Conheça a trajetória de Vanessa Maria, liderança da Rede de Mulheres Negras Evangélicas

Por Brenda Gomes*

Vanessa Maria Barboza, 32, desde muito nova teve contato com a religiosidade praticada pela sua família. Foi dentro da igreja evangélica que aprendeu valores cristãos que a acompanham até hoje. Foi lá também que começou a sentir a necessidade de questionar as estruturas que ajudaram a formar as suas experiências, não somente com a espiritualidade, mas também como mulher negra.

“A igreja me ajudou a pensar sobre minha existência neste plano. A religiosidade sempre fez parte da minha vida. Mas, tem uma hora que você para e pensa: ‘será que está tudo certo, mesmo?’ Foi quando eu comecei a perceber que tinham coisas ótimas, dentro do contexto religioso, mas que a minha formação neste espaço, foi construída a partir da lógica da branquitude.”

Assim como Vanessa, a história de muitas mulheres negras brasileiras é marcada por vivências em igrejas evangélicas. Segundo pesquisa divulgada pelo Datafolha, no final de 2019, cerca de 31% dos brasileiros são evangélicos, dentre estes 58% são mulheres, entre as quais 43% se identificam como pardas e 16% como pretas, totalizando 59% de mulheres negras. Levando em conta dados como esses e as vivências de mulheres negras dentro das igrejas, que em 2018, Vanessa fundou a Rede de Mulheres Negras Evangélicas – RMNE, um movimento que começou em Recife (PE), mas que se estendeu por todo o país. O grupo, formado por 110 participantes e 35 lideranças ativas, se propõe a fazer releituras das experiências espirituais a partir de uma perspectiva que leve em conta as perspectivas de raça e gênero, além de discutir políticas públicas e de bem viver para mulheres negras. 

Apesar de ocupar um espaço de liderança no grupo, o lugar de “líder” sempre foi questionado por Vanessa. Questionamentos que foram aprofundados durante a jornada de autoconhecimento proporcionada através do incentivo ao participar da 1ª turma do Programa de Aceleração do Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco. Uma ação do Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a Fundação Kellogg, o Instituto Ibirapitanga, a Fundação Ford e a Open Society Foundations.

“Eu me perguntava sempre que tipo de liderança eu era, e quem legitimava a minha liderança. Porque o racismo está em todas as áreas; na vida da gente, nos meios sociais, nas discussões e também no meio evangélico”, conta Vanessa, que é também assistente social. Ela diz que o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) foi muito importante para saber que o trabalho que desenvolve com o movimento progressista evangélico não está desfocado da luta antirracista, “e nem da luta coletiva das mulheres negras, essas percepções eu fui amadurecendo ao longo do Programa”, completa. 

O edital foi visto por Vanessa como uma possibilidade de dar alguns passos em sua trajetória profissional. Por isso, utilizou o recurso para subsidiar realização de cursos de aprimoramento e aquisição de equipamentos para auxiliar sua pesquisa acadêmica, que tinha como foco os grupos de mulheres evangélicas, em especial a RMNE. Para a assistente social foi também a possibilidade de pensar em sua trajetória individual.

“Eu sempre pensei em coletivo nos espaços que eu estava inserida, mas com o apoio do Baobá eu consegui pensar em mim enquanto sujeito que tem suas individualidades e histórias. Esse recurso foi uma virada de chave para Vanessa”, relata. 

Dentre as atividades que foram desenvolvidas para as mulheres apoiadas pelo Fundo Baobá, estava o encontro das lideranças. Momento que inicialmente foi utilizado para trocar experiências sobre os trabalhos desenvolvidos, mas que por conta do cenário pandêmico, se transformou em uma rede de apoio e acolhimento. 

“Quando eu me aprofundo e vou trocando experiências com outras mulheres, eu consigo ter uma visão mais amadurecida da minha trajetória. Percebo que, como talvez a única liderança que traga esse recorte religioso evangélico, dentro do grupo, eu preciso ser mais estratégica e generosa comigo e com minhas ancestrais. Ouvir outras companheiras me fez perceber que meu trajeto não deixou de ser marcado pelo racismo e machismo apenas porque sou de uma religião que é aceita pela sociedade, meu corpo ainda é de uma mulher e negra”.

 

Cidadania, fé e política

Entre os resultados apresentados por ela está o Relatório Cidadã de Fé, que teve como objetivo conhecer as noções de cidadania e acesso a direitos de mulheres evangélicas. “Eu já havia iniciado uma pequena pesquisa exploratória sobre cidadania, com algumas mulheres evangélicas. E com o apoio do Fundo Baobá eu consegui fazer o relatório final dessa análise, que ainda que pequena, demonstra um pouco desse universo”, conta. 

A pesquisa foi realizada através de entrevistas com mulheres dos estados de Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraíba, Alagoas e uma participante brasileira nos Estados Unidos. Todas com idades entre 18 e 63 anos. Apesar de demonstrar que a maior parte das entrevistadas possuem nível superior, 64% destas nunca fizeram uma formação específica sobre cidadania, 43% de todas respondentes consideram saber pouco sobre o assunto.

Em um cenário de eleições municipais (2020), a pesquisa ainda provoca reflexões em torno da influência que a organização religiosa tem sob o eleitorado, o chamado “voto de cajado”, que configura o uso do poder clerical para impor o voto da comunidade religiosa. “As representações evangélicas têm crescido nos espaços políticos, mas quem são essas pessoas? Elas de fato representam os evangélicos? Os representantes políticos evangélicos não representam esse grupo [negras evangélicas] nem nos seus corpos e nem do princípio do ponto de vista democrático. Se questionar sobre esses pontos também é pensar sobre cidadania”, explica Vanessa. 

Os primeiros relatos do movimento evangélico na política brasileira foram na década de 60, mas só tiveram uma presença mais efetiva no sistema político do país a partir da década de 80, quando as igrejas tiveram a inclusão de mais parlamentares cristãos. Nos últimos anos, a atuação da Bancada Evangélica, na Câmara dos Deputados, tem se mostrado com bastante força, o avanço na aprovação de pautas mais conservadoras que barram direitos conquistados pela comunidade LGBTQIA+ e das mulheres é um exemplo disso.

Como mestra em educação e culturas, Vanessa atribui que o poder desses grupos é estruturado em ações que, apesar de se demonstrarem como uma forma de incentivo à educação, apresentam uma “perspectiva colonizadora da mente”.

“Existem muitas pessoas que foram alfabetizadas a partir de projetos de igrejas cristãs, imagine o que essas pessoas aprenderam além da língua portuguesa? Algumas aprenderam uma interpretação fundamentalista da bíblia. Esse é um fenômeno social que vem acontecendo há anos, que muitas vezes encontram solos férteis em determinadas denominações que têm um projeto de poder político, que cooperam com a estrutura racista da sociedade.”

Sankofa e saúde mental

Quando resolveu submeter um projeto de mestrado na Universidade Federal Rural de Pernambuco, em 2017, Vanessa não imaginava que durante o processo de pesquisa ela passaria por um cenário de crise pandêmica. No final da especialização, os desgastes físicos e emocionais atravessaram a jornada acadêmica. Com esse contexto, os recursos do Fundo foram redirecionados também para cuidados com a saúde mental e próprio sustento. 

“Quando começou o lockdown eu tive uma crise de pânico, justamente pelas incertezas e instabilidade daquele momento. Eu estava desempregada, estava bem mal financeiramente. O recurso ajudou a cuidar da minha saúde mental e da minha subsistência naquele momento”, conta. 

Distanciamento social, perda de parentes e amigos, incertezas sobre o futuro e a rotina reconfigurada pela crise sanitária mundial afetou o estado emocional dos brasileiros. Segundo uma pesquisa divulgada pelo Fórum Econômico Mundial, em abril de 2021, os brasileiros ocupam a quinta posição entre os que mais sentiram uma piora na saúde mental durante o último ano, 53% das pessoas entrevistadas apontaram que a saúde mental piorou desde março de 2020.  

Para Vanessa a psicoterapia mostrou que, além dos efeitos do contexto de pandemia, os traumas adquiridos durante a vida, por conta do racismo, também influenciaram no adoecimento mental. “Na terapia eu pude entender mais como os impactos racistas, que eu sofri durante toda a minha vida, impactam a minha existência. Como o contexto, tantas vezes, fundamentalista e conservador, serviu para o apagamento da minha negritude”. 

Nessa trajetória de aceitação do seu lugar de liderança, a pernambucana também sentiu necessidade de refazer e de construir alguns caminhos para entender melhor a sua identidade. O PDI possibilitou que Vanessa realizasse um curso na área de gestão de projetos na cidade de São Paulo, onde reside a sua família paterna. Ela não tinha proximidade e essa mudança possibilitou-a se conectar com a sua ancestralidade.

“Com essa reconexão com eles, percebi o quando o racismo afeta nossas vidas em uma perspectiva intergeracional. Eu leio isso em artigos e textos, mas quando vejo que isso trouxe para mim traumas e danos emocionais que afetam na minha construção de ser menina e mulher negra, eu venho tentando reconstruir esse processo”, conta. 

Para as pessoas negras a recuperação dessa ancestralidade é o ponto de partida para a luta antirracista. Para as mulheres negras evangélicas, que sofrem a intersecção das opressões racial e de gênero, esse caminho de reconexão permite que o racismo e o machismo não sejam naturalizados dentro da sua espiritualidade.

 

*Esta entrevista foi realizada pelo Fundo Baobá, em parceria com a Revista Afirmativa – Coletivo de Mídia Negra.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA