Liderança multipotencial, Brígida Rocha dos Santos, atua na luta contra o trabalho escravo no Maranhão e em outros estados do país

Assistente Social de formação, a liderança maranhense atua em diversas áreas dos Direitos Humanos

Por Juliana Dias*

Quando a maranhense e assistente social Brígida Rocha dos Santos se inscreveu para ser uma das bolsistas da 1ª turma do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, ela não esperava que os números fossem impactar de maneira tão significativa na continuidade e fortalecimento de sua trajetória enquanto liderança negra com atuação no combate ao trabalho escravo.

O Programa, que é uma ação do Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a Fundação Kellogg, o Instituto Ibirapitanga, a Fundação Ford e a Open Society Foundations, proporcionou a Brígida, em dois anos: fazer 13 cursos, 3 mentorias e 4 imersões; escrever 6 artigos; ampliar sua participação nas redes sociais; e integrar uma plataforma para visibilidade de assistentes sociais.

Brígida Rocha recebeu em 2015 um Prêmio de Direitos Humanos na categoria Combate e Erradicação do Trabalho Escravo. Em entrevista, a maranhense da cidade de Açailândia, nos conta como as trocas com outras mulheres negras potencializou sua atuação e contribuiu para sua autoestima e autonomia financeira dentro do campo profissional, pessoal e do ativismo.

  • Como começou sua trajetória enquanto liderança negra?

Iniciou na igreja enquanto catequista, e aí logo vem o convite, ainda adolescente, para trabalhar numa rádio comunitária em um programa infantil. Assim, eu fiz o percurso de aprender tudo sobre comunicação na rádio comunitária e aí ficava acompanhando as crianças, apresentando o programa, mas me envolvendo já com as pautas de direitos humanos, principalmente do tema trabalho escravo e trabalho infantil. E aí estudava, fazia cursos, fui até para experiência de estágio como professora, mas recebi esse convite para passar a atender pessoas vítimas de trabalho escravo. Era a possibilidade de um projeto que havia surgido na ONG Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos. É uma ONG que tinha criado essa rádio comunitária, então já trabalhava com essa temática desde sua fundação. E no período de 2005, eles com um projeto tiveram a possibilidade de contratar alguém, aí me deram esse desafio para em três meses aprender as técnicas do atendimento às vítimas de trabalho escravo. A partir disso eu fui me desenvolvendo, até mesmo em conhecer a realidade do trabalho escravo contemporâneo, pois o que eu tinha era mais a partir do que eu lia, visões muito fechadas sobre aquilo que a gente aprende nas escolas.

Foi um divisor de muitas mudanças pra mim, de ideias, de compreensões. Assim fui me destacando nessa temática, estudando bastante, sempre nessa parte de atendimentos, mas fui recebendo outras funções, outras missões, como coordenar equipes de atendimentos, fazer palestras, participar de atividades específicas, organizar eventos. E a gente nesse processo de acolher trabalhadores foi conseguindo também atender pessoas de outros estados.

Eu sempre tive esse contato com o tema da Campanha de Combate ao Trabalho Escravo e é uma campanha nacional da Comissão da Comissão Pastoral da Terra (CPT). Então, em um período eles se juntaram (o Centro de Defesa e a CPT) e fizeram uma indicação para eu receber um prêmio de direitos humanos na categoria de combate ao trabalho escravo, por entender dessa contribuição que eu vinha tendo diretamente.

  • Quando foi esse prêmio?

Foi em 2015. É um prêmio nacional, que foi entregue pela presidenta Dilma na época. Foi em Brasília e foi um grande momento quando esse prêmio apareceu. Uma gratidão muito grande permanece, pela confiança dos trabalhadores. Eu vejo que esse destaque todo foi devido a qualidade do atendimento, mas principalmente da aceitação, da recepção, da força dos trabalhadores que possibilitaram isso. Na minha trajetória toda eu sou conhecida como alguém que atende vítimas de trabalho escravo, que orienta, que faz encaminhamentos, articulações e trata dessa pauta. Mas, eu faço outras coisas. Também atendo mulheres vítimas de violência e também atuo nessa pauta do trabalho infantil.

Minha profissão é Serviço Social, sou assistente social, me formei em 2013. Eu tinha muito sonho de me formar em direito e por questões econômicas e por não conseguir a vaga na faculdade pública, eu não cursei. Então, depois eu consegui entrar no Serviço Social que era um curso de valor menor, com parcelas econômicas. Tão logo fui contemplada pelo PROUNI, fui bolsista integral. Fiz a graduação em Serviço Social e uma pós em gestão pública por outra faculdade estadual. É esse o meu nível de escolaridade, mas antes eu já tinha feito magistério. Sempre fiz muitos cursos nessa área de direitos humanos, participei de vários eventos nacionais e internacionais (dentro do Brasil) nesta pauta da migração forçada, do trabalho escravo. Em relação às mulheres, em especial, eu estive participando de algumas atividades de encontros de mulheres. Mas, nessa pauta da mulher negra, da raça, isso foi uma vivência que eu consegui através do projeto financiado pelo Baobá, do Programa Marielle Franco. 

  • E como é a Brígida Rocha dos Santos fora desses espaços de militância?

Eu sou mãe, tenho duas crianças de 11 e 13 anos. Eu resido no município de Açailândia, no estado do Maranhão. Eu sou natural desse município, mas trabalho em municípios diferentes pela minha relação com essa pauta do trabalho escravo e minha integração na Comissão Pastoral da Terra. Eu fico aqui no Maranhão, mas contribuo com os demais estados nessa discussão da pauta de trabalho escravo e a gente vem trazendo essa contribuição da visibilidade das mulheres vítimas do trabalho escravo, que é um contexto antes não muito discutido, era sempre tratado pela situação dos homens. Então, eu percebo que eu venho me desenvolvendo, aprendendo, conhecendo mais a partir do acompanhamento que eu tenho com comunidades quilombolas, comunidades tradicionais aqui no estado. Isso permite eu me desenvolver pessoalmente e também profissionalmente, e contribuir para o movimento quilombola do Maranhão. É um movimento que eu apoio e acompanho desde 2013. Aprendo muito com eles e também com a CPT.  Eu me vejo como alguém que é assistente social, comunicadora, mãe e faz várias coisas. Eu também crio outras estratégias empreendedoras, como vendas de roupas íntimas e assim eu vou seguindo a vida. Eu estudo bastante, mas sempre em relação a esses temas das quais eu já trabalho. Minha pós, meu TCC, por exemplo, foram com tema sobre trabalho escravo. 

  • Isso tudo que você é, representa e faz, significa ser uma liderança multipotencial, como você nomeia no seu projeto?

Eu me vejo como liderança multipotencial por eu estar em vários espaços, tanto com mulheres, com movimentos e com diversas temáticas. Eu tenho esse foco do trabalho escravo, porém eu participo de outras, tanto devido a minha profissão quanto às afinidades que eu tenho. Eu contribuo também nessa parte de formação de comunicadores; enquanto assistente social contribuo tanto em atividades técnicas, como na formação de alunos, de discussões do curso em si, como professora, facilitadora, convidada para atividades específicas, mas principalmente pelos atendimentos com as comunidades quilombolas. É uma trajetória complicada, mas muito gostosa. Quando precisei ficar algum tempo parada nesse período da pandemia, o início foi um pouco complicado, eu estava me sentindo bloqueada. Eu dizia: “Eu tenho que acordar. Essa não é a Brígida. Eu tenho que me envolver”. O Programa, por exemplo, me ajudou muito. Esse período da pandemia foi difícil, mas abriu muito essa possibilidade de estudo, de interação com outros grupos. Essa visão de estar nos espaços virtuais, que foi um desafio, mas que foi necessário e importante e que abriu grandes oportunidades. 

  • Como tem sido atuar em uma rede de assistentes sociais (a Ikesocial)?

A Ikesocial é um espaço mais para dar visibilidade às assistentes sociais, inclusive a gente vem passando por formações, discussões tanto em grupo de Instagram quanto de WhatsApp. A gente troca experiências e isso tem sido muito importante, como também é uma das bases para eu poder entrar no processo de melhor fazer minha avaliação profissional, de estabelecer preços. É uma revisão de, enquanto assistente social, eu posso fazer os trabalhos de forma autônoma sem ter que estar com vínculo trabalhista diretamente. A pessoa que faz a gestão, que é quem fundou, é também uma assistente social negra, que passou por esses desafios que a gente passa. Eu vejo como um espaço interessante que também serve para eu poder divulgar, apresentar meus trabalhos. E essa visibilidade é acompanhada de muitas formações. Para mim tem sido um grande desafio, eu me formei em 2013, porém vim ter alguns conhecimentos mais específicos desse grande leque de oportunidades já a partir desse envolvimento com a Ikesocial. Até melhorei meu Instagram, mas ainda tem coisas que eu preciso pôr em prática. 

  • Essa presença no Instagram foi algo novo dentro dessa sua experiência com a Ikesocial e com o Programa Marielle Franco? 

A orientação deles é que a gente crie um Instagram específico enquanto assistente social para dar essa visibilidade profissional, porém o meu Instagram que eu já tinha a muito tempo vivia parado. Eu não movimentava. Aí quando eu comecei a movimentar foi quando eu entrei no Programa Marielle Franco. Então, eu comecei a postar coisas no Instagram já a partir da entrada dentro do Programa, só que ainda não tinha essa grande visibilidade, eu não tinha muitos seguidores. Depois eu entro com a Ikesocial e eles vem incentivando essa melhoria do Instagram e também para melhorar a visibilidade profissional, o que eu fiz foi: não vou criar um outro Instagram como eles orientam, porque o meu também não tem muita coisa, eu só vou adequar mais para esses temas específicos e é isso que eu venho fazendo. Então assim, eu tinha um número tão baixo, acho que era menos de 300 pessoas. Esses dias eu não olhei ainda, mas suponho que está em 900 e poucas pessoas. Como também a visibilidade nos temas, nas matérias que consegui desenvolver, textos junto ao [Portal] Geledés. Então, assim essa parte de dar visibilidade a profissional Brígida, enquanto assistente social, enquanto liderança feminina negra, enquanto mulher que trabalha dentro dessa temática do trabalho escravo, pra mim é um grande resultado. Foi um grande desafio e eu vejo como resultado isso: eu consegui pensar mais em mim, me ver mais e passar isso para os outros. 

  • De que maneira a pandemia impactou nas metas que você traçou como liderança do Programa Marielle?

Eu sempre fui muito comunicativa, mas teve um período que eu me bloqueei. Eu não sei exatamente o ocorrido, mas teve um período que eu corria de lives. Alguém convidava, eu inventava desculpa, eu não queria participar desses espaços virtuais, por alguma insegurança da qual eu não sei exatamente o porquê, já que eu não tinha medo de falar. Esse foi um dos impactos que, pra mim, foi muito estranho quando eu me percebi naquele processo de não querer me comunicar. Até porque, antes eu participava bastante, mas não nos meios digitais, era sempre eventos presenciais. Creio que talvez esse tenha sido um dos motivos. Essa área virtual, de estar aparecendo nas lives, eu fiquei preocupada com várias coisas, questões de julgamento. Me perdi aí num período, mas eu reanimei depois e voltei a ativa.

A pandemia me prejudicou de concreto dentro do que eu havia planejado, na proximidade com as mulheres. Meu projeto visa dar visibilidade às mulheres vítimas de trabalho escravo, pra isso eu precisaria estar também próxima, estar em contato direto com essas mulheres. Mulheres que já haviam sido resgatadas, em períodos anteriores, mulheres que conseguiram sobreviver, sair do trabalho escravo. A pandemia me impediu no sentido de não encontrá-las, elas são do estado, mas não ficam em localidades tão fáceis, algumas eu busquei fazer agendamentos, mas não foi possível. A situação de não encontrar essas mulheres e a partir dali identificar como elas conseguiram sobreviver, quais estratégias elas utilizaram para poder resistir, sair do que elas vivenciaram, é um impacto que vejo como o mais difícil dentro do meu projeto. As outras coisas eu avalio que eu consegui ter um bom êxito, nessa coisa da partilha de saberes, porque eu participei de muitas atividades. Também de integração com outras líderes do Programa, trocamos ideias, construímos coisas juntas, fizemos artigos, participamos de lives.

Eu aprendi muito com as formações que a Baobá promoveu com os parceiros, com a Coach, com o pessoal da Criola, entre outros. De todos eu aprendi bastante. Uma coisa assim que eu vejo também que foi um grande desafio foi colocar as despesas dentro do projeto, nessa coisa pró-labore, porque é algo que, no início, eu não tinha pensado quando eu fiz o meu projeto. Ele era focado em produções, em organizar o meu registro profissional, que estava pendente.

Eu consegui me atualizar com taxas, eu consegui comprar materiais que eu não tinha, como notebook, impressora, itens de escritório, para eu poder trabalhar com tranquilidade, estudar também, poder atender as pessoas. Consegui quitar as mensalidades da internet. Pra mim essa coisa do salário de pró-labore era algo que eu não tinha pensado, nas formações e nos encontros com a Baobá fui percebendo essa possibilidade e foi o que me ajudou muito. As minhas despesas fixas, de alimentação e coisas diversas, saíram desse projeto. Antes eu nem tinha pensado, porque eu estava numa condição melhor, mas tudo mudou devido ao encerramento do projeto na organização que eu estava. Eu trabalhava com o projeto chamado Raice (Rede de Ação Integrada para Combater a Escravidão) e as vivências é direto nos quilombos, nas comunidades, aí como não podia ir mais devido aos protocolos de saúde, foram rompidas. 

 

*Esta entrevista foi realizada pelo Fundo Baobá, em parceria com a Revista Afirmativa – Coletivo de Mídia Negra.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA