Fundo Baobá e MOVER Fecham Parceria em Prol da Equidade Racial 

Representantes das duas instituições falam sobre expectativas, valores e metas esperadas com a parceria 

Por Ingrid Ferreira

Um dos parceiros mais recentes do Fundo Baobá é o MOVER. O Movimento pela Equidade Racial é uma coalizão composta, atualmente, por 47 empresas nacionais e transnacionais que têm como compromisso ampliar a participação de pessoas negras no mercado de trabalho, em diferentes posições, incluindo as de liderança; capacitá-las e fortalecer suas habilidades e conscientizar a população geral sobre tais necessidades. 

Após dois anos de negociação, o contrato foi assinado. Inicialmente o acordo tem vigência de três anos, mas poderá ser estendido até 2030 ou mais. Em  2022, será lançado o primeiro edital da parceria Baobá-MOVER. Como em todos os editais que idealiza, a equipe programática do Fundo Baobá está elaborando com o cuidado de sempre cada detalhe. Os próximos passos, de forma paulatina, serão informados em nosso site e redes sociais.

Para abrir os trabalhos e falar um pouco sobre a parceria, Marina Peixoto, Diretora Executiva do MOVER, e Giovanni Harvey, Diretor Executivo do Baobá, pronunciaram-se sobre a parceria, as singularidades das instituições  e as expectativas conjuntas.

Marina Peixoto, Diretora Executiva do MOVER

 

Giovanni Harvey, Diretor Executivo do Fundo Baobá

Quais são os impactos sociais que você considera que a parceria entre o MOVER e o Fundo Baobá pode gerar?

Marina Peixoto – MOVER

As desigualdades no Brasil e no mercado de trabalho podem ser verificadas em diversas estatísticas – as quais nós, como MOVER, lutamos a cada dia para mudar, atuando no combate ao racismo estrutural e na promoção da equidade racial. 

Um dos pilares do MOVER é a Capacitação & Emprego e temos a meta de gerar 3 milhões de oportunidades para pessoas negras até 2030. O Fundo Baobá é nosso grande parceiro nessa frente. Somado às ações promovidas internamente nas empresas e outras iniciativas pontuais, acreditamos que, através de editais, conseguiremos de forma democrática e com abrangência nacional, identificar e fomentar projetos e instituições que trabalham com foco em educação e geração de emprego para a população negra e, com isso, evoluir no atingimento da nossa meta.

Giovanni Harvey – Fundo Baobá para Equidade Racial

Eu acredito que a parceria entre o MOVER e o Fundo Baobá pode gerar impactos, qualitativos e quantitativos, em quatro esferas: no ambiente corporativo e nas capacidades das empresas que participam diretamente da iniciativa; na percepção que os agentes que atuam no mercado (para além das empresas que participam diretamente da iniciativa) têm do tema que orienta a atuação do MOVER; na relação que o investimento social privado tem com as instituições especializadas que atuam nas várias frentes de promoção da equidade racial; e no comportamento dos consumidores, tendo em vista o nível de engajamento da sociedade nesta e em outras causas.

O que motivou o MOVER a escolher o Fundo Baobá para essa parceria?

Marina Peixoto – MOVER

O Baobá é o único fundo dedicado, exclusivamente, para a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil e tem mais de 10 anos de existência e experiência. Ter o Fundo Baobá como parceiro, e contar com toda sua expertise, conhecimento do campo e da população negra para nos ajudar na criação e implementação dos editais, nos dá confiança de estarmos investindo nossos recursos da melhor forma para trazer nosso propósito de ser agentes de transformação na luta pela equidade racial.

O que motivou o Fundo Baobá a fechar essa parceria com o MOVER?

Giovanni Harvey – Fundo Baobá para Equidade Racial

O Fundo Baobá é um operador financeiro especializado em captação, gerenciamento de recursos e distribuição de doações para pessoas e organizações que travam a luta diária contra o preconceito e discriminação étnica. Esta operação é potencializada através do aporte de recursos de investidores e do match funding da Fundação Kellogg. A parceria com o MOVER se insere neste contexto e nos permite, a um só tempo, estreitar a nossa relação de confiança com os investidores privados; produzir impacto quantitativo e qualitativo no mercado de trabalho (desenvolvimento econômico é uma das quatro áreas temáticas que priorizamos) e aumentar o nosso fundo patrimonial.

Os valores praticados pelo Fundo Baobá representam os objetivos do MOVER?

Marina Peixoto – MOVER

Os valores do Fundo Baobá (Ética, Transparência, Gestão e Justiça Social) estão diretamente ligados aos esforços que o MOVER realiza diariamente com todas as empresas que são parte do Movimento. 

Os valores praticados pelo MOVER representam os objetivos do Fundo Baobá?

Giovanni Harvey – Fundo Baobá para Equidade Racial

Os princípios e os valores que orientaram a constituição do MOVER foram inspirados na preocupação genuína dos CEOs das empresas que construíram a iniciativa com o cenário de desigualdade étnica no Brasil. Este propósito foi objeto de um diálogo franco entre estes executivos e executivas com a direção do Fundo Baobá. Por esta razão o Fundo Baobá está absolutamente confortável com os termos desta parceria, tendo consciência dos desafios, dos limites e das possibilidades, tanto no ambiente interno das empresas quanto na sociedade como um todo.

Internamente, vocês possuem algum comitê voltado às pautas raciais?

Marina Peixoto – MOVER

O MOVER é uma coalizão formada hoje por 47 empresas que se uniram com o propósito de ser agente de transformação na luta pela equidade racial. Temos 3 pilares estratégicos: Lideranças, Capacitação e Emprego e Conscientização. Para cada frente formamos um comitê de trabalho que conta com a participação de voluntários das empresas e parceiros que ajudam a trazer mais legitimidade no desenho e recomendação dos planos. Além disso, no nosso Conselho Deliberativo, além de CEOs, passamos a contar com membros da sociedade civil que trarão perspectivas complementares e mais representatividade negra na tomada de decisão.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA