Primeiro Encontro com empreendedoras(es) selecionadas(os) no Edital Negros, Negócios e Alimentação

Por Ingrid Ferreira

O Edital Negros, Negócios e Alimentação – Recife e Região Metropolitana, uma iniciativa do  Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a General Mills, teve seu primeiro encontro online com as e os 14 empreendedores(as) selecionados(as), o Diretor Executivo, Giovanni Harvey, a diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, e membros das equipes  programática, financeira e de comunicação.

O grupo selecionado é prioritariamente composto por mulheres, tendo também uma travesti e um homem; a maioria tem entre 25 e 44 anos de idade, mas também conta com pessoas de 55 a 64 anos; 9 das pessoas que empreendem têm ensino superior completo, as demais possuem ensino médio e/ou fundamental. O grupo selecionado tem residência na zona urbana, em territórios periféricos, mas seus negócios não necessariamente estão localizados na periferia. 

O encontro teve como intuito falar sobre  o Fundo Baobá, suas áreas de atuação, apresentar a metodologia de trabalho e as regras adotadas pela instituição para o edital em questão,  dar detalhes sobre como o Baobá irá acompanhar as e os selecionados no período em que estiver vigente a parceria e tirar dúvidas. Além disso, o encontro foi uma ponte para criar uma rede de relacionamentos.

As empreendedoras e os empreendedores  ao se apresentarem, falaram um pouco sobre seus negócios, uma delas foi Angélica Nobre de Lima Silva fundadora do empreendimento Angú das Artes, que tem uma proposta de aproveitamento integral dos alimentos, utilizando a casca das frutas e vegetais para fazer parte das suas receitas, o que além de ser uma forma de negócio também possui uma preocupação ambiental: diminuir a produção de lixo orgânico.

Durante o encontro também foi apresentado um perfil geral do grupo selecionado:  vários negócios são familiares e surgiram a partir de um momento de dificuldade, transformando-se em renda principal de uma família toda, além de contar com um forte apoio da comunidade para o seu funcionamento. 

Os empreendimentos possuem diversos formatos. Há restaurantes, cozinhas industriais, delivery, buffet e comida de rua, e cada proposta receberá o valor de R$30 mil dividido em parcelas. As pessoas negras que empreendem e foram selecionadas também receberão apoio técnico através de jornadas formativas. 

Fernanda Lopes, diretora de Programa do Fundo Baobá, fala sobre a importância desse apoio e construção coletiva, ressaltando a necessidade de manter viva a memória histórica das realizações de pessoas negras, e como grandiosos são esses feitos. Trazendo isso para o Baobá, ela explica que:  “Ao longo desses anos, o Fundo já doou mais de R$15 milhões e estimamos que já tenhamos  impactado  indiretamente quase 1 milhão de vidas. Nossa missão é promover oportunidades justas para que as pessoas e as organizações se desenvolvam e tenham autonomia para alcançar os seus objetivos, por isso nos nossos editais não apoiam apenas com recursos financeiros. No caso do Negros Negócios, as jornadas formativas vão contribuir para que vocês se fortaleçam na gestão dos seus empreendimentos e para que o sucesso, os maiores ganhos, cheguem mais rápido”.

O edital Negros, Negócios e Alimentação: Recife e Região Metropolitana,  deixará seu legado, apoiando empreendedoras e empreendedores, gerando renda no estado onde nasceu o Fundo Baobá. Desde a sua criação, até 2019, a sede do Baobá estava localizada em Recife. Nada mais justo que este olhar cuidadoso para um terreno que é tão fértil. 

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA