A organização teve participação em retrospectivas do ano de 2021

Por Ingrid Ferreira

Em dezembro de 2021, o Fundo Baobá para Equidade Racial foi destaque na mídia com o edital Negros, Negócios e Alimentação. Os sites Prosas, Pernambuco Transparente, Negrê, Cidades do Meu Brasil e Rede Filantropia fizeram matérias falando sobre a iniciativa, que teve as suas inscrições prorrogadas até o dia 27 de janeiro de 2022, além da participação da Diretora de Programa do Baobá, Fernanda Lopes, que deu entrevista para a Rádio Folha falando sobre o edital.

Divulgação do Edital Negros, Negócios e Alimentação

Dezembro também é o mês das famosas retrospectivas, e o Fundo Baobá, que faz parte da história de inúmeras pessoas e empresas, com certeza não ficaria fora desse momento de lembranças. A organização foi citada na matéria Retrospectiva 2021 do Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), no artigo Celebrating Bright Spots and Joyous Moments of 2021, da Imaginable Futures, organização parceira do Fundo Baobá no Programa Primeira Infância, lançado em 2020. E, por fim, na Retrospectiva da Abayomi no portal  Abayomi – Coletivo de Mulheres Negras na Paraíba, organização apoiada no Programa de Aceleração e Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco.

O site Isto é Dinheiro publicou no dia 10 de dezembro uma nota sobre o Giving Circle (Círculo de Doação), criado como parte das comemorações de 10 anos do Fundo Baobá. O projeto tem como parceiro o The Wise Fund. Seu propósito é  criar uma iniciativa em que pessoas negras liderem redes de doação para financiar novos editais do Fundo em apoio a iniciativas de organizações, coletivos e lideranças negras. A Rádio Nova Manhã, também entrevistou a Diretora de Programa, Fernanda Lopes, que falou novamente sobre os 10 anos de Baobá e como funcionam os projetos dos editais.

O Estadão e o Money Times publicaram a matéria ‘Não fazer nada é perpetuar os privilégios brancos e o racismo’, em que o Fundo Baobá é citado como um dos parceiros do projeto Mover. Enquanto isso, o Fundo Casa também fez menção ao  Fundo Baobá em sua matéria Fundo Casa fecha o ano de 2021 com mais de R$ 17 milhões doados,  no qual cita a inédita junção que deu origem à Aliança entre Fundos, união entre o Fundo Baobá para Equidade Racial, Fundo Brasil de Direitos Humanos e Fundo Casa Socioambiental. O portal Página 22  comenta a parceria com o Fundo Baobá na criação de empregos, bolsas de estudos e programas de mentorias com as comunidades para a valorização da diversidade social.

Apoiadas do Fundo Baobá

A página oficial da  Universidade Federal do Tocantins – Ministério da Educação na internet, publicou a matéria Professora da UFT recebe prêmio nacional por artigo científico, que tem como destaque a professora Solange Nascimento, coordenadora de Ações Afirmativas da UFT, que foi premiada nacionalmente pelo seu artigo científico selecionado no edital Chamada Para Artigos – Filantropia para Promoção da Equidade Racial no Brasil no Contexto Pós-pandemia da Covid-19, promovido pelo Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a Fundação Ford.

O site Desenvolvimento Rural – SDR publicou a matéria Comunidade quilombola de Campo Formoso acessa edital que vai fortalecer ações do Pró-Semiárido. Nela,  a Associação Comunitária Quilombola Patos III, em Campo Formoso (BA), comemora a seleção do projeto “Quintais produtivos: fortalecimento de iniciativas agroecológicas realizadas por jovens e mulheres”, escrito pela Agente Comunitária Rural (ACR), Aliete Alves, juntamente com dois outros membros da associação, Antônio Marcos e William,  no edital Quilombolas em Defesa: Vidas, Direitos e Justiça, do Baobá, em parceria com a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq).

Coletiva Negras que Movem – Portal Geledés

Na coluna Coletiva Negras que Movem, do Portal Geledés, o texto ‘Rendendo o assunto sobre: como ser “arrimo” de família sem se comprometer financeiramente?’, escrito por Larissa Amorim Borges, fala sobre as responsabilidades que são destinadas às pessoas negras em suas famílias de forma histórica. Trazendo pontos que permeiam as questões do campo psicológico e emocional, a autora fala da necessidade de as pessoas pretas se cuidarem.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA