Programa de apoio a lideranças femininas negras e narrativas de mudança

Fundo Baobá cria vídeo com resultados do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Negras: Marielle Franco

Por Ingrid Ferreira

O Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, com duração prevista até 2023, busca ampliar e consolidar a participação de mulheres negras em posições de poder e influência, através de investimento em seus planos de desenvolvimento individual, formações políticas e técnicas e ainda no fortalecimento das organizações, grupos e coletivos liderados por elas. O Programa é dividido em  dois editais, realizados pelo Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a Kellogg Foundation, Ford Foundation, Instituto Ibirapitanga e Open Society Foundations. São eles: Edital de Apoio Individual e Edital de Apoio Coletivo.

A 1ª edição do Programa apoiou 59 lideranças e 14 organizações, grupos e coletivos de mulheres negras de todo Brasil. Foram mais de R$4 milhões de investimento direto e cerca de R$400 mil de investimento indireto, através de assessorias, jornadas formativas e treinamentos realizados por especialistas e membros da equipe.

Considerando ambos os editais foram 520 mil beneficiários indiretos; mais de 1000 atividades realizadas pelas apoiadas para o compartilhamento de conhecimentos; 300 sessões de coach individual, sendo 5 por liderança; 45 sessões de coach institucional, sendo 3 por organização; e em ambos os editais, 100% das apoiadas reconhecem o Programa como decisivo para o enfrentamento dos impactos da pandemia.

Grande parte das apoiadas encontra-se na região Nordeste do país. No Edital de Apoio Individual, 26 das 59 apoiadas residem nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, e esse quadro se repete no Edital de Apoio Coletivo, em que 9 em um total de 14 organizações estão localizadas nos estados Maranhão, Pernambuco, Bahia, Piauí e Paraíba.

A faixa etária das apoiadas individualmente variou entre 22 e 69 anos, atuantes nas áreas de Arte e Cultura; Ciência e Tecnologia; Comunicação; Desenvolvimento Humano; Desenvolvimento Sustentável; Direitos da População Jovem; Direitos da População Quilombola; Direitos das Mulheres; Direitos Humanos; Educação; Empreendedorismo e Saúde. Eram mulheres cis e trans, residentes na zona urbana e rural; 2% das  apoiadas tinham ensino fundamental; 13% ensino médio; 7% ensino técnico e 78% ensino superior.

A maioria das lideranças que recebeu apoio por meio do edital individual dedicou os recursos do Programa para seus estudos, sendo elas 92%. 76% adquiriram equipamentos. 61% insumos materiais, 56% buscaram atenção à saúde mental e 46% incluíram ainda o custeio de despesas pessoais. Além disso, no exercício de liderança, os recursos recebidos também foram utilizados para a realização de ações comunitárias e atividades com público diverso.

Uma boa fotografia dos esforços, resultados, mudanças vividas pode ser vista no site do Programa e no vídeo, elaborado em parceria com a Revista Afirmativa. Você pode saber das trajetórias, ouvir as mulheres negras apoiadas e ver essas e outras informações por meio de gráficos, depoimentos, vídeos e podcasts na página do edital, clicando aqui.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA