Fundo Baobá terá financiamento do Google.Org para apoiar Projetos De Justiça Racial

O Fundo Baobá para Equidade Racial – primeiro e único fundo dedicado exclusivamente à promoção da equidade racial no Brasil – contará com financiamento do braço filantrópico do Google para apoiar projetos focados no avanço da justiça racial e no combate à violência contra a população negra no Brasil. O anúncio foi feito nesta sexta-feira, 20, Dia da Consciência Negra e envolve doações que totalizam US$ 400 mil (cerca de R$ 2,1 milhões). 

Esses recursos viabilizarão edital a ser lançado em 2021 com vistas a apoiar 10 organizações negras para execução de projetos locais focados em temas como acesso à justiça e combate à violência contra população negra, em especial a juventude negra, dentro das prioridades de investimento do Fundo Baobá  ligadas ao eixo viver com dignidade.

Além do apoio financeiro, as organizações negras de base comunitária selecionadas irão participar de jornadas de fortalecimento institucional, a fim de que, no futuro, possam ter mais autonomia para buscar novos financiamentos,  disseminar resultados e boas práticas.   Parte dos recursos doados pelo Google também irá financiar a operação do Fundo Baobá. 

“Segundo o último censo da filantropia realizado por institutos e fundações empresariais, promoção da equidade racial responde por apenas 14% dos projetos e programas apoiados”, destaca Selma Moreira, diretora do Fundo Baobá. “O apoio do Google.org tem um potencial que vai além das organizações que serão apoiadas com os recursos financeiros destinados à justiça racial. Trata-se de um importante exemplo para que outras instituições abracem o desafio e  promovam a equidade racial no Brasil”, analisa.

“O Google continuará a apoiar a luta por justiça racial. Acreditamos em um sistema de justiça baseado na equidade para todos, orientado por dados e apoiado por soluções baseadas na comunidade. Temos orgulho de apoiar as organizações que estão enfrentando esse desafio complexo”, diz Justin Steele, diretor de Google.org nas Américas.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA