 (dois) minutos de duração, gravado de acordo com roteiro definido pelo Fundo Baobá.
Existe um modelo para a elaboração da Carta de Referência?

Sim. A carta deve seguir o modelo definido pelo Fundo Baobá e você pode acessá-lo neste link.

Qualquer pessoa pode assinar ou emitir as Cartas de Referência?

Não. As Cartas devem ser emitidas por pessoas que tenham condições de atestar o potencial, compromisso e interesse da pessoa proponente em ter sua carreira profissional iniciada ou potencializada no setor privado. Essas pessoas não precisam ser gestoras, ou estarem diretamente ligadas a uma empresa, podem ser colegas de curso, docentes, amigas, professores, colegas de trabalho ou estágio. Mas não esqueça, as cartas precisam seguir o modelo descrito no edital, e não podem ser assinadas por você, parentes, familiares diretos, membros da equipe executiva, diretoria ou órgãos de governança do Fundo Baobá para Equidade Racial, MOVER ou empresas que o integrem. Outro ponto importante: as cartas precisam ser recentes.

Quais são as principais orientações que devo seguir ao realizar a gravação do vídeo solicitado na inscrição?

O vídeo precisa ter até 2 (dois) minutos de duração, e o Fundo Baobá definiu as seguintes especificações para gravação do vídeo:

  • A gravação deverá ser feita em lugar bem iluminado e silencioso, de preferência tendo ao fundo uma parede clara;
  • Caso a gravação seja feita no celular, coloque o equipamento na posição horizontal;
  • Se possível, dê preferência ao uso de microfone durante a gravação;
  • Para carregar o vídeo e disponibilizar, preferencialmente utilize o Google Drive. Ao configurar a pasta do Google Drive, garanta o acesso conveniente e seguro, selecionando a opção “Qualquer pessoa com link”.

No vídeo, é obrigatório que a pessoa responda aos seguintes tópicos:

  • Nome completo, local onde reside (cidade e estado) e área de formação;
  • Qual é o objetivo a ser atingido em seu plano de ingresso, desenvolvimento ou progressão de carreira;
  • Como o recurso do edital pode ajudar a conquistar este objetivo.
  • Antes de enviar seu vídeo, teste o arquivo em mais de um dispositivo, verifique se a gravação está completa, se a imagem e o áudio estão funcionando corretamente e se a pasta onde está carregado o vídeo está nos concedendo acesso.
Se eu tiver alguma pendência em relação à documentação obrigatória, posso enviar depois de realizar a inscrição, por e-mail?

Infelizmente, não. Só poderão seguir no processo seletivo as pessoas que apresentarem todas as informações e documentos solicitados no formulário de inscrição.

Como será o processo de seleção?

O processo de seleção será composto de 2 (duas) etapas: 

Na Etapa 1 será verificado se as propostas cumprem todos os critérios previstos  nos artigos 13º, 14º, 15º e 16º e 17º do edital. 

Na Etapa 2 as propostas serão analisadas e avaliadas por especialistas. Além de lerem as Cartas de Recomendação e assistirem o vídeo, caberá aos especialistas avaliarem as propostas com base nos critérios de relevância; coerência; consistência e sustentabilidade, como descrito no artigo 16º do edital.

Qual será a data de divulgação do resultado final da seleção?

O resultado final da seleção será divulgado em 15 de dezembro de 2023, após as 19h (horário de Brasília).

As datas para a publicação dos resultados são fixas e imutáveis?

Não. Poderá haver mudanças no cronograma. Toda e qualquer mudança será informada pelo Fundo Baobá através do site e redes sociais.

Estou cursando ou terminei um curso de tecnologia/ tecnólogo, posso me inscrever?

Sim, todas as pessoas que estão cursando ou tenham concluído curso de nível superior, incluindo tecnólogos e estudantes de cursos de tecnologia com nível equivalente a graduação, podem se inscrever no edital. Caso tenha dúvida se o seu curso é de nível superior, pode realizar uma consulta através do site: https://emec.mec.gov.br/.

Serão valorizadas propostas apresentadas por pessoas negras que compõem subgrupos específicos?

Sim. Serão valorizadas propostas enviadas por pessoas que residam nas regiões Nordeste ou Norte; quilombolas, ribeirinhas ou de outras comunidades tradicionais; cotistas ou ex-cotistas de universidades públicas; bolsistas ou ex-bolsistas do Prouni. Também serão valorizadas propostas apresentadas por pessoas com deficiência, que tenham 35 anos e mais; que se identifiquem como membros do grupo LGBTQIAPN+; egressas do sistema penitenciário; pessoas negras migrantes, refugiadas e apátridas residentes no Brasil, e por aquelas que nunca tenham sido apoiadas pelo Fundo Baobá. 

Sou uma pessoa negra, mas não faço parte do subgrupo especificado na pergunta anterior, ainda assim posso me inscrever ou é um critério de exclusão?

Não, o fato de você não fazer parte do subgrupo de propostas que serão valorizadas neste edital não te impede de realizar a inscrição. Apenas os critérios descritos na pergunta abaixo são critérios de desclassificação.

O que pode fazer uma proposta ser desclassificada já na Etapa 1 do edital?
      1. Propostas apresentadas por pessoas não negras;
      2. Propostas apresentadas por pessoas negras que não atuem ou pretendam atuar no setor privado;
      3. Propostas apresentadas por pessoas com menos de 18 (dezoito) anos no ato da inscrição;
      4. Propostas apresentadas sem documentos pessoais, comprovante de matrícula ou conclusão de curso do ensino superior (incluindo tecnólogos e estudantes de cursos de tecnologia equivalentes a graduação);
      5. Propostas enviadas sem as cartas de recomendação ou que as mesmas estejam em desacordo com as orientações dadas pelo Fundo Baobá;
      6. Propostas enviadas sem o vídeo ou que o mesmo esteja em desacordo com as orientações dadas pelo Fundo Baobá;
      7. Propostas apresentadas em duplicidade; 
      8. Propostas apresentadas por pessoas que trabalham nas empresas que compõem o MOV-ER;
      9. Propostas apresentadas por pessoas que tenham sido financiadas pelo Fundo Baobá para Equidade Racial e que tenham utilizado os recursos em desconformidade com as regras estabelecidas nos respectivos editais;
      10. Propostas enviadas por pessoas que, no momento da inscrição, estejam sendo financiadas pelo Fundo Baobá em algum outro edital;
      11. Propostas apresentadas por membros da equipe executiva ou órgãos de governança do Fundo Baobá para Equidade Racial ou do MOV-ER. 
      12. Propostas apresentadas por pessoas que tenham parentes diretos: pai, mãe, filha(o), irmã(o), tia(o), avó(ô), sobrinha(o), neta(o), marido ou esposa atuando como funcionários Fundo Baobá ou MOV-ER ou conselheiros de qualquer órgão de governança de ambas as instituições;
      13. Propostas apresentadas por vereador(a), prefeito(a), deputado(a), governador(a); senador(a) ou que venha a disputar as eleições em 2024; 
      14. Propostas enviadas por pessoas com responsabilidade em gabinete de parlamentares ou que realizem outras atividades político-partidárias remuneradas em casas legislativas municipais, estaduais ou federais; 
      15. Propostas que não atendam às normas e orientações descritas no edital e respectivo instrumental. 
No edital é informado que o recurso não pode ser utilizado para lobby direto ou lobby indireto, o que é isso?

O Lobby Direto é caracterizado por projetos que incluam qualquer comunicação com um membro ou uma pessoa de um órgão legislativo ou qualquer outro funcionário ou funcionária do governo que possa participar da formulação de legislação.

O Lobby indireto é caracterizado por projetos que incluam comunicações que incentivam, direta ou indiretamente, os beneficiários a tomar medidas em relação à legislação (uma “chamada à ação”). Um “chamada à ação” afirma que o beneficiário deve entrar em contato com um legislador ou um funcionário de um órgão legislativo, ou deve entrar em contato com qualquer outro funcionário ou funcionário do governo que possa participar da formulação da legislação com vistas a influenciar a legislação; afirma o endereço, número de telefone ou informações semelhantes de um legislador ou de um funcionário de um órgão legislativo; fornece uma petição, cartão postal ou material semelhante para o destinatário se comunicar com um legislador ou um funcionário de um órgão legislativo, ou com qualquer outro funcionário ou funcionário do governo que possa participar da formulação da legislação, com vistas a influenciar na mesma.

Se eu for uma das pessoas selecionadas, quais informações preciso fornecer para a emissão do contrato?

As pessoas selecionadas devem informar dados pessoais e bancários para elaboração do instrumento contratual e para recebimento do recurso. Todas as orientações para o fornecimento dos dados e entrega da documentação serão dadas quando a seleção for finalizada.

Se eu for uma das pessoas selecionadas, há mais alguma condição para a assinatura do contrato e recebimento do recurso?

Sim. As pessoas selecionadas irão participar de sessões virtuais de mentoria, síncrona e assíncronas, que irão compor a jornada formativa introdutória, que deverá ser realizada na 1a quinzena de dezembro de 2023 e 1a quinzena de janeiro de 2024, como condição para assinatura do contrato e desembolso do recurso.

Se eu for uma das pessoas selecionadas no edital, qual tipo de conta bancária é necessária?

As pessoas selecionadas precisam indicar uma conta corrente de titularidade própria. Pode ser uma conta em banco físico (tradicional) ou banco digital.

É necessário que a conta corrente seja exclusiva para o recebimento dos recursos do edital?

Não. É necessário apenas que a conta seja corrente e que a pessoa titular da conta seja o CPF selecionado.

O recurso pode ser depositado em conta poupança?

Não. O recurso da doação feita pelo Fundo Baobá NÃO PODE SER depositado em conta poupança.

Estou com problemas com o banco, mesmo assim posso conseguir o apoio?

Sim. O fato de você ter qualquer dívida junto à instituição bancária não impede que você receba o apoio do Fundo Baobá. Basta que você informe uma conta corrente que não seja no banco onde você contraiu dívidas e ainda não conseguiu quitar.

Após o início do preenchimento do formulário, é possível salvá-lo para concluir e enviar a inscrição em um outro momento?

Infelizmente, não. É preciso que você preencha o formulário de inscrição por completo, isto é, responda todas as perguntas e coloque a documentação em anexo e envie de uma única vez. É importante saber que a estimativa de tempo dedicado ao preenchimento do formulário é de 1 hora e 30 minutos. Programe-se com antecedência. Recomendamos que você realize a leitura de todas as questões, organize os documentos que serão obrigatórios, prepare um rascunho em um documento em word, e depois copie e cole as respostas no formulário eletrônico. Esse cuidado vai evitar que você perca informações e tenha que preencher tudo novamente.

Estou tentando concluir minha inscrição, mas o sistema recusou o envio e apresentou a seguinte mensagem em uma questão: “O comentário digitado está em formato inválido.” O que devo fazer?

As questões com respostas abertas sempre têm um limite de caracteres para o texto que você pode inserir. Esse limite, que está sempre indicado no enunciado da questão, considera a quantidade de letras, símbolos e espaços que constam na resposta. Quando esta mensagem aparecer você deve revisar sua resposta pois ela está ultrapassando o limite de tamanho estabelecido. No caso de perguntas que possuem várias caixas de texto para serem preenchidas, revise todas elas para identificar onde o tamanho máximo está sendo excedido. Após realizar o ajuste você conseguirá concluir o envio de sua inscrição. Use o word ou outro contador de caracteres para garantir que o limite de letras, símbolos e espaços não seja ultrapassado.

Quais são as principais orientações ao realizar o preenchimento do formulário eletrônico de inscrição?

Separe um tempo para solicitar as cartas de recomendação às pessoas que possam atestar seu potencial e reforçar o quanto este apoio será importante para sua carreira. Enquanto aguarda a emissão, separe e digitalize documento com foto, declaração ou atestado de matrícula (para estudantes de graduação ou de cursos de tecnologia equivalentes a ensino superior), comprovante de conclusão de curso (para quem já concluiu o ensino superior, incluindo tecnólogos), e organize o roteiro para gravação do seu vídeo. Leia todas as perguntas do formulário de inscrição e comece respondendo as questões mais fáceis em um documento em word depois é só copiar e colar no nosso formulário. Atente-se ao número de caracteres, use um contador de caracteres online ou use o recurso do word. Sempre que houver dúvidas que o FAQ e o Edital não respondam, entre em contato pelos nossos canais oficiais.

Terminei de preencher o formulário de inscrição, mas não recebi um e-mail de confirmação. Como sei que o meu projeto foi enviado?

Quando todas as perguntas do formulário são respondidas, é preciso apertar o botão com a opção “concluído”. Depois disso, aparecerá na tela uma mensagem de agradecimento pelo interesse na inscrição. Aperte novamente a tecla “concluído” para que o formulário entre no sistema.

Figura 1 - Imagem da tela de confirmação do envio da inscrição. Clique em “concluído” para enviar seu formulário.
Figura 1 – Imagem da tela de confirmação do envio da inscrição. Clique em “concluído” para enviar seu formulário.
Enviei a minha proposta, não recebo uma cópia do projeto?

O sistema não permite que a pessoa que responde ao formulário de inscrição gere uma cópia do documento preenchido. Todas as pessoas selecionadas ou não, receberão uma cópia do projeto posteriormente, por e-mail (e-mail informado no formulário de inscrição).

Caso eu ainda tenha dúvidas sobre o edital, o que devo fazer?

Envie suas dúvidas por e-mail, para o endereço programa_presente_futuro_em_movimento@baoba.org.br ou por mensagem para o número (011) 96062-0978 (WhatsApp). Responderemos em até 1 (um) dia útil. Todas as perguntas que chegarem até o dia 29 (vinte e nove)de setembro de 2023 serão respondidas. Não deixe nada para última hora.

parceria

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baoba@baoba.org.br

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