Baobá – Fundo para Equidade Racial e B3 Social lançam edital de bolsas no exterior para estudantes negros brasileiros

Conseguir uma bolsa de ensino superior pode ser desafiador, especialmente para estudantes negros. Para o Baobá – Fundo para Equidade Racial e B3 Social, isso não deve ser um obstáculo para que jovens negros realizem o sonho de estudar nas melhores universidades ao redor do mundo. Por isso, estas duas instituições estão unindo forças para apoiar financeiramente jovens negros aprovados em cursos de graduação STEM (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), que correspondem a ciências exatas, em universidades estrangeiras.

As inscrições para o edital Black STEM já estão abertas e podem ser feitas pelo link https://baoba.org.br/blackstem/ até 15 de abril de 2024.  São cinco bolsas de estudo de até R$ 35 mil por um período de 12 meses a partir de 2024, com a possibilidade de renovação anual até a conclusão de seus cursos. O objetivo é apoiar a permanência do aluno no exterior com despesas operacionais, como aluguel, transporte, alimentação e material acadêmico.

O edital conta também com o apoio da BRASA (Brazilian Student Association), uma instituição sem fins lucrativos que visa empoderar e conectar a próxima geração de líderes brasileiros por um país melhor. A BRASA é liderada por estudantes que estudam no exterior e oferece bolsas de estudo para jovens que desejam estudar fora do Brasil, já tendo mais de 45 bolsistas em sua história. 

Segundo dados da pesquisa Selo Belta 2023, da Associação Brasileira de Agências de Intercâmbio, o mercado brasileiro de educação internacional registrou um crescimento de 18% em 2022 em comparação a 2019, consolidando em 455.480 estudantes.

Para Tainá Medeiros, coordenadora de projetos do Fundo Baobá, “o programa busca ser reconhecido como uma oportunidade que inspire cada vez mais jovens, em especial aqueles oriundos da rede pública de ensino, que nunca consideraram estudar nas áreas de STEM, especialmente no exterior, ou que achavam isso impossível.” Ela afirma que “o Fundo Baobá não visa apenas apoiá-los individualmente, mas também deseja incentivar mudanças profundas que possam criar oportunidades mais justas para futuras gerações de jovens negros que desejem ingressar nessas áreas.”

A contribuição da população negra para o avanço das ciências e da tecnologia é inegável. No entanto, ainda existem barreiras que podem dificultar o acesso a oportunidades no exterior. O objetivo deste edital é justamente reduzir essas barreiras e promover a inclusão de talentos negros em áreas STEM, onde estão subrepresentados. Dados do Censo da Educação Superior, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep, evidenciam a importância de iniciativas que visam a entrada e permanência de pessoas negras nesses espaços. 

Além de buscar aumentar a diversidade étnica nesses espaços, o edital Black STEM quer também enriquecê-los com a perspectiva e o pensamento crítico dos estudantes negros brasileiros.

Confira o site do edital e faça a sua inscrição: https://baoba.org.br/blackstem/

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA