O Poder e a Luta das Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas

Hoje, 25 de julho, celebramos o Dia da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha, uma data de extrema importância que nos convida a refletir sobre a resiliência, a luta e o impacto das mulheres negras em nossa sociedade. Essa ocasião não apenas nos proporciona uma oportunidade de homenagear as conquistas dessas mulheres, mas também de reconhecer os desafios enfrentados por elas ao longo da história.

Essa data emblemática tem origem no Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em 1992, na República Dominicana. Foi nessa conferência que se destacou a necessidade de promover ações e políticas que ampliassem a visibilidade e a participação das mulheres negras na sociedade. Desde então, o 25 de julho se tornou um marco para a conscientização e a luta pelos direitos e igualdade de oportunidades para as mulheres negras.

Mulheres negras enfrentam desafios únicos e muitas vezes são duplamente discriminadas, em virtude de seu gênero e raça. No entanto, elas têm desempenhado um papel fundamental nas transformações sociais e culturais das Américas e do Caribe, contribuindo de forma significativa em diversas áreas, como na política, cultura, ciência, educação e nas lutas pelos direitos civis.

O Dia da Mulher Negra Latina-Americana e Caribenha é um momento para reconhecer e valorizar as contribuições dessas mulheres, além de denunciar as desigualdades e o racismo ainda presentes em nossa sociedade.

Neste dia, o Fundo Baobá para Equidade Racial, destaca algumas iniciativas comprometidas em ampliar a atuação de mulheres negras em diversos setores da sociedade, tais como:

CRIOLA: Organização da sociedade civil com 30 anos de experiência na defesa e promoção dos direitos das mulheres negras e na construção de uma sociedade onde os valores de justiça, equidade e solidariedade sejam fundamentais.

ABAYOMI JURISTAS NEGRAS: Organização social afro-empreendedora que tem como missão combater estrategicamente o racismo estrutural, oferecendo oportunidades de treinamento, capacitação e desenvolvimento de baixo custo e qualidade para criar condições efetivas para a inclusão da população negra nos espaços de poder e conhecimento, com foco na ocupação de cargos nos órgãos que compõem o Sistema de Justiça brasileiro. O grupo prepara advogadas negras de vários estados para se tornarem juízas, promotoras, advogadas e policiais.

TEMPERO DE ROSA: Negócio familiar, gerido por Dona Rosa e sua filha, que emprega majoritariamente mulheres das periferias e comunidades da cidade de Recife.

INSTITUTO DE MULHERES NEGRAS: Primeira organização de mulheres negras do estado do Mato Grosso. O grupo foi criado com o objetivo de organizar jovens e mulheres negras na luta contra o racismo e pela defesa de seus direitos.

Neste 25 de julho, celebremos a força e a resistência das mulheres negras latino-americanas e caribenhas, reconhecendo que a sua luta é parte fundamental na construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva e diversa. E que este dia não seja apenas uma data no calendário, mas um lembrete constante da necessidade de ampliarmos a diversidade e a pluralidade dessas vozes.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA