Por Ingrid Ferreira

O mês de janeiro foi marcado pelo grande número de matérias sobre o edital gastronômico Negros, Negócios e Alimentação, exclusivo para a região metropolitana de Recife.

O edital foi lançado pelo Fundo Baobá para Equidade Racial em parceria com a General Mills no dia 18 de novembro de 2021. Tem como intuito beneficiar  empreendedores e empreendedoras selecionados com um aporte financeiro de R$ 30.000 (trinta mil reais), além de assessoria e suporte técnico na realização de seus projetos.

Veículos de comunicação como o Farofa Magazine, Revista Menu, UOL e Tudo do Bem publicaram matérias dando destaque ao aporte financeiro de R$ 30.000, que os donatários receberão ao longo do processo de conclusão de seus projetos. 

Enquanto isso,  Diário de Pernambuco,  Revista Raça, portal Terra, Notícia Preta, Trace, Alma Preta, Folha de Pernambuco, Geledés, Giro MT Notícias, Segs, Observatório 3º Setor, Rede Filantropia, Ceert, o Twitter da Agência Retruco e o site Reflexões do dia falaram sobre  a prorrogação do prazo de inscrição para o BNegros, Negócios e Alimentação, que ocorreu em janeiro. A prorrogação do prazo de inscrição deu possibilidade para que mais empreendedores do ramo da gastronomia participassem do edital.

Nos últimos dias do período de inscrição, houve uma mobilização da equipe interna do Fundo Baobá, que saiu de São Paulo com destino a Recife (respeitando todas as normas sanitárias vigentes), para conversar com os interessados em inscrever-se no edital. A equipe do Baobá apoiou e passou todas as informações. O  Twitter de Eduarda Nunes teve postagem sobre isso.

Além disso, uma das principais regras do edital também foi alterada ao final do processo. Anteriormente era obrigatório possuir CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ativo desde 2019. Com a nova regra, as pessoas interessadas não mais precisariam ter o cadastro. Isso ampliou a possiblidade de participação de um grupo maior de pessoas, e o Blog Edgard Homem noticiou a informação, além do programa Notícia da Hora, da TV Pernambuco, retransmitido no Youtube, que contou com a fala da Diretora de Programa do Fundo Baobá, Fernanda Lopes, que deu entrevista também para Rádio Cidade em dia, falando como Empreendedorismo Negro se torna alavanca para a equidade racial.

Coletiva Negras que movem – Portal Geledés

Na coluna Coletiva Negras que Movem,  do Portal Geledés em parceria com o Fundo Baobá, duas matérias ganharam a mídia, sendo a 1ª “Em 2022, apoiem escritores negros… Mas apoiem de verdade!” falando sobre a importância de dar visibilidade para o trabalho de escritores negros e negras, mulheres e profissionais independentes.

Na 2ª matéria com o título “Rendendo o assunto sobre: Como ser “arrimo” de família sem se comprometer financeiramente?”, o texto trata de como apoiar as pessoas a não se anularem nesse processo, cuidando dos seus e de si, aprendendo assim a respeitar-se.

Apoiadas (os) do Fundo Baobá

Nos apoiados do Fundo Baobá encontra-se a matéria “O Rio Grande do Sul também é terra de negros”, escrita por Jorge Maia, apoiado pelo Fundo Baobá em 2018. A matéria enviada ao Portal Geledés aborda desconstrução de que o Sul é exclusivamente povoado por brancos. Fala da população negra e de sua importância cultural na região.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA