Por Ingrid Ferreira

No dia 24 de outubro de 2016, acontecia o II Seminário Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra, e nele foi lançado o II Edital Gestão Escolar para a Equidade – Juventude Negra, atualmente, seis anos depois, conversamos com Tiago Borba que é Gerente de Gestão Estratégica no Instituto Unibanco, que foi o responsável por financiar o edital.

Ao ser questionado a respeito do que o Instituto Unibanco pode dizer sobre a questão racial no Ensino Médio, Tiago fala que: “Não é possível avançar no sentido de uma educação de qualidade sem o enfrentamento às desigualdades. No contexto brasileiro, a racial é a estruturante. Enfrentamento só se faz compreendendo e atacando as alavancas que mantêm e fortalecem a discriminação e a perpetuação do racismo no processo educativo”.

Tiago Borba – Gerente de Gestão Estratégica do Instituto Unibanco

Tiago ressalta: “A gestão tem grande importância, como identificar as fragilidades das escolas e redes, promovendo ações que incidam na implementação da Lei 10.639/2003 que fala a respeito das práticas de diversidade étnico-racial na educação. Institucionalizar ações concretas que valorizem a episteme e cultura africana nas atividades pedagógicas, formando os profissionais da educação, ou gerar dados robustos racializados e a capacidade de analisá-los para tomada de decisão e desenho de políticas públicas são exemplos de ações que são de responsabilidade da gestão, que podem gerar transformações e equidade”.

Como é possível observar, o tema segue sendo muito atual, e a busca da  equidade racial na educação formal deve prevalecer, tanto que Tiago comenta a respeito da importância de a doação ter sido destinada ao Fundo Baobá, ele fala que o fortalecimento institucional de agentes relevantes no campo social e de educação é uma das frentes de atuação do Instituto Unibanco e que no campo do combate às desigualdades raciais, o Fundo Baobá é central, legítimo e possui potência de transformação.

O Gerente de Gestão Estratégica preocupa-se também em falar que o Instituto Unibanco possui missões equivalentes ao Fundo Baobá, como o objetivo de promover a promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, e a forma que isso é feito, segundo ele, fortalecendo e investindo em organizações e lideranças negras comprometidas com o enfrentamento ao racismo.

O Instituto Unibanco apóia outras instituições também, sendo elas: ABPN (Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as), CDINN (Coletivo de Intelectuais Negras e Negros), Ação Educativa, IMJA (Instituto Maria João Aleixo) / Uniperiferias e agenda de equidade racial no mundo fundacional. Além do principal programa do Instituto Unibanco, que é o Jovem de Futuro, desenvolvendo e aplicando uma estratégia que envolve formação, autoavaliação e indicação de ações voltadas para a ERER (Educação para as relações étnico-raciais) que as escolas parceiras incluem em seus planos.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA