Transformando vidas: Como o Fundo Baobá empodera a comunidade negra com oportunidades

Por Ingrid Ferreira

Mais que um fundo para promoção da equidade racial, o Fundo Baobá é uma alavanca para a realização de sonhos. Parafraseando Viola Davis: “O  que separa uma pessoa negra do resto da sociedade é a oportunidade”.

Uma das formas mais antigas de sustento para a nossa comunidade é através da alimentação, tanto que para as pessoas negras que empreendem, o ramo alimentício está entre as 10 áreas de maior presença no mercado. O setor de alimentação, no Brasil, é composto, prioritariamente por empreendedores informais, microempreendedores individuais (MEI) e microempreendedores (ME) sendo pequena a proporção de empresas de pequeno porte (EPP). Consciente disso, em 2022, o Fundo Baobá para Equidade Racial, em parceria com a General Mills lançou o edital Negros, Negócios e Alimentação – Recife e Região Metropolitana.

O edital se apresentou como uma oportunidade para fortalecer as estratégias de resiliência colocadas em prática por empreendedores(as) negros(as), contribuindo na recuperação e aceleração de seus negócios e na ampliação de suas capacidades de planejar e fazer gestão, mantendo a saúde financeira, divulgando e estabelecendo uma infraestrutura mínima para sustentabilidade do seu negócio; ampliando, inovando e qualificando a rede de fornecedores.

O edital que apoiou 14 empreendedores(as) de Recife e Região Metropolitana teve o último encontro da jornada formativa realizado no dia 1º de fevereiro de 2023, contando com a presença das(os) donatárias(os), da equipe do Fundo Baobá, representantes das empresas apoiadoras, da equipe responsável pela formação  e mentoras(es) do projeto.

O encontro foi emocionante e contou com relatos surpreendentes. O edital não apenas apoiou individualmente cada negócio, mas também incentivou a criação de uma rede de apoio entre as pessoas participantes. Dona Maria da Paixão de Brito, proprietária da Capibaribe Doces e Salgados, empreendedora há décadas, que durante as atividades formativas se mostrou uma exímia aprendiz e, ao mesmo tempo, mestra, falou sobre a importância da iniciativa: “Vocês me ajudaram muito, porque eu não tenho conhecimento de estudo, mas tenho da minha vida, e as amizades que fizemos aqui tem sido um grande apoio para mim, e todas as minhas conquistas ao longo desse caminho me faz chorar de felicidade”.

Igualmente emocionada, Isamara Costa Cruz – Acarajé da Tia Joana, também se emocionou ao falar sobre como o edital modificou a visão de seu negócio: “Antes de ser contemplada pelo edital, eu iniciei o trabalho com a minha mãe, mas nós não tínhamos a percepção que nós temos hoje, e eu só consegui acreditar, de verdade, quando a gente teve o primeiro encontro, que nos ajudou a mudar radicalmente, principalmente na questão do financeiro, porque eu nunca tinha visto o negócio da minha mãe como um potencial negócio formal e a partir do edital, até ela mudou a visão, conseguindo entender que, por menor que seja o negócio dela, é uma empresa”.

Outra empreendedora que relatou as mudanças em sua percepção de seu campo de ação e o impacto social de seu projeto foi  Angélica Nobre de Lima Silva – Angu Culinária Sustentável e Afetiva: “Quando vocês vieram fazer a visita, eu queria que provassem minha comida, pois eu tinha uma insegurança muito grande a respeito do que eu faço. Faço comida com a parte do alimento que é descartada, reaproveitamento total do alimento, e quando eu fui estudar mais a partir dos encontros que nós tivemos pelo edital, eu descobri que meu projeto fala de insegurança alimentar, de combate a fome, e quem passa fome no Brasil são os negros que estão nas favelas e comunidades, que são os mais atingidos e a gente acaba se alimentando mal, o que faz com que a nossa rede de cultura aumente e é na favela que eu quis aplicar o meu projeto, através desse entendimento”.

Segundo o site Senado: “Em 2022, o Segundo Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19 no Brasil apontou que 33,1 milhões de pessoas não têm garantido o que comer — o que representa 14 milhões de novos brasileiros em situação de fome”. O que reforça a importância de projetos como o da Angélica.

O edital não só ofereceu apoio financeiro e formação empreendedora, mas também se preocupou com a saúde mental e o enfrentamento aos efeitos psicossociais do racismo. Para Aleff Souza do Nascimento, proprietário do empreendimento Delícias do Alleff, a ajuda da psicóloga foi essencial e uma verdadeira virada de chave para o seu negócio: “Eu me sinto grato por todo o processo, eu achava que não seria selecionado, mas eu vejo o quanto as coisas mudaram do começo até aqui, e a questão de ter o apoio da psicóloga foi algo muito importante, uma coisa que muitas vezes nós não damos muita importância, mas foi essencial, e pra mim desde a seleção do edital, foi como uma virada de chave e tudo mudou no meu negócio”.

Um dos comentários mais frequentes  entre as(os) donatárias(os) foi a respeito de como o apoio financeiro, às formações e as orientações que receberam ao longo do processo do edital, fizeram a diferença para que seus projetos alcançassem uma certa formalidade. Houve também quem destacou a  possibilidade de ter uma cozinha exclusiva montada, permitindo a separar a vida profissional da pessoal.

A fala do João Souza da Futuro inclusivos permite avaliar como diante dos comentários das pessoas donátarias esse processo foi minuncioso desde o início do seu desdobramento: “Quando nós começamos a conversar sobre como seria essa parceria do projeto, nós procuramos desenhar um projeto de letramento cuidadoso, procurando trabalhar isso de uma forma humanizada, e é muito importante saber que essa parceria que nós fizemos tem entregado o esperado, pensando o empreender negro no Brasil”.

O Diretor Executivo do Fundo Baobá, Giovanni Harvey, ressaltou a importância de o Fundo ter como pauta procurar dar oportunidade a novos(as) donatários(as): “A coisa que mais me orgulho é saber que muitas das pessoas que estão aqui, achavam que não seriam aprovadas, e a maioria participa de um edital do Fundo pela primeira vez, como ocorreu nos outros editais, o Fundo Baobá está sempre procurando contemplar novas organizações e negócios, dessa forma é possível impactar um número muito maior de donatárias(os)”.

A Vitória Lima, analista de relações externas júnior da General Mills, mencionou como a empresa já se relaciona com os pontos apresentados no edital em sua cultura: “Nós na General Mills temos muita consciência do nosso papel enquanto agente transformador aqui no Brasil, e por essa razão que nós temos grande consciência do nosso compromisso com a pauta da equidade Racial. Nos Estados Unidos nós temos metas para a equidade Racial, por essa razão estamos comprometidos a reduzir a desigualdade alimentar e educacional”.

O edital contou com 20 ações temáticas de formação e 35 horas de mentoria individual pelos empreendedores. No início do programa, 7% dos empresários declararam conhecer o ticket médio de seu negócio (razão entre o valor monetário das vendas totais da empresa pelo número de vendas), ao final, 70% declararam ter conhecimento desse valor. No início apenas 14% das pessoas participantes declararam separar recursos financeiros pessoais dos profissionais, no final esse número era de 31%. No início apenas 29% das(os) participantes consideravam essencial estabelecer parcerias, no fim eram 46%. No início 14% reconhecia seus concorrentes, no final eram 62%. E o processo de ampliação das capacidades segue em curso.

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