Líderes Negras: O sul audiovisual da cineasta e intelectual Éthel Ramos

Por Juliana Dias*

O interesse por uma memória positiva e profunda da população negra brasileira é o Sul de Éthel Ramos. Sim, o Sul. A cineasta e intelectual carioca de 44 anos diz que cansou de ser norteada. “É o Sul que está para o mundo. A América Latina, o continente africano”. Ela foi uma das líderes negras contempladas na 1ª turma do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, uma ação do Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a Fundação Kellogg, o Instituto Ibirapitanga, a Fundação Ford e a Open Society Foundations.

Com mais de vinte anos atuando no campo audiovisual brasileiro, especificamente no gênero documental, Éthel Ramos nos conta como a bolsa oferecida pelo Baobá foi fundamental para a construção da própria autonomia na produção cinematográfica. Éthel assina a co-direção do filme “Sementes – Mulheres Pretas no Poder” (2020). 

Por meio dos recursos disponibilizados pelo Programa, ela adquiriu uma série de equipamentos, aperfeiçoou o aprendizado de idioma estrangeiro e rompeu barreiras dentro da área audiovisual. Isso fez com que ela enxergasse na linguagem da ficção um dos novos caminhos para a inclusão de sua narrativa em prol da valorização da imagem criativa do povo preto. Além disso, a líder negra relata como foram os dois anos como bolsista frente à pandemia do coronavírus, que impossibilitou os encontros presenciais, mas que possibilitou a formação de uma rede de mulheres negras que contribuíram para a sustentação do próprio autocuidado e da autoestima.

Reprodução: Site Embaúba Filmes

 

  • Quais as diferenças entre a Éthel Ramos antes e depois do Programa?

Ser bolsista do Fundo Baobá foi uma das experiências mais bonitas que eu pude participar da minha vida. Tenho 44 anos, então eu já vivi bastante experiências legais, bons encontros. Foi uma grande infelicidade nós não podermos ter tido a oportunidade de um encontro presencial, você imagina todas essas mulheres incríveis juntas. Já era bastante emocionante os encontros online de formação, isso absolutamente foi fundamental, esse processo de ajuntamento das bolsistas. Eu percebo de diferença essa certeza, de que quando as mulheres negras se reúnem, não há nada mais potente do que isso. Isso me atualiza na minha fé, na minha esperança, no meu compromisso com meu trabalho e no meu compromisso em viver bem. Encontrei com Ialorixás, que é um rolê que eu faço muito – sou uma mulher de axé – mas também, encontrei com mulheres muito jovens. E essa intergeracionalidade me fortalece muito. Foram momentos muito especiais. Tanto que, esse encontro entre nós, teve impacto no filme que eu estava realizando nesse momento. 

  • Nos conte sobre esse impacto…

Eu estou co-diretora do “Sementes – Mulheres Pretas no Poder”, que é um filme independente, com pouquíssimos recursos. Começamos a fazer com recursos próprios, depois fizemos vaquinha. Apenas na reta final que conseguimos financiamento para fazer a finalização do filme. É um filme de grande êxito na sua trajetória cinematográfica. Sementes estreou no dia 7 de setembro de 2020 e teve quase mil pessoas na live de estreia. 

Nesse momento (do apoio) eu estava montando Sementes, que é uma etapa fílmica onde o filme realmente nasce. Um dos encontros foi conduzido por Jurema Werneck e ela fez uma fala muito linda sobre a Marcha das Mulheres Negras de 2018. Nós havíamos filmado essa marcha, mas não sabia bem como encaixar. Porque o Sementes também foi um filme que foi feito no sentido de ser uma escola. Primeiro porque não tínhamos dinheiro, então não podíamos pagar as profissionais. Por isso, convocamos as mulheres pretas do audiovisual pra colar com a gente. Sementes teve momentos de grande produção para filmes sem dinheiro. Um desses momentos foi a Marcha das Mulheres Negras. A gente fazia seis equipes de fotografia, som direto e produção. Minimamente 18 pessoas na rua pra poder acompanhar cada uma das personagens. Então, na Marcha das Mulheres Negras, no #EleNão e no dia da eleição [de 2018] foi essa superprodução.

A gente não tinha condições de pagar 18 pessoas, convocamos as mulheres negras do audiovisual pra colar nesses momentos. Quem colou primeiro foram as meninas mais jovens, com pouca experiência no rolê do audiovisual. Eu fiquei um pouco ali na função de formação pra elas, então é um material irregular um pouco. Tem coisas que estão legais, outras que não estão tão legais. A gente não sabia bem como encaixar, era uma montagem difícil. Depois dessa fala de Jurema, eu falei pra Julia [Mariano, também co-diretora do filme] que tínhamos que incluir essa Marcha, porque foi um calendário fundamental na direção da reorganização política das mulheres negras. 

Esse é um caso especial, a partir da importante relevância que Jurema trouxe em um dos encontros do Programa. Mas, especificamente o que mudou para mim foi isso, uma atualização muito profunda da centralidade das mulheres negras na condução de novos horizontes.

  • Como o Programa contribuiu para sua trajetória e fortalecimento enquanto mulher negra dentro do audiovisual?

Contribuiu de forma material pra mim. Isso foi fundamental. Eu estou nesse rolê do audiovisual tem quase vinte anos e nunca conseguia ter uma câmera. É muito oneroso equipamentos audiovisuais, e pagando aluguel, fazendo filmes com o próprio dinheiro, nunca priorizei ter meu próprio equipamento. Sempre contei com o apoio dos meus colegas para poder realizar os filmes que realizei. São coisas muito concretas, os equipamentos e acessórios. Porque era sempre um corre, pega uma câmera emprestada, um microfone e agora tenho o kit completo. 

Eu estudei também, estudei na Escola de Cinema Darcy Ribeiro, fui bolsista nessa escola e só assim como bolsista pude fazer as formações que fiz. Agora eu pude escolher os cursos que eu poderia investir, curso de roteiro, curso de câmera, me atualizar na montagem. Então, eu pude pagar e isso colabora materialmente, colabora na minha formação enquanto intelectual também, de poder desenvolver uma segunda língua, porque o meu projeto é também de aperfeiçoamento da língua inglesa. Eu tive aulas duas vezes na semana de inglês e só não fui fazer o intercâmbio na África do Sul – seria a primeira vez que eu faria uma viagem internacional. Minha viagem estava marcada para junho e se instaurou a pandemia e eu não pude ir, mas essa viagem está marcada. Eu nunca pensei em fazer um intercâmbio, nem quando eu escrevi o projeto, porque era algo tão fora da minha realidade. Mas, trocando com o grupo de WhatsApp do Programa, as meninas começaram a falar do intercâmbio na África do Sul, que era possível. Então vou me jogar nessa coisa do intercâmbio. Estou um pouco melhor do que antes do programa e eu aguardo esse aperfeiçoamento rebuscado a partir do intercâmbio.

  • O que te motivou a se interessar pela linguagem de ficção?

Documentário é uma linguagem que eu domino, estou fazendo isso há vinte anos. Eu dou aulas sobre isso, tenho dado muitas aulas, sempre me dediquei à formação audiovisual, de compartilhar minha formação com pessoas de periferia, do terreiro, do sertão. O documentário é realmente minha zona de conforto, mas sei que a ficção vai poder me levar a maiores elaborações estéticas acerca da nossa cultura preta. A gente tem inúmeras histórias ainda não contadas a partir do nosso ponto de vista. Por exemplo, a Jurema tem um artigo chamado “Macacas de Auditório” – isso está na redação do meu projeto – falando dessas mulheres pretas que foram conhecidas como as macacas de auditórios dessa época da era do rádio. O que era essa época? Um momento de profunda internacionalização da cultura brasileira a partir da musicalidade. A bossa nova, por exemplo, que é um grande marco, no mundo inteiro conhecida. E a cara da bossa nova é Vinicius de Moraes, bastante Baden Powell. Só que qual é o disco fundamental da bossa nova? “Canção do amor demais”. E quem é a cara e a voz de “Canção do amor demais”? Elizete Cardoso. E onde está a minissérie sobre Elizete Cardoso, os grandes filmes de ficção sobre ela? Obstante tenhamos muitos filmes sobre Elis Regina, Maysa, essas grandes cantoras maravilhosas, fundamentais, esplêndidas cantoras brancas. Não tem nenhum filme sobre a Elizete, sobre a Dona Ivone Lara. Outro dia estava vendo uma história super interessante sobre a vinda da Josephine Baker ao Rio de Janeiro e ela indo a Madureira. É um roteiro pronto. 

  • Você pode adiantar que tipo de filme de ficção você pretende realizar?

Eu tenho muito desejo de fazer sobre Elizete Cardoso, sobre a musicalidade preta a partir de Elizete Cardoso. Na linguagem da ficção isso dá muito pano pra manga para entender o que é que é o Brasil de hoje. Se tivéssemos tido um letramento audiovisual a partir das imagens pretas, das experiências pretas, o Brasil não era o que é hoje. Quantos filmes nós temos sobre a maior experiência – não sei se cabe esse termo de experiência democrática horizontal de política de auto-organização no Brasil – que foi o Quilombo dos Palmares, e que durou 96 anos? São essas histórias que quero contar, e o documentário tem um grande poder, mas sei que a ficção é um universo de elaboração que talvez comunique melhor, porque nós temos um letramento audiovisual que vem das novelas. Eu acho que nós temos que nos apropriar dessa linguagem televisiva, novelesca para gente fazer a nossa história. Acho que nossa educação cultural, política, filosófica, vai avançar muito quando a gente tiver essas obras audiovisuais da ficção pela perspectiva preta, pela perspectiva travesti, lésbica… Eu sempre digo isso, que se as novelas investissem naquilo que a gente chama dentro do universo das mulheres lésbicas de rebuceteio – namora amiga, que namora a inimiga – as novelas seriam muito mais divertidas. A lesbofobia seria bastante menos alastrada, porque a gente tem um universo de narrativas e de humor dentro da comunidade lésbica muito grande, um universo de trama muito sofisticada, romances que só acontecem no universo lésbico. São essas histórias que quero contar, pra colaborar pra ampliação dos horizontes, não somente das pessoas negras, mas ampliação dos horizontes de todo telespectador brasileiro.

  • De que maneira a pandemia impactou nas metas que você traçou como líder do Programa Marielle Franco?

É um momento muito duro esse que a gente está vivendo. Você imagine o que seria a gente fazer formação presencial com Vilma Reis, Erica Malunguinho, Jurema Werneck. Nos encontrarmos, nos aliançarmos de maneira quase íntima, isso teria sido algo… O Programa já é de vanguarda, eu acho que se tivesse tido essa oportunidade presencial seria revolucionário, seria uma centelha revolucionária. 

O Fundo Baobá nos oportunizou fazer momentos de encontros que cuidávamos da nossa parte emocional também. Isso é um negócio inédito, isso só podia vir a partir da cabeça de uma mulher preta. Esse cuidado com a parte emocional, com a parte psíquica, momentos de relaxamento. Isso foi fundamental para passarmos por esse momento, esse carinho, essa atenção, esse ajuste das nossas frustações durante a pandemia, em face do nosso projeto. 

O ano passado eu estava toda envolvida com Sementes. Fazendo montagem, depois estreando, depois foi a carreira de fazer lives. Tinha dias que eu fazia três lives por dia. A gente fez um projeto de distribuição de impacto com a Taturana, que tem uma rede muito grande de pontos de distribuição. A gente teve essa estratégia de impacto, que eu coordenei, então eram muitas demandas. Fiquei todo o ano muito envolvida com isso.

Quando chegou janeiro e fevereiro eu caí numa depressão que eu só consegui levantar em julho. Esses encontros do cuidado foram fundamentais para a minha sobrevivência. E digo mais, nesse período, refletindo sobre pandemia, cheguei a conclusão que esse não é um período inédito para as pessoas pretas, nós já passamos por isso quando nossos ancestrais vieram sequestrados de África. Na privação do encontro, do encontro familiar, do distanciamento social. Nós viemos nessa situação e nós sobrevivemos a isso.  Então, está guardado, como diz a música de Virginia Rodrigues, “Está esculpido na mente muito além da minha consciência”. E isso me ajudou muito a entender que isso não era um momento inédito para nós pessoas pretas, que nós já havíamos passado por isso e nós sobrevivemos. E eu sou prova disso no sentido de que se eu sobrevivi a isso, meus ancestrais também sobreviveram e hoje sou uma mulher liberta, cineasta, intelectual, bolsista do Fundo Baobá. Então, toda essa energia preta que estava circulando na minha vida de uma maneira muito íntima todos os dias, era a palavra das mulheres pretas. Eu não estava falando por mim, eu estava falando pelo coletivo. Essa força que tem me salvado a vida toda.

  • Quais são seus planos para o futuro dentro desse campo do audiovisual após todas essas metas atingidas?

O mais importante de todos os meus planos é o desenvolvimento de roteiros de ficção e produção desses roteiros. Isso é mais importante. Já estou desenvolvendo, só não posso contar pra você, porque é um negócio tão bom (risos)… Deixa eu estar mais adiantada que você vai ouvir falar desses filmes e vai dizer: a Ethel vai fazer um bom caminho.

Por exemplo, eu estou no estado de Pernambuco, tenho grande paixão pelo Maestro Moacir Santos. Um homem que foi fundamental na musicalidade brasileira. Grande exemplo disso é que é ele quem ensina os acordes dos afrosambas para o Baden e para o Vinicius. Fez grandes trilhas em Los Angeles, um homem fundamental. Quantos filmes existem sobre esse homem que vai fazer 100 anos em 2026? Quantos? Isso é gravíssimo. Quando eu mostro as músicas do Maestro Moacir, as pessoas se ressentem de não conhecê-lo. Maestro Moacir está na lista desses filmes de ficção que eu quero fazer, e os filmes das mulheres lésbicas também. 

  • Quais as suas referências de cinema negro?

Everlane Moraes, Milena Manfredini, Clementina de Ouro e Ava DuVernay. São as mais importantes para mim. 

  • Quais foram os principais desafios e aprendizados que você teve durante essa jornada enquanto líder do Programa Marielle Franco?

O aprendizado foi principalmente esse de ter a certeza do respeito das mulheres negras. É algo muito radical, me informa, me forma, me ensina e me dá sul. Eu tenho dito isso que não quero mais ser norteada, mas sim suleada. É o Sul que está para o mundo. A América Latina, o continente africano. Então, o Programa me dá esse farol ao sul. Foi meu farol ao Sul.

 

*Esta entrevista foi realizada pelo Fundo Baobá, em parceria com a Revista Afirmativa – Coletivo de Mídia Negra.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA