Por Ingrid Ferreira

O edital Negros, Negócios e Alimentação foi lançado pelo Fundo Baobá para Equidade Racial, no dia 18 de novembro, em parceria com a empresa General Mills. Com foco na região Metropolitana de Recife, o edital tem como premissa apoiar 12 (doze) empreendimentos negros do ramo da alimentação. Este segmento, o de empreendimentos ligados à alimentação de consumo imediato, foi especialmente impactado pela pandemia do Covid-19. O tema foi destaque  em matérias de veículos de comunicação pelo país. Para este edital atuamos em parceria com a Retruco, uma agência de jornalismo independente de Pernambuco idealizada por jovens jornalistas, cineastas e designers que buscam novas maneiras de contar histórias através da combinação de formatos audiovisuais e textuais com um olhar crítico, sensível e criativo.

A Rede de Filantropia para Justiça Social publicou a matéria “Edital Negros, Negócios e Alimentação – Recife e Região Metropolitana, pelo Fundo Baobá em parceria com General Mills” no dia 15 de novembro; enquanto o portal Leia Já, publicou no dia 18 de novembro “Edital apoia empreendedores negros do ramo da alimentação”, a Rádio Jornal do Commercio entrevistou a Diretora de Programa do Fundo Baobá Fernanda Lopes.

O edital Negros, Negócios e Alimentação foi ainda destaque nos portais: Giro News, Giro MT Notícias, JC, Tribuna do Vale, Diario de Pernambuco e na Folha de Pernambuco, Marco Zero Conteúdo, Marco Zero Conteúdo (Facebook) e na  Rádio Frei Caneca. A Retruco  também repercutiu informações sobre o edital no Twitter e replicou no Linkedin.  O site Foobiz  deu destaque ao edital.  Na mídia negra, foi noticiado na Revista Afirmativa com o título “Edital apoia empreendedores(as) negros(as) do ramo da alimentação na Região Metropolitana do Recife (PE)” e também no portal Alma Preta, com o texto Fundo Baobá lança edital para empreendedores negros do Recife e Região Metropolitana”. OBlogueiras Negras e o Negrê também fizeram registros sobre o edital. 

O Fórum Brasil Diverso 2021, que aconteceu nos dias 17 e 18 de novembro, discutiu os impactos provocados pela pandemia de Covid-19 no mercado de trabalho e na equidade racial nas empresas, e contou com a participação do ex-presidente do Conselho Deliberativo do Fundo Baobá e atual diretor-executivo da organização, Giovanni Harvey. A reportagem sobre o evento foi publicada no portal Segs. A organização também foi citada na matéria do Ecoa UOL falando sobre  diversidade em empresas conectando-se com consumidores.  

Alguns veículos de comunicação focaram o mês da Consciência Negra, ligando essa data à existência de ações realizadas pelo Fundo Baobá. A matéria “Dia da Consciência Negra: celebrando nossa ancestralidade” é uma delas. Publicado no Blog do Google, o texto aborda algumas ações realizadas pela empresa no combate ao racismo sistêmico. Entre elas,  o apoio do Google.Org ao edital Vidas Negras: Dignidade e Justiça. 

O Portal do Instituto Geledés da Mulher Negra produziu a reportagem “As ações do Google para o Mês da Consciência Negra”, que também mencionou o trabalho conjunto entre Fundo Baobá e Google.Org. Por fim, o portal Net Informa falou sobre a ação de conscientização “Dia de MOVER”, que contou com rodas de conversa, vídeos, entrevistas e participação de artistas e personalidades reconhecidas na luta pela equidade racial. A matéria foi titulada “1,3 milhão de pessoas vão parar por 1 hora suas rotinas de trabalho para falar sobre o racismo estrutural”. 

No dia 26, no Ateliê de Humanidades, houve uma publicação da “Aula inaugural: Dialogando com Tilly, Furtado e Myrdal: apresentação do curso e tessituras”, com a participação do ex- presidente do Conselho Deliberativo e atual diretor-executivo, Giovanni Harvey. Já no dia 29, o Idis publicou a matéria “Saiba como doar para fundos patrimoniais”, explicando como doar para fundos que aceitam doações de pessoas físicas para aumentar o patrimônio e assim aumentar cada vez mais suas ações. A matéria citou também informações sobre a origem do Fundo Baobá, como ele é gerido e seus propósitos. 

Apoiados e Apoiadas do Fundo Baobá

No campo dos apoiados e apoiadas do Fundo Baobá, houve a publicação da matéria “Vozes contra o racismo: mulheres negras lutam por representatividade”, no Correio Braziliense. Escrita por Giovana Fischborn e tendo como personagem Clara Marinho (apoiada no Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco).  “Servidora pública é nomeada uma das pessoas negras mais influentes do mundo”, escrita por Adriana Fernandes para o portal Terra e também tendo Clara Marinho como personagem. 

O jornal O Povo, de Fortaleza, trouxe a matéria  “Websérie traz entrevistas com agentes culturais de periferias de Fortaleza”. O texto aborda ações promovidas  pelo coletivo Entre Olhos, apoiado pelo edital Primeira Infância no Contexto da Covid-19. 

Coletiva Negras que Movem 

Na coluna “Coletiva Negras que Movem”,  do Portal Geledés, com textos assinados pelas apoiadas do Programa de Aceleração e Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, foi publicado o artigo  “Eu não corro com lobos” escrito pela empresária Onilia Araújo. Jaqueline Fraga, outra apoiada pelo Programa de Aceleração, também foi destaque na mesma coluna do Geledés com o artigo  “Como descobri o racismo em Chiquititas 20 anos depois”.  Ainda dentro do “Coletiva Negras que Movem”, a assistente social Brígida Rocha foi a articulista de   “Inquietações e utopias escritas”. 

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA