Por Mariane Euzebio
É possível liderar uma empresa financeiramente saudável sem descuidar de elementos que promovam a equidade racial e a justiça social: essa foi a mensagem levada pelo Diretor Executivo do Baobá – Fundo para Equidade Racial, Giovanni Harvey, aos representantes do setor financeiro presentes ao ABBC Talks, o momento de troca de informações e experiências entre os associados da ABBC–Associação Brasileira de Bancos. A apresentação, realizada no dia 21 de junho, foi conduzida pela Diretora Jurídica, Governança e Educação Executiva da ABBC, Carolina Gladyer Rabelo.
A palestra on-line aos associados da ABBC versou sobre como a diversidade étnica impulsiona a inovação, o crescimento e o sucesso empresarial. Na ocasião, Giovanni Harvey, lançou um desafio para o setor financeiro: fazer uma reflexão sobre a forma como as empresas estão hoje, e se vai ser possível atender às possibilidades e as dores dos clientes do futuro sem ter diversidade étnica.
“Quando temos diferentes pontos de vista, temos ótimos resultados de negócios. Para isso é necessário respeitar as pessoas e compreender suas experiências de vida”, afirmou Giovanni.
A diversidade nos negócios tem sido considerada cada vez mais evidente como um fator primordial para o sucesso e estabilidade das organizações. Alguns benefícios como inovação, criatividade, tomada de decisão, melhor desempenho financeiro são o caminho ideal para a vida financeira de qualquer instituição.
Como destacou Giovanni, o segredo é se antecipar a esses processos e desenvolver estratégias capazes de criar condições para que as instituições se mantenham ou ampliem. Ter uma visão ampla que permita atender as necessidades do futuro é urgente.
Novas oportunidades no mercado, exigem soluções inovadoras e desenvolvimento de novos produtos e serviços, criando mais oportunidades de crescimento no mercado. Com isso ele trouxe exemplos práticos de como o Fundo Baobá consegue se manter com uma performance consistente quando se está alinhado com a diversidade.
O Fundo Baobá ampliou seu crescimento e consequentemente seu endowment quando observou grandes mudanças na sociedade brasileira e as acompanhou, ampliando sua concorrência, porém com o mesmo protagonismo no seu segmento. E esse foi um dos métodos utilizados no ano de 2022, que fez com que o Fundo obtivesse uma taxa de crescimento de 73%.
Com um ano e meio na função, Giovanni vem desenvolvendo um método assertivo e ambicioso no que diz respeito ao acesso, inclusão e diversidade de pessoas no desenvolvimento de negócios lucrativos para o Fundo Baobá.