Trajetória do Fundo Baobá é destaque no programa Trace Trends

No dia 19 de janeiro, o Fundo Baobá para Equidade Racial teve a sua trajetória apresentada no programa Trace Trends, na Rede TV.

Apresentado por Alberto Pereira Jr. em parceria com a Xan Ravelli, o programa exalta a cultura negra brasileira, através da música, entre outras linguagens, além de entrevistar personagens que contribuem com essa proliferação negra no país. Sendo assim, a diretora-executiva do Fundo Baobá, Selma Moreira, foi entrevistada no quadro Afronegócios, voltado para o empreendedorismo negro.

Logo no VT inicial, temos uma imagem, retirada do nosso vídeo institucional, contando com a fala inspiradora da nossa fundadora, e membro do conselho deliberativo, Sueli Carneiro:  “O Baobá vem para apoiar o ativismo, a militância e as organizações que estão comprometidas com a promoção da equidade racial”.

Em sua fala, Selma Moreira fez questão de apresentar a organização: “O Fundo Baobá é uma iniciativa baseada na necessidade da nossa sociedade brasileira de promover ações específicas para a população negra, em função da desigualdade e do racismo existente”.

Ao ser questionada sobre o que é equidade racial e qual o papel do Fundo Baobá diante disso, Selma enfatizou: “Equidade racial é fundamental para gente pensar no nosso processo de desenvolvimento em toda sociedade. Não se pode pensar em um país que se desenvolva, que tenha possibilidade de progresso, à partir da não-inclusão. Portanto, quando a gente fala da equidade, a gente fala de promover condições de desenvolvimento e acesso a todas possibilidades de uma maneira justa”. Na ocasião, a diretora-executiva falou dos quatro eixos programáticos que são os pilares da organização: Viver com dignidade, desenvolvimento econômico, educação e comunicação e memória. “Quando a gente fala desses eixos, falamos das temáticas que estão conectadas com a nossa missão institucional e com a necessidade apresentada pelo campo social no Brasil. Então quando a gente olha para o processo de desenvolvimento à partir de investimentos locais em lideranças e organizações sociais negras, para que eles possam desenvolver ações e trabalhos dentro dos quatro eixos programáticos prioritários, a gente está executando a nossa missão e dialogando com o que a gente acredita e que possa contribuir para a transformação sistêmica do nosso país”.

Selma também foi perguntada sobre o trabalho do Fundo Baobá, em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus: “Nós desenvolvemos editais emergenciais de apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade”, relembrando dos editais Doações Emergenciais e o edital Primeira Infância no Contexto da Covid-19.   

A matéria encerra com um mais um VT do nosso vídeo com a fala do ex-presidente do conselho deliberativo, Hélio Santos “Portanto eu vejo a longo prazo o Baobá como um instrumento importante, tendo o compromisso com a consolidação da democracia no Brasil”.

A entrevista completa, você confere aqui

A participação da Selma Moreira no no programa Trace Trends, foi destaque no Portal Segs.

 

Apoiados do Fundo Baobá são destaques na mídia

Karen Franquini e Luciane Reis, ambas apoiadas pelo Fundo Baobá no edital Programa de Aceleração e Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, foram destaques na imprensa em janeiro.

A engenheira da produção carioca, Karen Franquini, foi entrevistada pelo portal de empreendedorismo Projeto Draft, falando da sua trajetória como bolsista universitária na PUC-Rio e as dificuldades de ingressar no exigente mercado de trabalho: “Sou uma mulher negra e de origem periférica, então essa oportunidade (no ensino superior) foi muito importante. Mas eu não tinha inglês fluente, intercâmbio, nenhuma experiência relevante na área e nenhuma especialização”. À partir do momento que ela começou a analisar a sua trajetória e a de outros jovens com o mesmo perfil, Karen entendeu que não bastava apenas se capacitar, que era preciso que as empresas adotassem processos de seleção mais inclusivos. E foi justamente a partir dessa ideia que ela fundou a Ganbatte, um negócio social que conecta micro e pequenas empresas a jovens diversos. Sendo apoiada do Programa Marielle Franco, Karen destacou a importância do apoio na consolidação da Ganbatte: “Com esse apoio, comecei a me desenvolver, fiz várias formações de mentoring e coach, e abri, em setembro deste ano, meu segundo negócio, minha marca pessoal, focada em mentoria de carreiras”.

Karen Franquini, engenheira de produção e fundadora da Ganbatte

Para ler a matéria completa e saber mais sobre a trajetória da Karen e o trabalho realizado pela Ganbatte, veja aqui.

A publicitária formada pela Universidade Católica do Salvador, especialista em Produção de Mídias para Educação Online – SEAD/UFBA, mestranda em Desenvolvimento e Gestão Social – CIAGS/UFBA e presidente do Merc’afro (uma plataforma voltada ao empreendedor negro na diáspora), Luciane Reis, foi destaque no Portal Soteropreta, com o “Projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro”, que tem o intuito de contribuir para o fortalecimento, crescimento e visibilidade dos empreendedores negros e negras da região metropolitana de Salvador durante e pós pandemia provocada pelo Covid-19. Na ocasião, o projeto promoveu um curso gratuito e completamente virtual, com carga horária de 32 horas, contando com especialistas da temática afroempreendedora do Brasil, que articulam a Escola Nacional – PROMOAFRO. Além do curso, os inscritos contarão com acompanhamento técnico de desenvolvimento, durante três meses, com a finalidade de acelerar os seus negócios.

Luciane Reis, publicitária e idealizadora do Projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro

Além de Luciane Reis, faz parte da organização o especialista em marketing digital, Marlon Rodrigo Malachias.

Para saber mais sobre a iniciativa, basta ler a matéria completa aqui.


Fundo Baobá na imprensa em janeiro:

19/01/2021 – Divulgação do Trace Trends, que teve a participação da Selma Moreira:
https://www.segs.com.br/eventos/271793-grupo-menos-e-mais-e-o-convidado-desta-terca-feira-19-01-do-trace-trends 

19/01/2021 – Fundo Baobá no Trace Trends:
https://www.facebook.com/fundobaoba/videos/2808488252744665

 

Matérias sobre apoiados do Fundo Baobá

11/01/2021 – Karen Franquini – Apoiada do Programa Marielle Franco: https://www.projetodraft.com/diversidade-nao-e-so-discurso-a-ganbatte-quer-ajudar-a-sua-empresa-a-contratar-jovens-perifericos/ 

27/01/2021 – Projeto Owodúdù Empreendedorismo Negro realiza curso virtual!:
http://portalsoteropreta.com.br/projeto-owodudu-empreendedorismo-negro-realiza-curso-virtual/

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA