Professora pernambucana, Maria da Piedade Marques de Souza, propõe mergulho na memória ancestral para fortalecer grupos de mulheres nordestinas

Redes de apoio e incentivo às mulheres negras são fundamentais para “erguer-nos enquanto subimos”

Por Julia de Miranda*

A filósofa estadunidense Angela Davis escreveu um texto em 1987 sobre o empoderamento das mulheres negras norte-americanas e propôs que devemos subir, unidas e nos apoiando, todas juntas. Ela sinalizou que precisamos nos esforçar para erguer-nos enquanto subimos. “Essa deve ser a dinâmica essencial da nossa busca por poder – um princípio que deve não apenas determinar nossas lutas enquanto mulheres afro-americanas, mas também governar todas as lutas autênticas das pessoas despossuídas”, pontuou Davis.

Estar de pé e seguir resistentes na caminhada implica em cuidar umas das outras (sem esquecer de si) e criar a possibilidade de novos espaços que trabalhem, politicamente, em prol da proteção e defesa de meninas e mulheres. 

É justamente partindo desse pensamento que a professora pernambucana Maria da Piedade Marques, do Recife (PE), entendeu que, ao se erguer, poderia levar outras mulheres.  Ela foi uma das contempladas na 1ª turma do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco, uma ação do Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a Fundação Kellogg, o Instituto Ibirapitanga, a Fundação Ford e a Open Society Foundations. 

Com o projeto “Mulheres Negras e Irmandade: Construindo redes de solidariedade”, a professora está construindo uma rede de irmandade de mulheres negras, através de vivências e oficinas de memórias entre mulheres de Pernambuco, do Nordeste brasileiro e do exterior. Coordenadora da Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e da Rede de Mulheres Negras do Nordeste, ela acredita que a educação, não apenas a formal, mas também os saberes orais, são a base fundamental e humana para o nosso crescimento pessoal e coletivo. “Durante o desenvolvimento do projeto tivemos encontros virtuais fantásticos, mesmo com tantas dores, a alegria sobressaiu e conseguimos nos conectar com mulheres de quase todos os estados do Nordeste”, comemora Piedade.

Confira na entrevista como foi a experiência dela no Programa, os desafios e anseios, e conheça um pouco mais do seu projeto. 

  • Como surgiu a ideia do projeto Mulheres Negras e Irmandade: Construindo redes de solidariedade?

Quando saiu o edital do Fundo Baobá eu estava como pesquisadora visitante na Universidade do Texas, nos Estados Unidos, em 2019, e de lá é que eu escrevi a proposta. Algumas questões me inquietaram ao longo da minha trajetória e surpresas da vida vieram reforçar isso. Refletia sobre a dificuldade que nós, mulheres negras da minha faixa de idade (40 a 50 anos), temos de descobrir a necessidade da língua inglesa para ampliar o diálogo. Essa era uma das minhas preocupações iniciais e a motivação para aprender o idioma nos 4 meses que eu residi no país.

Nos Estados Unidos eu tive uma grata surpresa, consegui encontrar um grupo de mulheres negras da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), elas foram as responsáveis pela vinda da Angela Davis em 2017 para a Bahia. Esse era um curso com pessoas vinculadas às organizações sociais e pude então entrar em contato com esse pessoal e acabei recebendo convites para somar nas ações.

O campo fértil que foi estar em contato com ativistas de outros países me motivou a preparar, para o edital do Fundo, uma metodologia envolvendo a solidariedade de mulheres negras de Pernambuco para apresentar no exterior. Nesse meio tempo, por questões pessoais, precisei voltar para o Brasil e não pude retornar ao intercâmbio devido a pandemia. Ser acolhida nos Estados Unidos foi algo que me tocou profundamente e me fez querer colaborar ainda mais. Ser solidária é algo de quem sabe se colocar no lugar do outro.

  • E como foi o desenvolvimento e os desdobramentos do projeto?

Com a mentoria do coaching proporcionada pelo Baobá, eu tive o auxílio na escolha por um novo caminho diante das circunstâncias. Continuo em contato com várias pessoas nos Estados Unidos, mesmo que a proposta não seja vinculada só lá, mas é onde hoje eu posso dizer que existe um  vínculo um pouco maior. O grande desejo da metodologia era poder juntar mulheres negras para conversar sobre memória, epistêmica e oral, que incluísse nossas mães, avós e tantas mulheres negras ‘anônimas’ do núcleo familiar que não são lembradas na academia. 

Com a adaptação do projeto eu consegui realizar durante esse período oficinas on-line. Iniciei construindo um percurso com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco: de forma tranquila e leve os encontros foram acontecendo no formato virtual, nada presencial e esse foi um pedido do Baobá. Outra inquietação que a prática me trouxe foi que nós passamos toda a nossa militância escrevendo ou dizendo que “as mulheres negras das nossas vidas vieram de muito longe”. Porém, é essa questão do tempo e da memória que trazem isso à tona, todavia a gente termina se afundando somente nos referenciais teóricos e esquecendo de resgatar quem realmente são as mulheres importantes, além das ativistas e intelectuais. 

Quem são essas outras mulheres que estão mais perto de nós, e algumas a gente nem sequer conhece? Eu posso não tê-la conhecido fisicamente, contudo ela tem um papel importante na nossa memória coletiva, isso não pode ser desconsiderado. As nossas rodas de conversa foram fantásticas, mesmo com dores no compartilhamento das memórias (reunimos algumas mulheres mais velhas), existiu muita alegria e força  em todos os encontros com as mulheres nordestinas, tanto das capitais como do interior. A carga emocional acessada nas trocas foi positiva e relevante para todas nós nesse momento de pandemia. Ao todo, fizemos encontros e oficinas de resgate a memórias das nossas ancestrais em seis estados da região Nordeste (Pernambuco, Paraíba, Ceará, Maranhão, Piauí e Rio Grande do Norte), os que faltaram foi por falta de tempo. Nem tudo proposto foi alcançado, mas ressignificar e mudar a rota do projeto foram essenciais para o aprendizado. 

  • No decorrer do processo, quais foram os aprendizados e conquistas?

Uma das coisas que eu inclusive levo como anseio para o futuro é que eu percebi o quanto essa experiência nos trouxe alegria. Apesar das memórias nem sempre apresentarem conteúdos lindos, muita dor emergiu e a gente conseguiu conectar as pessoas através dessa experiência sublime e luminosa.  As memórias compartilhadas nos alimentavam através da identificação com as histórias. Memórias desde o tempo que a gente era criança, e hoje, como adultas, acolhemos com gentileza e cuidado. 

Eu optei em investir no idioma, pois pretendo voltar para os Estados Unidos. Quero organizar uma grande rede e conectar as mulheres norte-americanas com as brasileiras para instigar e encontrar soluções de apoio para as nossas vivências, dessa maneira a gente avança. Como conquista, além do curso de inglês, foi conhecer outro universo, diferentes realidades e culturas durante a minha imersão. 

Pretendo voltar em breve e mostrar a nossa realidade e o que fazemos aqui no Brasil com a Rede de Mulheres Negras de Pernambuco e a Rede de Mulheres Negras do Nordeste. 

A experiência com as outras lideranças que estão vinculadas a organizações comunitárias nos Estados Unidos, a recepção, o apoio e a percepção de que é possível construir pontes, diálogos e relações de acolhimento lá e cá, é algo latente e inspirador para mim.

  • Quais são seus planos para o futuro? 

Enquanto a pandemia não acaba, eu sigo a caminhada no Brasil no passinho de tartaruga. Pretendo em breve me reunir presencialmente com os grupos e voltar às oficinas e encontros. Quero trabalhar com as imagens dessas memórias de cada uma de nós e fazer uma exposição fotográfica em todas as cidades visitadas nas reuniões. É importante que a sociedade veja e reconheça as nossas “mulheres anônimas”. Em 2023 o plano é voltar para os Estados Unidos.

 

*Esta entrevista foi realizada pelo Fundo Baobá, em parceria com a Revista Afirmativa – Coletivo de Mídia Negra.

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