Perguntas & Respostas – Chamada para Artigos sobre filantropia para promoção da equidade racial no Brasil no contexto pós-pandemia da Covid-19

1 – Como faço para me inscrever?

Basta preencher o formulário que se encontra aqui.

2 – Quem pode se inscrever?

A chamada é aberta a especialistas, mestres e doutores com produção acadêmica concernente às áreas priorizadas pelo Fundo Baobá para os seus investimentos programáticos: educação; população quilombola; juventude negra; racismo religioso; saúde da população negra; masculinidades negras; violência de gênero contra mulheres negras; violência de gênero contra lésbicas, gays, travestis, transsexuais, queers, intersex negrxs; racismo ambiental; violência racial;  população negra, ciência e tecnologia; população negra e desenvolvimento econômico; população negra, comunicação, arte  e memória.

3 – A inscrição precisa ser individual?

Sim, a inscrição é individual, ainda que o artigo seja assinado por mais de uma pessoa. Preferencialmente, a inscrição deve ser feita pelo(a) autor(a) principal. 

4 – Eu ainda não tenho mestrado, mas me especializei em um dos assuntos acima, que foi tema do meu TCC. Posso participar?

Sim, o edital é aberto a especialistas também.

5 – Eu ainda estou fazendo mestrado / doutorado.  Posso participar?

Se o tema de sua tese estiver alinhado a algum dos assuntos sobre os quais este chamado está aberto, sua participação é possível. Porém, é importante deixar claro essa especialização na ficha de inscrição.  

6 – Qual o tamanho do artigo?
Os artigos selecionados devem ter até 20 (vinte) páginas incluindo resumo, referências bibliográficas e anexos (gráficos, tabelas, figuras).  É importante que o artigo seja apresentado com a contagem descrita no formulário de inscrição, para cada uma das seções.

7 – Eu preciso enviar a versão em inglês do artigo também?

Não, a tradução será da responsabilidade do Fundo Baobá.

8 – Até quando posso me inscrever?
Até dia 12 de outubro de 2020, às 23h59.

8 – Quais os critérios de seleção dos artigos?

i)      Estrutura e conteúdo; 

ii)     Contextualização da situação‐problema, bem como a coerência entre os objetivos, a justificativa e a relevância social, além das hipóteses, se for o caso;

iii)    Metodologia do trabalho, verificando se está coerente e adequada com o que foi pretendido no edital e no estudo, e se está com o devido detalhamento para ser reproduzida;

iv)    Resultados adequadamente descritos e de acordo com o que foi coletado e informado na metodologia; 

v)     Uso de gráficos e tabelas facilita ver se há redundância de informações sobre os achados do estudo;

vi)   Discussão coerente e atual e em diálogo com os objetivos propostos e os resultados obtidos;

vii)  Conclusões ou recomendações relevantes para o campo da filantropia por equidade racial e justiça social.  

9 – Quem avaliará meu artigo?
Um grupo de especialistas ad hoc irá analisar todos os artigos e  preparar um parecer consubstanciado. Esse Grupo de Pareceristas será composto por pesquisadores com experiência comprovada na área e que tenham título de doutor por, no mínimo, cinco anos.

10 – No formulário de preenchimento, como eu faço pra saber se eu não ultrapassei o limite de caracteres solicitado?

Pedimos, por gentileza para, fazer um rascunho em word e efetuar todas as edições necessárias nele próprio, incluindo contagem de caracteres. Deixando pra colocar no formulário somente a versão final do texto. 

11 – Os avaliadores poderão pedir ajustes  no meu artigo?

Sim. Nesse caso, serão concedidos 30 dias para os ajustes solicitados.

12 – Como será o apoio do Fundo Baobá ao artigo? 

Os artigos selecionados receberão apoio financeiro de R$ 2,5 mil.

13 – Quando será a data da divulgação da seleção final?

A lista final dos artigos selecionados  será divulgada no site do Fundo Baobá até Baobá até o dia 22 de fevereiro de 2021.

14 – Após terminar o preenchimento eu não recebo um e-mail de confirmação. Como vou saber que meu projeto foi enviado? 

Quando todas as perguntas do formulário são respondidas, deve-se apertar o botão concluído. Neste momento aparece na tela uma mensagem de agradecimento pelo interesse. Ela então deve apertar concluído novamente para que o formulário entre no sistema.

15  – Como fico sabendo se fui selecionado?

A lista final dos artigos selecionados será divulgada no site do Fundo Baobá, que também entrará em contato por e-mail, porém ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE com as pessoas selecionadas. Por isso, é muito importante checar também a caixa de spam do e-mail.

16 – Mas se eu ainda tiver dúvidas, como faço? 

Envie e-mail para duvidaseditais@baoba.org.br

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA