Aliança entre Fundos lança site oficial e infográfico com resultados da estratégia inédita no campo da filantropia para justiça social

A Aliança entre Fundos – iniciativa que reúne o Fundo Baobá para Equidade Racial, o Fundo Brasil de Direitos Humanos e o Fundo Casa Socioambiental – está lançando o site oficial (aliancaentrefundos.org.br) onde reúne as narrativas sobre os primeiros projetos apoiados pelo grupo em 19 estados brasileiros.  Também está disponível na página o infográfico “Aliança entre Fundos: uma nova proposta de filantropia colaborativa no país”. O documento mostra numa linguagem acessível resultados alcançados ao longo de 2022.

A nova página traz informações estratégicas para que investidores, parceiros/as e sociedade civil entendam como surgiu a iniciativa, o que motivou os 3 Fundos a estarem em aliança e qual o conceito de filantropia colaborativa tem norteado essas ações.

Também fortalece as narrativas dos quilombolas e indígenas, ampliando a visibilidade das ações e estratégias dos projetos apoiados para superar os obstáculos socioeconômicos agravados durante a pandemia da COVID-19. Os primeiros resultados podem ser conferidos no Infográfico disponibilizado no site.

Governança

Ao navegar pelo site da Aliança entre Fundos, entende-se o porquê esta iniciativa oferece um novo caminho para a governança colaborativa no campo da filantropia para a justiça social:  “esta ação colaborativa é inédita por colocar a colaboração como eixo estratégico desde a captação dos recursos financeiros até a governança a fim de alcançar eficiência e potencializar os resultados com foco na transformação social. Unidos no propósito de contribuir para a justiça social, racial e ambiental, criamos um modelo de governança, em constante aprimoramento, com base em esforços e resultados coletivos. Tudo pensado e implementado em conjunto, respeitando as singularidades de operação grantmaker de cada Fundo e a relação que temos com os donatários”, afirmam os 3 Fundos que compõem esta iniciativa.

De acordo com os Fundos, trata-se de uma proposta de longo prazo. “Num primeiro momento, elegemos trabalhar com povos indígenas e quilombolas, vislumbrando reduzir os danos e o impacto das desigualdades agravadas pela pandemia. Sabemos que caminhos colaborativos necessitam de tempo para sua construção; e esta pandemia não é a primeira e nem a última crise aguda que tem ameaçado o mundo e afetado de forma diferenciada essas populações, basta pensarmos no lugar que ocupam as necessidades e expectativas destes grupos na agenda de mudanças e justiça climática”, explicam.

Infográfico

O infográfico “Aliança entre Fundos: uma nova proposta de filantropia colaborativa no país”, disponível no site, mostra como o que foi construído pelos Fundos em aliança, as oportunidades geradas, as inovações e os investimentos. Também mostra o resultado de uma ação inédita de comunicação, liderada pelo Coletivo de Comunicação da CONAQ e Coletivo de Comunicação Mídia Índia. Respectivamente, esses coletivos representam os principais protagonistas da comunicação quilombola e indígena atualmente no país.

A Aliança entre Fundos surgiu em 2021 no âmbito da Rede de Filantropia para a Justiça Social, atualmente identificada como Rede Comuá. A ação estratégica e inovadora foi forjada nas trocas e diálogos entre os Fundos sobre os obstáculos e aprendizados surgidos no fortalecimento da agenda para justiça social durante a pandemia da COVID-19. Atualmente, a iniciativa apoia 78 projetos de comunidades quilombolas e povos indígenas localizados em 19 estados brasileiros.

Navegue no novo site www.aliancaentrefundos.org.br

Conheça o infográfico “Aliança entre Fundos: uma nova proposta de filantropia colaborativa no país” disponível aqui

Saiba mais sobre os Fundos que compõem esta aliança:

Fundo Baobá para Equidade Racial https://baoba.org.br/

Fundo Brasil de Direitos Humanos https://www.fundobrasil.org.br/

Fundo Casa Socioambiental https://casa.org.br/

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA