Da zona leste à Região Metropolitana de São Paulo, o sonho de ingressar no Ensino Superior.

A pluralidade  brasileira, com diversas realidades distintas coexistindo em um mesmo espaço, permite que os caminhos que levam até à universidade sejam incontáveis. Se a entrada no ensino superior fosse um destino pré-definido em um itinerário, a viagem passaria desde a inspiração herdada pelos familiares e amigos à superação de quem nunca se viu representado no universo acadêmico. Nos contrastes destes horizontes, sonhos e metas de estudantes são formados.

É nestes bastidores da vida que os objetivos de Gustavo Jesus Soares, de 17 anos, morador da Vila Yolanda II, na zona leste de São Paulo, foram moldados. Apresentando um olhar calmo e atencioso enquanto arruma o cabelo no formato Black Power, o jovem destaca que uma das suas principais características está na forma como enxerga o mundo: de uma maneira simples onde a sua força de vontade te leva longe.

Com a determinação de quem acredita que somente com os estudos as suas metas serão alcançadas, Gustavo atravessa a zona leste de São Paulo a caminho do trabalho com livros, cadernos e canetas, porém esses objetos não são suas ferramentas de trabalhos — já que atua no ramo de pinturas de bonecos –, mas sim, companheiras diárias da sua busca por conhecimento.

Gustavo Jesus Soares, 17 anos

“Para chegar até onde trabalho, preciso sair de casa muito cedo por causa do trânsito e demora para realizar o trajeto. É mais ou menos uma hora e trinta minutos de deslocamento [de acordo com o Ibope, um paulistano passa cerca de um mês e meio parado no trânsito]. Porém, mesmo com essa demanda, eu encontrei um jeito de estudar e não perder o foco dos meus objetivos. Durante o trajeto do ônibus, eu coloco a leitura de temas importantes em dia”, afirma.

Dividindo o ambiente familiar com os seus pais, o jovem destaca que o incentivo diário de ambos é o que auxilia na concentração dos seus objetivos. O pai do estudante atua no ramo de almoxarifado enquanto a mãe, formada em pedagogia, é professora de educação infantil.

É com esse apoio incondicional que a jornada até a universidade ganhou propósito. Segundo Gustavo, o sonho de viver bem, com a mente tranquila, em paz com o mundo e sem se “matar” por dinheiro é o que dá sentido ao esforço diário que encara no transporte público. Para transformar esses e outros sonhos em realidade, ele pretende cursar administração com foco em Finanças Pessoais.

“Eu busco liberdade de expressão e financeira. Para isso, preciso compreender como administrar os meus gastos e administrar a minha vida como se fosse uma empresa real. Onde eu sou o dono, o funcionário e tudo”, define.

Do outro lado de São Paulo, mais especificamente em Franco Rocha, na Região Metropolitana da cidade, os caminhos até a universidade passam pela inquietação de quem pretende conhecer e conquistar cada detalhe possível de ser desbravado neste mundo. É com curiosidade presente nas personalidades das pessoas jovens, que possuem uma sede natural por descobertas pessoais, que Giovanna Oliveira Correia da Silva expõe em metas os seus desejos: estudar de tudo um pouco.

Convivendo em um ambiente tranquilo, como ela mesmo define, a jovem divide o lar com os seus pais. Ao lado deles, a estudante possui a oportunidade de realizar uma agenda de estudos saudável, com cerca de três horas de dedicação diária. Através das suas lentes de óculos, os olhos castanhos escuros de Giovanna demonstram a vontade de explorar o novo.

“Eu sei que sou muito nova, mas pretendo estudar muitas áreas ainda! Eu quero cursar Publicidade e Propaganda, depois Letras e me aperfeiçoar em inglês. Acredito que são cursos e profissões que exploram o que tem de melhor no mundo”, exalta.

A estudante revela que suas expectativas com o Programa Já É, do Fundo Baobá. Para ela, a iniciativa representa a possibilidade de tornar os seus objetivos em realidade, já que será a primeira vez que fará a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – contará com acompanhamento profissional. Além deste passo importante, Giovanna acredita que é uma oportunidade incrível de conhecer e conectar-se com outros jovens que possuem a mesma determinação de ingressar no ensino superior.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA