1 – Como faço para me inscrever?

Basta preencher um o formulário que se encontra aqui.

2 – Quais são os pré-requisitos para participar desse edital?

Poderão se inscrever jovens de 17 a 25 anos, de ambos os sexos, diferentes identidades de gênero e orientação sexual, residentes em São Paulo e região metropolitana, que já tenham concluído ou estejam cursando o 3º ano do ensino médio, em 2021, em escolas públicas e morar na cidade de São Paulo ou nas cidades da região metropolitana. O Programa prioriza jovens de sexo masculino, jovens transsexuais, jovens mães, jovens que tenham cumprido medidas socioeducativas, jovens que residem em bairros, territórios ou comunidades periféricas. 

3 – Eu moro em São Paulo mas estudo em outro município da Grande São Paulo. Posso participar?

Sim, o edital é para pessoas que residem em São Paulo e região metropolitana de São Paulo.
A região metropolitana de São Paulo é formada pelos seguintes municípios: Arujá, Barueri, Biritiba-Mirim, Caieiras, Carapicuíba, Cajamar, Cotia, Diadema, Embu, Embu-Guaçu, Francisco Morato, Franco da Rocha, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Itapecerica da Serra, Itapevi, Jandira, Juquitiba, Mairiporã, Mauá, Mogi das Cruzes, Osasco, Poá, Pirapora do Bom Jesus, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Pirapora do Bom Jesus, Santana de Parnaíba, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, São Lourenço da Serra, Taboão da Serra e Vargem Grande Paulista.

4 – Eu faço 17 anos em 2021. Posso participar?

Sim, desde que esteja cursando o terceiro ano do ensino médio. A seleção ocorre este ano, mas o programa começa em 2021. 

5 – Eu faço 26 anos em 2021. Posso participar?

Não porque o programa começa em 2021 e o limite é para jovens com até 25 anos. 

6 – Vou concluir o terceiro ano do ensino médio em 2021. Posso participar?

Sim – o edital é para jovens que tenham concluído ou estejam cursando, em 2021, o 3º ano do ensino médio em escolas públicas e que residam na cidade de São Paulo ou região metropolitana. 

7 – Eu deveria estar no terceiro ano do ensino médio em 2020 mas por causa da pandemia não estou conseguindo estudar e talvez repita o segundo ano este ano. Posso participar?

Não. O edital é para quem esteja cursando o terceiro ano do ensino médio ou para quem já concluiu. 

8 – Além de financiar o cursinho pré vestibular, o que mais o edital irá oferecer? 

Uma vez selecionadas, as e os jovens receberão bolsa de estudos em um cursinho preparatório para o vestibular, terão as despesas de transporte e alimentação custeadas, participarão de atividades voltadas para o enfrentamento dos efeitos psicossociais do racismo e outras que contribuam para a ampliação de suas habilidades socioemocionais e vocacionais, incluindo programa de mentoria.

9 – Eu irei receber dinheiro do Fundo Baobá para custear essas despesas?

Não. O apoio do Fundo Baobá às pessoas selecionadas não envolve doação de recursos financeiros. O apoio será disponibilizado por meio da prestação de serviços (pagamento das despesas mensais do cursinho pré-vestibular, assessoria psicossocial, assessoria para atividades socioculturais, vale transporte e alimentação). 

10 – Serei cobrado de resultados? Sou obrigado a passar no vestibular ao fim do programa? 

O objetivo do programa é proporcionar condições que favoreçam a entrada na universidade, mas caso as pessoas apoiadas não sejam aprovadas em vestibulares que ocorrem em 2021, elas terão direito a mais 06 (seis) meses de curso preparatório, demais serviços e benefícios incluídos no programa. Porém ao longo do programa as pessoas serão avaliadas e caso a presença em atividades obrigatórias seja inferior a 75% e os relatórios não sejam apresentados, o apoio poderá ser suspenso. 

11 – Que tipo de relatório eu terei que apresentar?

As(os) jovens selecionados(as) receberão modelos e orientações sobre como apresentar relatórios mostrando seu desempenho ao longo do projeto.

12 – Se eu precisar me ausentar durante alguns meses do projeto, por motivo de força maior, poderei retornar depois ou no ano seguinte?

O caso será avaliado. 

13  – Como será a seleção?

Serão três etapas:

  • A primeira etapa (de 4 a 23 de setembro) será eliminatória, feita com base na análise do formulário de requerimento. Serão levados em conta o perfil etário, local de residência e trajetória educacional das pessoas interessadas.   
  • A segunda etapa (de 5 de outubro a 10 de novembro) será classificatória e incluirá entrevista individual, realizada em ambiente virtual,  conduzida por profissionais especializados.  
  • A terceira etapa (de 23 a 30 de novembro) também será classificatória e será realizada por um comitê de seleção composto por membros dos órgãos de governança e especialistas na área de educação para o ingresso no ensino superior.

14 – Quando será a data da divulgação da seleção final?

 A lista de pessoas selecionadas será divulgada no site do Fundo Baobá e redes sociais, até o dia 10 de dezembro de 2020.

15  – Como fico sabendo se fui selecionado?

Em todas as etapas de seleção o Fundo Baobá entrará em contato por e-mail ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE com as pessoas selecionadas. Por isso, é muito importante checar também a caixa de spam do e-mail.

16 – Após terminar o preenchimento do formulário, eu não recebo um e-mail de confirmação. Como vou saber que meu projeto foi enviado? 

Quando todas as perguntas do formulário são respondidas, deve-se apertar o botão concluído. Neste momento aparece na tela uma mensagem de agradecimento pelo interesse. Ela então deve apertar concluído novamente para que o formulário entre no sistema.


17 – Quando começam iniciam as atividades?

As pessoas selecionadas assinarão contrato com o Fundo Baobá em fevereiro. As atividades terão início em março de 2021

18  – Haverá lista de espera?

Sim, caso haja desistência as pessoas selecionadas, aquelas que estiverem na lista de espera serão convocadas. Nesse caso, a convocação irá acontecer no início de março de 2021.

19  – Eu posso perder a bolsa? 

Caso a presença em atividades obrigatórias seja inferior a 75% e os relatórios não sejam apresentados, o apoio poderá ser suspenso. 

20 – Como receberei o auxílio para transporte e alimentação?

Em forma de vale transporte e vale alimentação 

21 – Eu precisarei prestar contas do dinheiro gasto com transporte e alimentação?

Não será necessário.

22 – Eu posso escolher o cursinho pré-vestibular ou vocês escolhem?

A escolha do cursinho será feita pelo próprio Fundo Baobá, através de um convênio pré estabelecido com a entidade.

23 – Em qual cidade irá acontecer as aulas?

As aulas irão acontecer somente no município de São Paulo

24 – Não tenho e-mail, preciso criar um? 

Sim. É primordial criar um endereço de e-mail porque, a partir a inscrição, este será o canal de comunicação do Fundo Baobá para Equidade Racial com todos os candidatos. Então, é necessário criar e verificar novas mensagens com frequência.

25 – Mas se eu ainda tiver dúvidas, como faço?

Envie e-mail para duvidaseditais@baoba.org.br.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA