#TBlack 2020 – Os principais acontecimentos da população negra no Brasil e no Mundo

2020: o ano que ficou marcado pela maior pandemia mundial dos últimos anos, também será lembrado pela luta por justiça e equidade racial. O caso George Floyd nos Estados Unidos inflamou uma série de protestos ao redor do mundo, inclusive no Brasil, com os brados de Vidas Negras Importam. A violência contra corpos negros também se fez presente em nosso país ao longo do ano passado, sendo inclusive maior do que nos Estados Unidos. Um relatório produzido pela Rede de Observatórios da Segurança, e apresentado em 2020 mostra que os negros representam 75% dos mortos pela polícia.

Seguindo o conceito do #TBT das redes sociais, de relembrar algum acontecimento importante, em união com a palavra Black, evocada com afinco pelo movimento negro, ao redor do mundo, relembramos nessa matéria, os fatos mais impactantes para a comunidade negra no ano de 2020.

Marielle sempre Presente

No dia 14 de março, completou-se dois anos da morte da vereadora Marielle Franco. Em 2019, o Fundo Baobá para Equidade Racial lançou o edital “Programa de Aceleração e Desenvolvimento de Lideranças Femininas Negras: Marielle Franco”, em parceria com a Fundação Kellogg, Instituto Ibirapitanga, Fundação Ford e Open Society Foundations. A premissa do programa é fomentar e incentivar a participação feminina negra em espaços de tomadas de decisão. Em virtude dos dois anos sem Marielle, a diretora de programa do Fundo Baobá, participou do programa Bom Para Todos da TVT, falando sobre o projeto e também de como a comunidade negra poderia se reorganizar e atuar para fortalecer a liderança de mulheres negras de todo o país na luta por equidade racial.. A diretora-executiva Selma Moreira escreveu para o jornal O Globo, o artigo Precisamos Proteger Todas as Marielles, e as apoiadas do edital individual do Programa de Aceleração escreveram uma carta aberta pedindo providências para a solução do assassinato de Marielle Franco.

A pandemia tem cor

No dia 11 de março, a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou a pandemia do novo Coronavírus e, a partir do dia 14, os estados brasileiros começaram a decretar isolamento social. Em maio, um estudo do NOIS (Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde) da PUC-RJ, revelou que as pessoas negras em condições vulneráveis, estavam mais expostas ao vírus do que uma pessoa não negra. Naquele momento, dos  8.963 pacientes negros internados, 54,8% morreram nos hospitais. Entre os 9.988 brancos, a taxa de letalidade foi de 37,9%. Em São Paulo, um estudo da Rede Nossa São Paulo, também apontou os negros como sendo os mais atingidos pela pandemia. Os três bairros com o maior número de mortes por covid-19 em São Paulo – Capão Redondo, Jardim Ângela e Grajaú – estavam também entre os oito distritos com maior proporção de população preta e parda na cidade.

Foi antevendo esse contexto que, em 05 de abril, o Fundo Baobá para Equidade Racial lançou o edital Doações Emergenciais, voltado para pessoas e organizações que estavam na linha de frente auxiliando populações vulneráveis.

“Não, eles não estão”

A política de extermínio de jovens negros e periféricos, seguiu atuante no país em 2020. No dia 18 de maio, em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, João Pedro Matos, 14 anos, foi morto dentro de sua casa e levado pelo helicóptero da polícia, deixando os seus pais em profundo desespero. Dois dias depois, foi a vez de João Victor Rocha, 18 anos, ser baleado durante um tiroteio, no momento em que estava próximo a uma ação solidária de entrega de cestas básicas na Cidade de Deus (RJ). Na ocasião chamamos a atenção para os dois casos , relembramos os dois casos em nossas redes sociais.

Na edição de maio do nosso boletim mensal, a jornalista Maíra de Deus Brito, e também autora do livro, “Não. Ele não está”, que denuncia a mortalidade da juventude negra no Brasil, abordou o tema em uma entrevista ao lado do doutor em direito e sociedade, conflito e movimentos sociais, Felipe Freitas, que também é membro do Conselho Deliberativo do Baobá. Confira as entrevistas aqui

Investimentos em iniciativas que contribuam para promover a dignidade e a justiça, reduzir a violência contra jovens e população negra em geral, apoiar as famílias vitimadas, são prioridades para o Fundo Baobá.

Vidas Negras Importam

No dia 25 de maio morria o homem, mas nascia mais um  símbolo da luta antirracista no ano de 2020. O norte americano George Floyd foi assassinado após uma abordagem policial em Mineápolis, e a sua morte gerou uma série de protestos ao redor do mundo, inclusive no Brasil, como o ocorrido no Largo da Batata (SP) no dia 7 de junho.

Veículos de imprensa aproveitaram a oportunidade para traçar um paralelo com a morte de George Floyd e a importância do enfrentamento ao racismo e da promoção da equidade racial, sendo assim, a diretora-executiva Selma Moreira foi convidada para falar sobre o tema em entrevistas para a Capital Aberto e para o Portal UOL.

Wakanda Forever 

O mundo se despediu precocemente do ator norte americano Chadwick Boseman, aos 43 anos de idade, no dia 28 de agosto. Intérprete no cinema do Pantera Negra, herói das histórias em quadrinhos, encarnando o  rei de Wakanda, uma nação tecnológica fictícia, localizada no continente africano, Chadwick Boseman fez história mostrando a importância da representatividade negra no cinema.

O filme teve uma das maiores arrecadações da história, ocupando a 12ª posição das 100 maiores bilheterias mundiais, com um total de US$1.349 bilhão. A morte do ator foi lembrada em nossas redes sociais.

Beto Freitas, Presente

Na véspera do dia 20 de novembro, o Dia da Consciência Negra, João Alberto Silveira Freitas, foi assassinado por seguranças da Rede Carrefour na cidade de Porto Alegre. O ato covarde e impetrado por um viés racista explícito, foi repudiado com veemência  por inúmeros coletivos e movimentos sociais, algumas autoridades, artistas e outras pessoas defensoras dos direitos para todos os humanos,  fosse nas redes sociais ou nas ruas, em  diversas passeatas e protestos foram realizados ao longo dos dias, por todo país, ressaltando que Vidas Negras Importam.

Diante do fato, o Fundo Baobá se manifestou com uma nota oficial, divulgada para imprensa e também em suas redes sociais e publicada na íntegra no site oficial. No dia 24, o presidente do conselho deliberativo da organização, Giovanni Harvey, também deu uma declaração sobre o tema para o Jornal Folha de São Paulo.

110 Anos da Revolta da Chibata

No dia 22 de novembro celebramos os 110 da Revolta da Chibata, o grande acontecimento histórico que passa completamente despercebido em nosso país, mas que celebra a luta e resistência do povo negro. No dia 22 de novembro de 1910 o marinheiro João Cândido liderou uma revolta dentro do navio Minas Gerais, em protesto pelo castigo que o seu amigo, e também marinheiro Marcelino Rodrigues de Menezes foi condenado: 250 chibatadas, uma quantidade que o levaria à morte. Com 2 mil marinheiros comandando os principais navios de guerra da esquadra e com os canhões apontados para o Rio de Janeiro, a capital do país, eles exigiam o fim dos castigos corporais na Marinha.

O acontecimento foi celebrado em nossas redes sociais.

2020 foi um ano desafiador e que lamentamos e sofremos pelas mortes dos nossos semelhantes, seja pela pandemia do novo coronavírus, como pela operação do racismo institucional. Como sempre, a dor virou luta e incentivo para a promoção da equidade racial como o principal meio para alcançar a justiça social. A movimentação do setor filantrópico mundial e nacional em torno do tema equidade racial após esses trágicos acontecimentos, trouxe um olhar mais atento para esse campo de atuação, justamente o lugar onde o Fundo Baobá opera e continuará operando.

QUER IMPULSIONAR A CULTURA DE DOAÇÃO?

Doe para o Fundo Baobá para Equidade Racial
Junte-se a nós.
DOE AGORA