Perguntas e Respostas – Edital primeira infância

1 – Como faço para me inscrever?

Basta preencher o formulário que se encontra aqui.

2 – Eu não tenho as redes sociais descritas no formulário (Facebook, Instagram e LinkedIn), posso me inscrever mesmo assim?

Redes sociais e demais informações que não estiverem assinaladas com asterisco (*) não são obrigatórias. Você pode enviar o formulário sem elas.

3 – O que é essa doação para primeira infância?

Considera-se doação para primeira infância no contexto da COVID19 aquela destinada à formulação e implementação de ações voltadas aos adultos responsáveis por cuidar, estimular, interagir, impor limites, fortalecer a autonomia e preparar a criança de 0 a 6 anos para os desafios e oportunidades da vida presente e adulta.  

4 – Podem participar projetos que não sejam totalmente focados em crianças, mas em famílias com necessidades?

São seis as ações de apoio para as quais o auxílio é destinado e todas elas envolvem crianças:
1. Ações de apoio às famílias em contexto de vulnerabilidade socioeconômica no que toca ao cuidado integral de crianças de até 6 (seis) anos
2. Ações voltadas para homens responsáveis ou corresponsáveis pelo cuidado integral de crianças de até 6 (seis) anos.
3. Ações voltadas para o suporte biopsicossocial de mulheres ou adolescentes grávidas ou no pós parto, em contexto de vulnerabilidade socioeconômica.
4. Ações voltadas para adultos responsáveis por cuidar, estimular, interagir, impor limites, fortalecer a autonomia e preparar a criança para os desafios e oportunidades da vida presente e adulta.
5. Ações voltadas para prevenção à violência intrafamiliar e doméstica contra mulheres, idosos, crianças e adolescentes de famílias que tenham em seu núcleo crianças de até 6 (seis) anos e gestantes.
6. Ações de assistência à mulheres, idosos e crianças vítimas de violência intrafamiliar e doméstica de famílias que tenham em seu núcleo crianças de até 6 (seis) anos e gestantes.

5 – Não tenho nenhuma formação na área da saúde, mas posso me inscrever no edital mesmo assim?

O edital é exclusivo para pessoas que tenham formação e experiência profissional comprovada na área da saúde, educação ou assistência social. 

6 – Não sou negro(a), posso me inscrever no edital mesmo assim?

O edital vai priorizar pessoas que se autodeclarem negros (as), indígenas, migrantes ou refugiados (as). 

7 – Eu não tenho registro em carteira que comprova a minha experiência profissional. O que faço? 

Consideramos comprovantes de experiência profissional: Currículo detalhado; Carta de recomendação assinada, com descrição de seus habilidades, com o nome completo, e-mail e telefone da pessoa que assina; Contrato de trabalho; Declaração da instituição empregadora com descrição de seus habilidades e atribuições,  também com nome completo, e-mail e telefone da pessoa que assina.

8 – Tenho medo de me comprometer com resultados esperados porque tudo é muito incerto.  Serei cobrado por eles?

O ideal é que você proponha ações cujos resultados são mais viáveis de serem alcançados. 

9 – O que acontece se não conseguirmos cumprir o prazo de 90 dias para envio do relatório, uma vez que estaremos envolvidos com a execução das ações?

O relatório será algo simples. As orientações sobre o seu preenchimento serão disponibilizadas pelo Fundo Baobá. Caso a prestação de contas não seja feita, no prazo de 90 dias, a pessoa não poderá receber apoio do Fundo Baobá por 5 anos.   

10 – Não consigo fazer o upload dos meus documentos. Como devo fazer?

O documento pode estar em formato PDF, JPG ou JPEG. Caso tenha mais de um documento a anexar, junte todos em um único arquivo e envie, não podendo ultrapassar mais que 16 MB.

11 – Não consigo juntar todos os documentos em um único PDF, como o formulário. Como faço?

Você pode fotografar os documentos e transformar as fotos em PDF, juntando tudo em um único documento. Com alguns aplicativos como o CamScanner, disponível para Android e iOS, é possível fazer isso. Neste link, você encontra um tutorial no YouTube e uma matéria sobre o app.

12 – Eu fui contemplado em outro edital do Fundo Baobá para apoio emergencial no contexto da pandemia de COVID19, posso me candidatar novamente?

Um(a) mesmo(a) donatário(a) NÃO será contemplado por mais de uma doação emergencial no período de 12 meses. 

13 – Após terminar o preenchimento eu não recebo um e-mail de confirmação. Como vou saber que meu projeto foi enviado? 

Quando todas as perguntas do formulário são respondidas, deve-se apertar o botão concluído. Neste momento aparece na tela uma mensagem de agradecimento pelo interesse. Ela então deve apertar concluído novamente para que o formulário entre no sistema.

14 – Após enviar o formulário de requerimento eu não fico com uma cópia da proposta. Como resolver este problema? 

Todas as pessoas selecionadas irão receber uma cópia em pdf do projeto enviado.

15 – Vocês dizem que procurarão os selecionados. E os que não forem selecionados? Como fico sabendo que meu pedido não foi aceito?

Neste momento de emergência, não conseguiremos entrar em contato com todos. Vamos procurar apenas aqueles que forem selecionados. Publicaremos a lista de quem foi selecionado em nosso site, com divulgação em nossas redes sociais.  Basta nos seguir: 

Instagram: @FundoBaoba
Facebook:​ ​https://m.facebook.com/fundobaoba
Twitter:​ @fundobaoba

16 – Posso inscrever mais de um projeto?

Para cada pessoa que se inscrever, será avaliada apenas uma proposta. 

17 – Nao tenho conta corrente, só conta poupança: posso usar essa?

Sim.

18 – A proposta inicial pode sofrer alteração durante a execução, desde que seja mantido o valor original ou terei problemas com a prestação de contas? 

Pode ser ajustada, mas o ideal é não se afastar da ideia original. 

19 –  Pode ter mais de um proponente da mesma comunidade/região?

Sim.

20 – Mas se eu ainda tiver dúvidas, como faço?

Envie e-mail para duvidaseditais@baoba.org.br.