PROGRAMA MARIELLE FRANCO

Âmbito: nacional

O Programa de Aceleração de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco tem sido a ponta de lança da estratégia do Fundo Baobá para Equidade Racial e já em suas primeiras etapas mobilizou muito da energia e atenção institucionais, mostrando sua dimensão tanto em mobilização de recursos quanto em articulação social.

O esforço incluiu muitas leituras; mapeamento de necessidades e expectativas e grupos focais; desenho e revisão de textos de editais; desenvolvimento de uma plataforma virtual própria; organização de eventos; produção de materiais de orientação (manual e vídeos); criação e manutenção de canais de atendimento às dúvidas; análise de propostas, documentação e, finalmente, a seleção. Rendeu ao Fundo inúmeras sugestões, críticas, elogios. É um percurso pleno de aprendizados e resultados. Em fevereiro de 2019, foi divulgada a primeira nota oficial do Fundo Baobá sobre o Programa. No mês seguinte, aconteceram participaçõ es em telejornal nacional, entrevistas em jornais especializados e veículos da mídia negra. A estratégia de implementação do Programa foi sendo ajustada para responder à conjuntura. 

O lançamento oficial ocorreu dia 02 de setembro de 2019, no Rio de Janeiro, com a presença da família de Marielle Franco, financiadores, membros do Conselho Deliberativo, lideranças femininas negras, movimento negro, movimento feminista. Cerca de 200 pessoas estiveram presentes e 1500 participaram de forma virtual.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO PARA A JUSTIÇA SOCIAL?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA

Editais Abertos