Encontro com estudantes do Já É marca a história do Programa

Equipe e participantes estiveram juntos durante o dia 21 de Maio de 2022 e os laços foram ainda mais fortalecidos

Por Ingrid Ferreira

Gratidão, felicidade, satisfação, inspiração, motivação e esperança… Essas foram algumas das palavras ditas em alto e bom tom por estudantes do Programa Já É,  para descrever o encontro presencial que aconteceu no sábado, dia 21 de maio de 2022. O encontro contou com a presença de jovens apoiados desde 2021, que estão no cursinho pré-vestibular ou já ingressaram na universidade, diretoria e equipe do Fundo Baobá e representantes da empresa MetLife, que está financiando o segundo ano do Programa.

O dia rendeu e foi repleto de atividades. Teve café da manhã, dinâmicas, almoço e lanche da tarde.  Giovanni Harvey, diretor executivo do Fundo Baobá, falou para os presentes. Além disso, aconteceu uma conversa com Thais Catucci,  Gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da MetLife Brasil, Edna Alcântara, diretora do Afro Presença, que é o comitê afro da empresa e Tatiane Santos que ocupa o cargo de Controller.  Além de um momento com Ellen Piedade e equipe Black Coach, falando sobre a mentoria coletiva e seus pilares de desenvolvimento emocional e de técnica, que será oferecida aos alunos.

O encontro durou o dia todo e teve como intuito aproximar estudantes, equipe e financiadores,  gerando muita emoção a todos os presentes, como é possível perceber na fala da Thais Catucci: “Após dois anos de distanciamento e reuniões virtuais, conhecer as pessoas ao vivo faz toda a diferença e gera maior identificação ​entre nós, as e os jovens que recebem nosso apoio por meio de projetos como este. Sabemos que o Programa Já É é uma oportunidade incrível e pudemos perceber como ela está sendo bem aproveitada. Que vocês possam servir de inspiração para todos nós”.

Thais Catucci – Gerente de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da MetLife Brasil

Realmente, foram muitas inspirações na conversa com a Thais. O microfone ficou aberto para jovens que quisessem falar um pouco sobre suas experiências no Programa. O depoimento de Thauany Christina Gabriel Aniceto de Souza, 26 anos,  contagiou a todos, principalmente ao revelar um pouco sobre sua realidade:

“Eu me inscrevi pelo site, mas sem muitas expectativas e quando eu fui selecionada (em 2021), foi algo muito importante para mim. Eu tenho uma filha de 3 anos, então acaba sendo um desafio ainda maior me dedicar aos estudos. Mas eu tenho muito apoio, tanto dos meus colegas quanto do Fundo Baobá. Estou no Programa desde o ano passado, mas não tive uma nota satisfatória para tentar as faculdades que eu almejava. Quero cursar enfermagem e este ano estou procurando equilibrar melhor meu trabalho, meus estudos e os cuidados com a minha filha. Até mesmo porque eu quero ser um exemplo para ela. Eu serei a segunda filha da minha mãe a entrar na faculdade. É um desafio enorme, tem dias que eu acordo e acho que não conseguirei e, ao chegar no cursinho,  os meus colegas me apoiam a continuar.  Sei que hoje estou mais fora de casa pra quando minha filha for adolescente ela poder ter conforto, estudar e trabalhar para ela e não pra ajudar em casa”.

Thauany Christina Gabriel Aniceto de Souza – Membra do grupo que se prepara para os vestibulares com apoio do Programa Já é

A fala de Thauany revela a realidade de muitas mulheres pretas no Brasil, que são responsáveis por cuidar de suas famílias. Além disso, prova como a ação da educação é transformadora para toda a comunidade.

Além do depoimento de Thauany, Joyce Cristina Nogueira, 21 anos, também emocionou a todos ao contar que, através do Já É,  conseguiu ingressar na universidade e hoje cursa Lazer e Turismo na USP (Universidade de São Paulo).

Joyce fala que: “Nada na vida me deu tanto suporte quanto o Baobá. Hoje eu faço Lazer e Turismo na USP. Eu passei quatro anos tentando. Tentei a Fuvest uma vez, fui para a segunda fase e não passei. Agora, finalmente eu consegui pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada). Foi uma coisa que eu quis a minha vida toda e foi muito difícil, inclusive com documentação para minha matrícula. Mesmo depois de passar, eu fui no cursinho durante uns cinco dias, porque lá eu recebia muito apoio do pessoal. Eu sempre digo que a minha base é a família, mas não a família à qual eu fui destinada. Mas sim a família que eu construí, e o Baobá faz muito parte disso. Eu sinto a necessidade de fazer por mim e pelas outras pessoas que, como eu, estão lutando. Sou a primeira filha da minha mãe a entrar na faculdade e eu quero possibilitar abrir as portas para as pessoas que ainda estão por vir”.

Joyce Cristina Nogueira -Membra do grupo de universitárias(os) do Programa Já é.

Após o evento, alguns jovens também comentaram as suas percepções sobre o encontro. Um deles foi Taynara Silva Santos, 22 anos, que está cursando Ciências Sociais na Unifesp. Ela falou o seguinte: “O encontro representou para mim, no geral, o firmamento de ideias e iniciativa, que só trouxe resultado bom para quem faz parte, apesar das adversidades da rotina. Houve o estreitamento de laços, que é ótimo, depois de passar por esse período horroroso da pandemia, com o distanciamento social. Foi muito bom ver algumas das pessoas que estão por trás do projeto, que são as engrenagens para tudo isso acontecer. Deixo registrado,  inclusive, o meu agradecimento por tudo que fizeram e permanecem fazendo por nós!”.

Taynara Silva Santos – Membra do grupo de universitárias(os) do Programa Já é

O aluno João Gabriel Ribeiro dos Santos, 21 anos, que está no cursinho pré-vestibular, falou: “O encontro foi simplesmente fortificante e inspirador, por poder ouvir as histórias dos meus colegas que já passaram pelo cursinho pré-vestibular e dos que estão também na tentativa de ingressar na faculdade. Foi também uma oportunidade de começar novas amizades e estreitar laços com quem eu já tinha. Me deu novos olhares sobre como lidar com os empecilhos que, às vezes,  desanimam e me fazem pensar em desistir. O encontro mostrou que o futuro será melhor. Não que o presente não esteja bem, mas que as barreiras de hoje me dão experiência para que a superação das de amanhã sejam mais fáceis”.

João Gabriel Ribeiro – Membro do grupo que se prepara para os vestibulares com apoio do Programa Já é

A corrente de apoio construída no Já É não é só do Programa para com o estudante, envolve as trocas entre participantes, o apoio de um para com o outro e o retorno que eles trazem para a equipe, como uma espécie de feedback, ajuda o time do Fundo Baobá a sentir a realização, vendo os frutos do seu trabalho em prol de mais e melhores oportunidades para que pessoas negras alcancem seu pleno potencial sendo colhidos.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA