Por Eliane de Santos

Diante da novidade catastrófica – a pandemia de Sars-CoV-2 anunciada em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde – uma reação natural foi recolher-se num gesto de autopreservação e até mesmo de respeito para com a parcela da população que deveria seguir com as suas jornadas de serviços essenciais: jornalistas; profissionais da saúde, da segurança pública; comerciantes e comerciários do setor de alimentos e remédios, por exemplo.

Mas, em pleno isolamento domiciliar, um grupo de brasileiros não conseguiu acompanhar o mundo apenas pela janela de casa ou pela televisão. Eram profissionais de diversas áreas que desejavam encarar o inimigo invisível, e imprevisível, para apoiar famílias – de norte a sul do país – que desde sempre estiveram à margem da sociedade e, portanto, se encontravam mais vulneráveis do que nunca.

Se havia alguma dúvida sobre como e por onde começar esse apoio, ela acabou quando o Fundo Baobá para Equidade Racial anunciou o Edital para a Primeira Infância no Contexto da Covid-19, com doações emergenciais de R$ 5 mil para projetos que deveriam ser executados, preferencialmente, de forma remota e ressaltando os protocolos sanitários, a fim de não contribuir com a propagação do novo coronavírus nas comunidades assistidas. Um desafio lançado em parceria com a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, Porticus América Latina e Imaginable Futures.

A iniciativa mostrou-se um grande feito de transformação social, levando mais do que alimentos e itens de higiene ou limpeza para as famílias que tinham em seu núcleo crianças de 0 a 6 anos, ou seja, na fase mais de delicada e importante da formação do ser humano.

As propostas apresentadas e avaliadas por uma assessoria técnica ofereceram também o resgate da cidadania; amor, cuidado, acolhimento psicológico, bem-estar e informação, enquanto o que mais pairava no ar eram ameaças e dúvidas. Uma prova de que o Brasil é gigante: em extensão, sim, mas também em coragem e solidariedade.

Agora eu te convido a conhecer e, por que não, se inspirar com algumas dessas histórias.

 

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA