Associação Quilombola de Patos III Fortalece suas Potências Através de Edital

Por Ingrid Ferreira

A Associação de Patos III, que fica localizada no município de Campo Formoso na Bahia, foi fundada em 24 de julho de 2012 e é uma das organizações apoiadas no Edital Quilombolas em Defesa: Vidas, Direitos e Justiça.

A Associação, que foi criada através da parceria dos moradores da comunidade com as lideranças do sindicato dos trabalhadores rurais da região, foi pensada como um órgão para auxiliar, amparar e organizar as necessidades da comunidade quilombola na  busca de melhorias para o território e membros.

Como consta na fala da Aliete Alvez da Gama, atual Secretária da Associação: “A Associação é uma ferramenta de poder para nós da comunidade, é através dela que apresentamos e defendemos as nossas reivindicações para as autoridades, tanto municipais, quanto estaduais e federais. Nós da Associação estamos participando dos editais e lutando pelo acesso às políticas públicas, voltados para a cultura, educação, agricultura familiar, direitos sociais e ambientais”.

Aliete Alvez da Gama – Atual Secretária da Associação de Patos III – Campo Formoso / BA

Aliete conta que os membros da  Associação, tiveram conhecimento do edital do Fundo Baobá através de um grupo de WhatsApp, e decidiram escrever um projeto que visasse fortalecer os quintais produtivos já existentes na comunidade, a criação de aves, as hortaliças e árvores frutíferas, que é fruto de um trabalho realizado por jovens e mulheres do território. 

E a Secretária relata que: “Com o projeto do Fundo Baobá, nós conseguimos contemplar 9 famílias que tem tido melhorias nas suas produções; já conseguimos comprar tela para estruturar os quintais produtivos, fazendo a divisão entre as partes das hortaliças, frutíferas e a criação de aves (galinha caipira), e o pessoal também recebeu sementes de hortaliças e plantas frutíferas, aumentando a produtividade e diversidade de seu quintal”.

Além disso, Aliete conta que havia um certo preconceito com a Associação por ela ser criada e coordenada por mulheres e jovens, mas que com o edital do Fundo Baobá e a participação da Associação em outros projetos, os moradores têm levado o trabalho da organização mais a sério e se envolvido cada vez mais, além de despertar a admiração e respeito de seus vizinhos.

A Associação de Patos III através de suas atividades, têm provado a importância das ações coletivas, pois é através delas que tem construído ações de desenvolvimento e fortalecimento territorial e da própria Associação.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA