Para se sair bem em um exame vestibular é importante entender que os conteúdos importantes também estão fora dos livros

Por Eduarda Nunes, do Perifaconnection, em parceria com o Fundo Baobá para Equidade Racial

Dentre as dicas implacáveis para fazer uma boa prova de vestibular essa está sempre lá: ler muito, e sobre tudo. Em se tratando do Brasil, um país que tem perdido leitores e que tem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como principal processo seletivo de ingresso nas  universidades públicas e privadas, esse não poderia ser um conselho melhor.

Segundo a pesquisa Retratos do Brasil, a única que faz uma avaliação à nível nacional dos hábitos de leituras dos brasileiros, entre 2015 e 2019 o País perdeu 4,6 milhões de leitores, ou seja,  pessoas que não conseguiram terminar de ler um livro por ano. A cultura da leitura tem sido enfraquecida, e por mais que ela seja uma peça chave para obtenção de um bom resultado nos exames, existem outras culturas que também preparam o vestibulando para a prova.

Sociologicamente, o conceito de cultura é muito amplo. É o que determinados grupos vão comer, vestir, criar e consumir. “A cultura é tudo”, como afirma Lívia Estanislau, uma das selecionadas do “Já É”.

Por meio dela são tecidos padrões comportamentais e imaginários sociais diversos. E é baseado em muitas das culturas existentes que é elaborada uma prova como o Enem. As 90 questões objetivas são embaladas em contextos às vezes inimagináveis.

Como em 2018, quando fez brilhar em uma das questões o Pajubá. A linguagem desenvolvida e utilizada pela população LGBTQIA+ foi apresentada a milhões de jovens que ainda não faziam ideia da  existência do dialeto. O Enem é uma prova que demonstra o quanto é importante estar atento também ao que está fora dos livros didáticos.

Lívia Estanislau, 19 anos

A escolha de Lívia pelo curso da faculdade, por exemplo, não veio dos assuntos tratados na escola, mas do que aprendeu e viveu dentro de casa. A jovem vem de uma família que tem elo no cuidado e na proteção uns com os outros.

Foi assim que surgiu seu interesse por estudar a mente humana. Desde criança ela convive com a mãe e o irmão que lidam com a depressão. Psicologia é sua primeira opção.

Erick dos Santos, de 18 anos, que cresceu bebendo da cultura do hip-hop através de sua mãe – uma artista da cena -, além de estar dando início à sua jornada de artista, também integra conquistas coletivas que levaram ao seus objetivos de vida.

“As culturas em que a gente cresce que faz a gente se interessar por determinadas coisas sim e outras não”, conta o jovem.

Tanto Lívia quanto Érick são estudantes que não tiveram grandes entraves nos estudos. São alunos medianos, que cultivaram boas relações com os professores e outros alunos durante toda a trajetória escolar.

Erick dos Santos, 18 anos

E mesmo assim, algumas das principais escolhas que estão prestes a fazer tiveram as suas bases criadas quase que independente desse contexto, dentro de museus e outros eventos culturais. Também devido ao contexto familiar em que os jovens estão inseridos. É importante estar atento à bagagem cultural para compreender quais são os caminhos, decisões e interpretações que ela pode induzir.

 

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA