Muitos deles são jovens que precisam conciliar os cuidados com a casa e os estudos

Por Mônica Moreira do Perifaconnection, em parceria com o Fundo Baobá para Equidade Racial

Em 2019, cerca de 11,7 milhões de pessoas viviam sozinhas no país, o que corresponde a 16,2% dos lares brasileiros, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) mostram o maior número de domicílios com apenas um morador desde 2016.

Ingressante do curso pré-vestibular Já É, do Fundo Baobá, Antônio Gustavo Ribeiro da Silva, de 19 anos, mora sozinho desde que saiu da cidade natal, Mombaça, no interior do Ceará, para morar na capital de São Paulo. “Fui criado pelos meus avós, depois que perdi eles, me mudei para São Paulo e comecei a morar com a minha mãe. Não deu muito certo, então passei a morar sozinho”, comenta.

Natalini conta que a experiência de morar só foi fundamental para que ela se conhecesse, tivesse mais segurança e adquirisse mais maturidade. “Você percebe que não precisa de mais ninguém, só você. Já passei por muitas coisas, então agora ficar sozinha é melhor. […] Fui me conhecendo, sabendo até onde posso ir, as inseguranças e me sentir mais forte. Tudo isso se aprende morando sozinho”, conta.

Responsabilidades da casa e estudos

A rotina de quem vive sozinho exige disciplina e organização, mas se torna um desafio ainda maior ao conciliar as responsabilidades de casa e os estudos pré-vestibular do programa Já É.

Para isso, Natalini Santos de Jesus, de 23 anos, conta com ajuda da irmã mais nova, Janaína, de 14 anos. “Minha irmã me ajuda bastante quando preciso trabalhar ou sair para resolver alguma coisa, ela é a minha principal rede de apoio. […] Ela também vai me auxiliar quando começar os estudos do curso do Fundo Baobá”, relata.

Já Antônio, que tem se preparado desde muito cedo para os vestibulares, desenvolveu uma rotina para que conseguisse ter um tempo dedicado aos estudos e também aos cuidados da casa.

“Normalmente acordo, faço algumas coisas da casa e começo a estudar. Paro no horário do almoço para conseguir fazer minha comida, descanso e depois volto para os estudos. O período da tarde é o momento que mais estudo, costumo parar só no início da noite. Depois disso volto a fazer o serviço de casa, lavo roupa ou coloco comida para o cachorro. Apesar disso, eu considero uma rotina bem tranquila e gosto bastante”, conclui.

Driblando a solidão

Como uma forma de não se sentir tão sozinho, Antônio Gustavo adotou um animal de estimação para lhe fazer companhia no dia a dia. “Eu tenho o Luís Eduardo, o apelido dele é Dudu, meu cachorro de estimação que me faz companhia nas horas que me sinto sozinho, é ele quem traz alegria para casa. Sinto que minha família é eu e ele”, diz.

Natalini Santos, também considera a solidão com um aspecto negativo de estar sozinha, mas não se vê morando com outra pessoa no futuro, além dos dois filhos, Arthur, de 7 anos, e Ezequiel, de 11 meses. “Quando eu morava com meus pais achava que seria muito bom não dar satisfação para ninguém, mas agora é muito ruim. Porém, já me acostumei e só quero ficar morando com os meus filhos mesmo”, brinca.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA