Apoio do instituto foi fundamental para consolidação do Programa Negras Potências

Por Ana Tacite*

O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) chega aos 20 anos com sua trajetória focada no objetivo de contribuir para mudar vidas. Criado em 1999, com o intuito de maximizar o investimento social privado realizado pelo Sistema Coca-Cola (fabricantes e Coca-Cola Brasil), trabalhamos para promover a transformação social em larga escala, utilizando as fortalezas do Sistema e de nossos parceiros. 

Ao nos preocuparmos com a transformação social em larga escala, a causa da equidade racial é muito relevante. A desigualdade social é um enorme desafio no Brasil e as diferenças econômicas e sociais são mais profundas quando relacionadas à raça e ao gênero. 

Por exemplo, hoje, os negros são 55,8% da população brasileira, mas essa proporção não se reflete no mercado de trabalho. A trajetória rumo a uma maior igualdade deve ser um esforço coletivo e intencional. Todos precisamos refletir e estar atentos a vieses e estereótipos e facilitar a criação de espaços e oportunidades iguais para negros e mulheres. 

As empresas, entre outras ações, precisam olhar tanto para suas práticas internas de recrutamento, seleção, contratação, retenção e promoção, como também procurar contribuir com o fomento de igualdade racial através de seus investimentos sociais. 

Precisamente foi nessa procura de realizar investimentos sociais focados nessa temática que iniciamos a parceria com o Fundo Baobá, uma organização que tem a equidade racial como sua causa principal. 

Ana Tacite (Coca-Cola Brasil)

Essa parceria tem ajudado a aprender e entender os caminhos que podemos transitar para apoiar organizações e lideranças negras. Juntos, desenvolvemos iniciativas como os editais Cultura Negra em Foco e o Negras Potências, os quais focaram em promover tanto a cultura afro como também contribuíram para fortalecer o trabalho que muitas mulheres negras estão fazendo hoje como ativistas ou empreendedoras, no Brasil. 

Contar com a parceria do Fundo Baobá foi crítico também para chamar e identificar as organizações e projetos que seriam apoiados e para desenhar ações apropriadas – no caso dos editais. 

(*) Ana Tacite é gerente de Programas Sociais do Instituto Coca-Cola Brasil

Negras Potências

Iniciativas para promover o empoderamento feminino negro por meio de matchfunding foram viabilizadas com colaboração da Coca-Cola

Ver a realidade de mulheres e meninas negras ser transformada por meio de projetos que as capacitem e as incluam na sociedade de forma digna é apenas um dos objetivos do Programa Negras Potências. Ele conta com um fundo de R$ 500 mil para turbinar campanhas de financiamento coletivo por meio de matchfunding (a cada 1 real recebido, mais 2 são automaticamente acrescidos à arrecadação). Esse modelo de financiamento coletivo do Fundo Baobá de Equidade Racial só é possível graças à ação de parceiros como a Benfeitoria, além dos apoiadores Instituto Coca-Cola e Movimento Coletivo.


Criado em fevereiro de 2018, ele impulsionou 13 iniciativas que ajudam a reduzir a desigualdade de gênero no Brasil. Foram viabilizadas as seguintes ideias que se transformaram em ações efetivas: AfroRicas, do Coletivo ECOAR (DF); Revista Arquitetas Negras, das Arquitetas Negras (MG); Casa das Pretas, do Centro Coisa de Mulher; Afreektech, do Movimento Black Money (SP); Afrolab – Mulheres Negras, Múltiplas Potências, do Instituto Feira Preta (SP); Amora Brinquedos Afirmativos, da Amora Bonecas (BA); Cores Femininas, do Movimento Social e Cultural Cores do Amanhã (PE); Investiga Menina, do Grupo de Mulheres Negras Dandara no Cerrado (GO); Doula a Quem Quiser, da Associação de Doulas do Estado do Rio de Janeiro (RJ); Sororidade – uma nova forma de relação, da Escola Pernambucana de Circo (PE); Corpos Invisíveis, do Outubro Filmes (RJ); Costurando Sonhos, da SempreMulher Instituto de Pesquisa (RS); e Circuladô de Oyá (UNEAFRO Brasil/SP).

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