General Mills é parceira do Baobá no edital Negros, Negócios e Alimentação

Região Metropolitana de Recife teve negócios na área de alimentação muito impactados. Edital surge para apoiar esses empreendedores e empreendedoras

Por Ingrid Ferreira 

A pandemia da Covid-19 trouxe muito mais do que uma crise sanitária, em 2020.   Na esteira dela, foi instalada uma crise financeira que abalou fortemente a população brasileira. Nano e pequenos(as)  empreendedores(as), em especial, presenciaram a forte queda em seus negócios e, nos piores casos, algumas e alguns enfrentaram a falência o que desestabilizou, além de suas famílias, as de seus colaboradores e colaboradoras.  Muito da cadeia econômica trabalha, neste momento, em busca da recuperação. 

Desde o início do período pandêmico, o Fundo Baobá para Equidade Racial  realizou cinco editais emergenciais visando  proporcionar um caminho de fortalecimento comunitário, reequilíbrio e reestruturação econômica. 

Em novembro, foi lançado o Edital Negros, Negócios e Alimentação, exclusivo para negócios localizados em Recife e em sua região metropolitana, do setor alimentação. As inscrições serão até 15 de dezembro. A instituição parceira do Fundo Baobá nesse edital é a General Mills, empresa do segmento alimentício. 

Em entrevista para o Fundo Baobá, a gerente sênior de Relações Externas da General Mills no Brasil, Patrícia Zebele, afirma que o edital foi  planejado considerando que o ramo alimentício está entre as dez áreas de maior presença no mercado entre as pessoas negras que empreendem. “Porém, com a crise econômica agravada pela pandemia da Covid-19, muitos pontos de venda fixos foram impactados negativamente, em especial, negócios cujos donos eram mulheres.”

Patrícia Zebele, Gerente sênior de Relações Externas da General Mills no Brasil

A General Mills tem representações nos cinco continentes, com presença em mais de 100 países, sendo responsável pelas marcas Yoki, Kitano,  Häagen-Dazs e Mais Vita. Patrícia Zebele explica que desde novembro do ano passado, a General Mills assumiu publicamente o compromisso de ser um instrumento importante de mudança, reforçando um quarto pilar em suas prioridades sociais: “Avançar e promover iniciativas para equidade racial e, por meio de ações afirmativas, criar oportunidades para o surgimento de lideranças negras e mais geração de renda e empregos”.

Além disso, Patrícia conta que o projeto no Brasil é pioneiro: “Nos Estados Unidos, assumimos o compromisso de dobrar o número de negros ocupando cargos de gerência; os gastos com fornecedores negros ou que façam parte de minorias, além de aumentar em 25% a representatividade de minorias internamente”. 

O Edital Negros, Negócios e Alimentação é pioneiro, mas já apresenta ótimos sinais. Ele tem como intuito financiar doze empreendimentos que contarão com o apoio financeiro de R$ 30 mil, além de assessoria e suporte técnico. Os empreendimentos selecionados terão o prazo de nove meses para realizar as ações propostas.

Ainda no campo de atividades para promoção da equidade racial, a gerente sênior de Relações Externas da General Mills afirmou que a empresa está em processo de conscientização e promoveu durante o mês de novembro, dedicado à Consciência Negra, uma série de eventos internos, que tem o intuito de educar, sensibilizar e gerar reflexões sobre o combate ao racismo no ambiente de trabalho e em situações diversas do dia a dia.

Patrícia também fala a respeito da parceria com o Fundo Baobá. “Acreditamos que ter parceiros que tenham conhecimento legítimo da causa, como é o caso do Fundo Baobá para Equidade Racial, primeiro e único fundo dedicado exclusivamente à promoção da equidade racial para a população negra no Brasil, é fundamental e faz toda a diferença, desde o desenho do projeto até a execução. Com essa parceria, temos certeza de que estamos sendo orientados para atingir os resultados esperados para o enfrentamento ao racismo e promoção da justiça social que o nosso país tanto precisa.” 

Para Patrícia Zebele,  o Edital Negros, Negócios e Alimentação é um projeto que atende todas as expectativas da General Mills, levando em consideração as suas atuais propostas de impacto social, e mesmo ele sendo realizado exclusivamente na Região Metropolitana de Recife, a expectativa é,  futuramente,  expandir o programa para outras localidades do Brasil. 

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