O Programa Já É: Educação e Equidade Racial, iniciativa do Fundo Baobá em parceria com a Citi Brasil, Demarest Advogados e Amadi Technology, ainda continua reverberando na mídia. No dia 1º de abril, uma matéria sobre o edital, produzida pelo PerfifaConnection, saiu na Folha de São Paulo, chegando a ganhar destaque na home do portal. A matéria “Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos”, ainda foi replicada no portal do Instituto Geledés da Mulher Negra e no site da FAI (Faculdade de Iporá).

A participação da diretora executiva do Fundo Baobá, Selma Moreira no evento que celebrou os dez anos da Benfeitoria, foi destaque no portal Sopa Cultural, que fez um guia completo do que iria acontecer no evento.

Um tema de suma importância foi tratado no artigo “A naturalização de sistemas e tecnologias de vigilância na pandemia” escrito pela apoiada do Programa de Aceleração e Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, Mariana Gomes, publicado no Diplomatique Brasil – Le Monde. 

Na coluna Negras que Movem publicada no Portal Geledés, contando com textos de apoiadas do supracitado Programa Marielle Franco, tivemos no mês de abril a jornalista, administradora e autora do livro “Negra Sou: a ascensão da mulher negra no mercado de trabalho”, finalista do Prêmio Jabuti 2020, Jaqueline Fraga, com o artigo “Desde a CF/88 há cotas para brancos e ricos e ninguém nunca questionou”. O texto “Das escolas informais no período escravistas às redes de apoio em TI” foi assinado pela designer, professora e tutora na CESAR School, Taís Nascimento. Enquanto a administradora, mestre em desenvolvimento econômico, com concentração em Economia Social e do trabalho, especialista em planejamento e orçamento e servidora da carreira de planejamento e orçamento federal, Clara Marinho Pereira, escreveu o texto “Sete lições de liderança que aprendi com mulheres negras”. Clara, ao lado da advogada e ativista pela infância e adolescência Mayara Silva de Souza e da especialista em gestão pública, graduada em serviço social, agente da comissão Pastoral da Terra, Brígida Rocha dos Santos, escreveram o artigo “Os legados para as meninas negras só podem ser construídos por mulheres negras que movem as estruturas”.

01/04/2021 – Folha de São Paulo – PerifaConnection: Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos:
https://www1.folha.uol.com.br/colunas/perifaconnection/2021/04/apoiar-entrada-de-jovens-negros-na-universidade-e-pensar-sobre-qual-futuro-queremos.shtml 

01/04/2021 – Portal Geledés – Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos:
https://www.geledes.org.br/apoiar-entrada-de-jovens-negros-na-universidade-e-pensar-sobre-qual-futuro-queremos/

01/04/2021 – FAI (Faculdade de Iporá) – Apoiar entrada de jovens negros na universidade é pensar sobre qual futuro queremos:
https://site.fai.edu.br/2021/04/apoiar-entrada-de-jovens-negros-na-universidade-e-pensar-sobre-qual-futuro-queremos/ 

27/04/2021 – Sopa Cultural – Benfeitoria celebra os dez anos de financiamento coletivo no Brasil em super live gratuita, dia 28, e anuncia primeiro prêmio voltado para o setor:
https://www.sopacultural.com/noticias/benfeitoria-celebra-os-dez-anos-de-financiamento-coletivo-no-brasil-em-super-live-gratuita-dia-28-e-anuncia-primeiro-premio-voltado-para-o-setor/ 

 

Apoiadas do Fundo Baobá

26/04/2021 – Diplomatique: Le Monde Brasil – A naturalização de sistemas e tecnologias de vigilância na pandemia – Mariana Gomes:
https://diplomatique.org.br/a-naturalizacao-de-sistemas-e-tecnologias-de-vigilancia-na-pandemia/ 

 

Coluna Negras que Movem – Portal Geledés: 

03/04/2017 – Desde a CF/88 há cotas para brancos e ricos e ninguém nunca questionou – Jaqueline Fraga:
https://www.geledes.org.br/desde-a-cf-88-ha-cotas-para-brancos-e-ricos-e-ninguem-nunca-questionou/ 

12/04/2021 – Das escolas informais no período escravistas às redes de apoio em TI – Taís Nascimento:
https://www.geledes.org.br/das-escolas-informais-no-periodo-escravista-as-redes-de-apoio-em-ti/ 

17/04/2021 – Sete lições de liderança que aprendi com mulheres negras – Clara Marinho Pereira:
https://www.geledes.org.br/sete-licoes-de-lideranca-que-aprendi-com-mulheres-negras/ 

24/04/2021 – Os legados para as meninas negras só podem ser construídos por mulheres negras que movem as estruturas – Mayara Silva de Souza, Clara Marinho e Brígida Rocha dos Santos:
https://www.geledes.org.br/os-legados-para-as-meninas-negras-so-podem-ser-construidos-por-mulheres-negras-que-movem-as-estruturas/

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA